Unifor será representada por alunos e professores em competição internacional de julgamento simulado
qua, 14 maio 2025 16:11
Unifor será representada por alunos e professores em competição internacional de julgamento simulado
Iniciativa simula julgamentos da Corte Interamericana de Direitos Humanos e desafia estudantes a debater casos complexos do sistema jurídico internacional

Entre os dias 18 a 23 de maio, a Universidade de Fortaleza — da Fundação Edson Queiroz — vai marcar presença na IAMOOT (Inter-American Human Rights Moot Court Competition), tradicional competição internacional de julgamento simulado. A instituição será representada por uma equipe de professores e alunos do curso de Direito, sendo a primeira participação cearense na história do evento, que chega à sua 30ª edição.
Organizada anualmente pela American University Washington College of Law, nos Estados Unidos, a IAMOOT acontecerá na cidade de Washington, DC. A competição tem como objetivo principal simular o funcionamento da Corte Interamericana de Direitos Humanos, desafiando estudantes de Direito a debaterem casos hipotéticos baseados em temas atuais e complexos do Sistema Interamericano.
Trilíngue, com atividades realizadas em inglês, espanhol e português, o evento exige que cada equipe produza dois memoriais escritos (representando, respectivamente, o Estado e as vítimas), além de sustentações orais perante um painel de especialistas em direitos humanos.
“Representar a Universidade de Fortaleza na edição comemorativa do 30° aniversário da Competição do Sistema Interamericano de Direitos Humanos, em 2025, é uma honra e um privilégio inigualável. Somos a primeira instituição de ensino superior do Ceará a participar do evento”, destaca a professora Brena Bomfim, orientadora da equipe.
Estudantes de Direito vão representar a Unifor na Inter-American Human Rights Moot Court Competition (Foto: Divulgação)
O grupo é formado por quatro alunos: César de Alencar (6° semestre), Sâmia Oliveira (5° semestre), Maria Clara Santiago (3° semestre) e Beatriz Moraes Guerra (5° semestre). A preparação e o acompanhamento do grupo estão a cargo das professoras Brena Bomfim e Daniela Veloso, com apoio do professor Gustavo Raposo, que também atua como orientador, embora não viaje com a equipe.
“Estamos profundamente motivados e honrados em poder representar nossa instituição e o estado do Ceará em uma das competições mais prestigiadas do mundo. Trata-se de um momento de grande orgulho, que certamente contribuirá de forma decisiva para a formação acadêmica e humana dos nossos alunos”, afirma a professora e orientadora Daniela Veloso.
Reconhecida por seu alto nível acadêmico, a IAMOOT é considerada uma oportunidade formativa de excelência para o desenvolvimento de habilidades jurídicas, argumentativas e linguísticas, além de proporcionar uma experiência direta com o Sistema Interamericano de Proteção aos Direitos Humanos.
“Além da oportunidade de imersão nas rotinas dos processos internacionais de direitos humanos, teremos oportunidade de evidenciar o curso de Direito da Universidade de Fortaleza como graduação de excelência na formação profissional na área”, completa Brena Bomfim.