Projeto de extensão da Unifor aproxima estudantes da realidade social por meio de ações solidárias

ter, 3 junho 2025 17:08

Projeto de extensão da Unifor aproxima estudantes da realidade social por meio de ações solidárias

Iniciativa faz parte do Programa CCT+ e incentiva o protagonismo estudantil em comunidades em situação de vulnerabilidade social


Ação envolveu oficinas, atividades lúdicas e arrecadação de doações para as famílias assistidas (Foto: Arquivo pessoal)
Ação envolveu oficinas, atividades lúdicas e arrecadação de doações para as famílias assistidas (Foto: Arquivo pessoal)

Com foco no desenvolvimento da empatia, da responsabilidade social e do protagonismo estudantil, alunos do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, realizaram uma atividade extensionista junto à Associação Parque do Cocó. A ação integra o Projeto Destinar, parte do Programa CCT+, voltado à promoção de iniciativas para comunidades em situação de vulnerabilidade social.

A proposta da atividade busca estimular, entre os universitários, uma mudança de postura e consciência social a partir do contato direto com diferentes realidades. Nesta edição, as atividades foram direcionadas a dois públicos distintos de crianças atendidas pela associação.

“O Projeto Destinar foi pensado para contribuir para a promoção da cidadania, empatia diante da diversidade e mudanças de pensamentos e atitudes por meio de ações de protagonismo estudantil tendo como alvo beneficente instituições sociais beneficentes. As ações de extensão são excelentes oportunidades de ressignificar o papel do profissional em formação”, ressalta a professora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Nathalie Guerra.

Sobre o projeto

No primeiro semestre de 2025, cinco alunos participaram da ação, integrando o grupo de formandos que realizaram as atividades extensionistas I e II. Essas atividades correspondem a créditos de consignação para os componentes curriculares das disciplinas dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil.

Dessa forma, as atividades foram organizadas em grupos por faixa etária. Para as crianças de 9 a 16 anos, foi realizada uma oficina de primeiros socorros, conduzida com a colaboração do tenente-coronel Deime Johnson Apolonio Braga, também aluno do curso de Engenharia Civil da Unifor. Já para as crianças menores de 9 anos, os estudantes promoveram atividades recreativas, visando uma primeira aproximação e um melhor entendimento do contexto da instituição parceira.


A ação integra o Projeto Destinar, parte do Programa CCT+ (Foto: Arquivo pessoal) 

A atividade também contou com uma campanha de arrecadação de alimentos, produtos de higiene e limpeza, que foram separados em kits e distribuídos às famílias assistidas pela associação. Todo o processo, desde a arrecadação até a entrega, foi conduzido pelos próprios estudantes, organizados em grupos e orientados por docentes do CCT.

O Projeto Destinar propõe uma dinâmica pedagógica baseada em desafios práticos. A cada semestre, uma nova instituição é escolhida como beneficiária, e os alunos se mobilizam para atingir metas de arrecadação definidas em diálogo com a organização social. Os grupos de estudantes têm prazos específicos para reunir itens como fraldas, brinquedos, alimentos ou equipamentos, e o encerramento da ação acontece com a entrega dos materiais arrecadados em um evento final.

“Por meio do projeto, os alunos envolvidos podem desenvolver competências de vida, elementos essenciais na formação de um profissional de qualidade para a sociedade. Com essa ação, é possível que os alunos realizem atividades e desafios que requeiram reflexão profunda sobre os modos de fazer, planejamento, articulação de dados e solução de problemas, com criatividade e inovação”, enfatiza a docente.