sex, 10 agosto 2018 18:42
Iniciativa mobiliza jovens para retirar resíduos do litoral cearense
A praia é uma das áreas de lazer mais democráticas. Esse limite geográfico entre a terra e o mar exerce um fascínio especial nas pessoas e mescla inúmeras atividades de lazer e esporte, passando pela economia e geração de emprego pelo turismo.
Mas, infelizmente não parece inspirar respeito ou mesmo responsabilidade em grande parte dos que moram, trabalham ou simplesmente frequentam as praias brasileiras. Esgoto e lixo se revezam como mazelas que a população produz e que mais detonam as praias no Brasil e mundo afora.
Mas, assim como há os que desprezam a natureza generosa, existem muitas pessoas preocupadas e dispostas a “arregaçar as mangas” para limpar a sujeira em mutirões. É o caso de Ycaro Belarmino, aluno de graduação da Unifor e criador do projeto Limpa Mar, que nasceu a partir de uma ideia de sua tia cujo objetivo era juntar tampinhas de garrafas pet e doá-las para o abrigo Lar Torres de Melo, que promove campanhas de coletas e, atingindo a meta estabelecida, conseguem trocá-las por cadeiras de rodas para os idosos assistidos pelo local.
A partir daí, Ycaro percebeu o potencial que uma ação em prol da preservação do meio ambiente tem e resolveu mobilizar seus amigos para criar o seu próprio projeto. Para a sua surpresa, foi grande a adesão e, assim, várias pessoas desconhecidas do seu ciclo de amizade manifestaram o interesse em também participar do projeto.
Percorrendo praias de Fortaleza, o grupo empenha-se em realizar a retirada de materiais plásticos, além de lixos orgânicos e vários outros resíduos que prejudicam o bem estar da natureza. Ycaro conta que em apenas uma das ações, o grupo conseguiu coletar mais de 30 quilos de material reciclável.
Hoje, o projeto conta com cerca de 50 integrantes e todo o material coletado é destinado para doações a catadores de materiais recicláveis. Ycaro acredita que, dessa forma, “além de contribuir com a limpeza das praias, também ajuda famílias carentes” que têm os materiais recicláveis como fonte de renda.
Para ele, é muito importante o papel que o projeto desempenha. “É uma coisa bem diferente, todo mundo ajuda um pouco, mesmo que seja somente coletando uma única garrafa. Acredito que toda ajuda é bem-vinda, pois só uma pessoa não consegue fazer esse trabalho tão especial sozinha”, relata.
Ycaro Belmino é um dos alunos que irão participar do projeto “Praia Linda, Praia Limpa”, ação realizada pela Fundação Edson Queiroz que ocorre no próximo dia 11 de agosto. A ação de educação ambiental será realizada nas praias da Barra do Ceará, Iracema, Futuro e Sabiaguaba, com a participação de alunos novatos da Unifor, sob orientação de professores do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária e de técnicos da Prefeitura de Fortaleza. A atividade faz parte da comemoração do Dia do Estudante.
A ação constará de coleta de resíduos sólidos recicláveis, como sacos, garrafas e copos plásticos e latinhas de cervejas e de refrigerantes, além de repasse de informações para a população sobre o descarte correto de materiais reaproveitáveis.