Embaixadora da República Tcheca visita Unifor para discutir novas oportunidades de parceria

qua, 6 agosto 2025 18:16

Embaixadora da República Tcheca visita Unifor para discutir novas oportunidades de parceria

Encontro teve como foco debater possibilidades de colaboração em áreas como agricultura, ciências da vida, meio ambiente e saúde


A parceria entre a Unifor e a República Tcheca teve início em 2023 após primeira visita da embaixadora à Universidade (Foto: Ares Soares)
A parceria entre a Unifor e a República Tcheca teve início em 2023 após primeira visita da embaixadora à Universidade (Foto: Ares Soares)

A Universidade de Fortaleza - instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz - recebeu pela segunda vez a visita da embaixadora da República Tcheca em Brasília, Pavla Havrlíková. O encontro, que ocorreu na última segunda-feira (5) na Reitoria da Unifor, teve como foco debater novas oportunidades de colaboração entre as instituições.

A embaixadora veio acompanhada do conselheiro da embaixada da República Tcheca em Brasília, Filip Vavrínek, do cônsul honorário da República Tcheca em Fortaleza, Ricardo Viana, e de José Peucelle, representante comercial da Vasculartech, companhia fornecedora de equipamentos médicos comandada pelo empresário tcheco, Martin Lostak.

A comitiva foi recebida pelo Reitor Randal Martins Pompeu, pelo Vice-Reitor de Pesquisa, Milton Sousa, e pela Vice-Reitora de Ensino, Maria Clara Bugarim. Participaram do encontro também: diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Lia Brasil; coordenadora do Núcleo de Biologia Experimental (Nubex), Ana Cristina Moreira; os supervisores discente e docente do Núcleo de Estratégias Internacionais (NEI), Lina Sena e Marcelo Ponte; a coordenadora do curso de Medicina, Rejane Brasil, e o professor do curso, Lourrany Borges; a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Camila Bandeira, e o professor do curso André Almeida; e o professor do curso de Fisioterapia, Guilherme Pinheiro.

Durante o encontro, foi realizado um balanço das atuais colaborações entre as instituições, incluindo a Missão Praga, que oportuniza aos alunos de graduação e pós-graduação da Unifor uma imersão no design arquitetônico e urbanístico na capital tcheca. A primeira edição foi realizada em outubro de 2024 e a segunda acontecerá em novembro deste ano.

> Clique aqui e participe da segunda edição da Missão Praga

A visita teve como objetivo também apresentar novas possibilidades de parceria como colaborações em projetos de pesquisa. “Iniciamos a relação com a Unifor na área da arquitetura e hoje estamos aqui de novo para ver possibilidades de parceria em outras frentes, sobretudo nas áreas da agricultura, de ciências da vida, meio ambiente e também da saúde”, ressaltou a embaixadora.


“O papel da Embaixada tem muitas frentes, sobretudo nós desenvolvemos as relações políticas entre os dois países, mas não apenas isso, também apoiamos as relações econômicas, apoiamos as empresas tchecas para se estabelecer aqui ou desenvolver ações com o país, mas naturalmente a parte cultural e a colaboração acadêmica tem um papel também fundamental em nossas relações, e é exatamente o que estamos desenvolvendo aqui no Ceará” - Pavla Havrlíková, embaixadora da República Tcheca em Brasília

O encontro debateu especialmente as múltiplas possibilidades de parceria na área da saúde, segmento no qual a Unifor investe muito em pesquisa. “A Universidade tem pesquisa em praticamente todas as áreas do conhecimento, mas a saúde é uma área central para a gente. Essa cooperação internacional é importante porque a gente traz tecnologias de fora e exporta as nossas metodologias e tecnologias”, afirmou Milton Sousa na ocasião.

O Vice-Reitor destacou ainda que essas parcerias na área da pesquisa em saúde são essenciais porque neste segmento as populações de cada região apresentam diferenças relevantes que interferem nos estudos, fazendo com que as pesquisas possam ter resultados diferentes a depender do público avaliado. 

“É muito importante desenvolver pesquisas na área da saúde em diferentes regiões, em diferentes áreas e com diferentes públicos. Então, essa cooperação internacional também ajuda nisso e faz com que a gente tenha um desempenho muito melhor nos nossos resultados e faça descobertas científicas muito mais robustas”, sublinhou Milton.


A comitiva da República Tcheca foi recebida pela gestão superior e docentes ligados à pesquisa e a área da saúde (Foto: Ares Soares)

Uma das oportunidades de parceria apresentadas foi trazida pelo representante comercial Vasculartech. José Peucelle apresentou um equipamento desenvolvido pela empresa tcheca, o VLab, que consiste em um exame de triagem vascular para identificar se o paciente tem doenças vasculares. 

“Hoje o exame de entrada da saúde vascular é o doppler, mas ele, na verdade, já identifica o grau de comprometimento da doença do paciente. O Vlab é um exame mais precoce. Ele utiliza duas abraçadeiras de Pni no tornozelo do paciente e, em cerca de 5 minutos, ele avalia se o paciente tem refluxo venoso ou alguma doença arterial”, explicou o representante comercial.

Peucelle reforçou que o desenvolvimento da tecnologia foi criado há mais ou menos 16 anos na República Tcheca com o intuito principal de evitar amputações, sobretudo para pacientes com diabetes. Aqui no Brasil, esse equipamento é o único que tem o registro da Anvisa para fazer exame vascular desse tipo, que utiliza o método de pletismografia. “Nosso projeto então é focado na atenção primária e estamos buscando universidades para desenvolver projetos de pesquisa com esse equipamento”, frisou.