seg, 29 janeiro 2024 11:43
Guia de volta às aulas na Melhor
Enquanto a Universidade de Fortaleza se prepara para receber calouros e veteranos a partir do dia 1º de fevereiro, trazemos para você um guia de como aproveitar o melhor do campus

É tempo de (re)começar. O que você está planejando para esta nova fase? Para alguns, é um momento de olhar com carinho para a farda do colégio, como um ritual para mergulho no novo mundo que se descortina: o ensino superior. Debruçar-se sobre uma nova rotina, traçar planos, desenhar o futuro. Para outros, é tempo de voltar com gana de seguir trilhando carreira e com a solidariedade de acolher e orientar os calouros em sinal de boas vindas.
Na Universidade de Fortaleza, instituição vinculada à Fundação Edson Queiroz, esta recepção aos calouros e veteranos é tão importante que chega um dia antes do início do semestre letivo. No dia 31 de janeiro, uma acolhida geral reunirá centenas de alunos, com direito a sorteio de kit de produtos e voucher de blusas da Loja do Campus.
É um momento para conhecer os setores e serviços disponíveis no campus, além de curtir show, apresentação musical e teatro. Uma ocasião para começar a criar vínculos. Nada melhor para ir se ambientando, certo?
Para aproveitar todo o campus sem se perder
Mas comecemos pelo início. Você certamente já deu uma volta no campus, mas ainda pode ficar um pouco perdido com tantos blocos e agradáveis bosques verdes. Topa uma ajudinha para não deixar passar as tantas formas de aproveitar a Universidade, dentro e fora da sala de aula?
Além de todo o conhecimento curricular, aqui temos serviços de apoio ao aluno, plataforma de orientação de carreira, oportunidades de internacionalização e muito mais. Você sabia que é possível praticar atividade física na Academia Unifor e no Parque Desportivo de alta performance, dar um tapa no visual no salão de beleza e até pagar as contas no banco?
Mas antes, vale aprender um pouco a linguagem da Unifor e encontrar todas as informações que você precisa saber para a jornada acadêmica. Já ouviu falar do Unifor Online? É lá que você vai encontrar tudo o que precisa sobre notas, frequência, financeiro e documentação.
E como compreender os dias e horários das aulas? Usamos letras do alfabeto para dividir os horários das aulas, nos turnos Manhã (M), Tarde (T) e Noite (N). Os dias da semana são classificados em números a partir de seus nomes: segunda-feira é 2; terça, 3; e assim por diante. As aulas acontecem nos horários AB, CD e EF, cada um com cerca de 100 minutos de duração e um intervalo de outros 20 entre eles.
Assim, se você cursa, por exemplo, uma disciplina às segundas e quartas-feiras, no turno da Manhã, com aulas de 7h30 às 9h10, o horário dela apresenta o código M24AB no momento da matrícula.
Confira como funciona o sistema de horários de aula na Unifor (Imagem: Divulgação)
Um mundo de novidades
Estão vindo boas mudanças por aí, então fique atento às novidades de uma universidade que se reinventa e cresce cotidianamente. É o caso, por exemplo, do projeto de sinalética do campus, que entra em uma nova fase com o objetivo de melhorar a acessibilidade e a orientação da comunidade acadêmica em uma Universidade em constante crescimento.
Já foram criados alguns elementos norteadores, como os blocos que passaram a ser identificados como bairros e receberam cores. Mas ainda é preciso facilitar o fluxo dentro deles, especialmente ao contar com edificações com mais pavimentos. Para isso, a Unifor está implantando o padrão de nomenclatura brasileira: salas numeradas com 100 para o primeiro andar, 200 para o segundo e assim por diante. Do lado direito, salas pares, e no esquerdo, ímpares.
O projeto piloto já está sendo implementado no bloco K — e cada placa tem ganhado a cor de seu respectivo “bairro”. A ideia é depois reproduzi-lo para outros blocos: os seguintes serão o M, B e H. O Complexo de Medicina de Veterinária já conta com esse sistema.
“Você vai criando uma referência visual ao aluno. O objetivo é facilitar a orientação”, explica o assessor de Planejamento Físico da Vice-Reitoria de Ensino de Graduação e Pós-Graduação (VRE), Euler Muniz. A iniciativa ainda conta com placas trilíngues e totens que, em breve, trarão mais facilidades para circulação no campus.
“[O projeto da sinalética] é todo um trabalho que está sendo feito no sentido de facilitar a vida dos alunos, criando percursos mais diretos para quem tem alguma dificuldade de locomoção motora e orientando a circulação no campus. É um processo longo, mas que visa facilitar a vida da comunidade acadêmica.” — Euler Muniz, assessor de Planejamento Físico da VRE
Ainda é importante se atentar aos trajetos de chegada. No semestre passado, começaram as obras de um megaprojeto que vai impactar ainda mais a integração da arte e cultura à formação do aluno Unifor: o Complexo Cultural Yolanda e Edson Queiroz.
Isso gerou algumas mudanças no acesso à Universidade. Estão bloqueadas a rua próxima à passarela da avenida Washington Soares e a rua entre o antigo Centro de Convenções e o Centro de Eventos do Ceará. Os alunos que circularem pela passarela da avenida podem entrar no campus pelo portão na frente da Reitoria.
Também estão temporariamente restritos os estacionamentos próximos ao Altar Votivo, Teatro Celina Queiroz e aos blocos H e T, além de 200 metros da rua interna entre o antigo Centro de Convenções de Fortaleza e o Pórtico Norte do campus (por trás do bloco R). Para compensar as vagas bloqueadas, a Unifor liberou o estacionamento da usina solar, que tem 700 vagas com sombra.
Confira as interdições de acessos ao campus, assim como as possibilidades de caminhos (Imagem: Divulgação)
Estuda de noite? Ônibus gratuitos para não perder nenhum minuto de aula!
A Unifor também segue trabalhando para facilitar a chegada e saída dos discentes no campus. O serviço gratuito de ônibus é uma forma de dar uma força para que nenhum aluno, especialmente os que estudam à noite, precise deixar a sala momentos antes do fim da aula para conseguir pegar transporte coletivo e retornar com segurança.
Os ônibus, cuja rota é noturna e funciona de segunda a sexta, partem e retornam aos terminais do Antônio Bezerra, da Parangaba, do Papicu, do Eusébio e da Messejana. Para usar o serviço, basta se identificar como aluno por meio do aplicativo Unifor Mobile.
Ônibus coletivos e gratuitos disponibilizados pela Unifor é opção segura para trajeto na Capital cearense (Foto: Lucas Plutarcho)
Além da frota noturna, a Universidade oferece transporte gratuito de ônibus para o Complexo de Medicina Veterinária, de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde, realizando três circuitos em cada período.
“Temos percebido que esse serviço é muito bem usado e estamos monitorando os horários de maior lotação. O objetivo é apoiar nossos alunos, principalmente na saída, já que muitos saíam mais cedo com medo de perder o horário de partida”, explica o professor Euler.
Apoio máximo na sua trajetória acadêmica: de programas à conectividade
Na Unifor, não faltam espaços para acolher, orientar e apoiar ao máximo o corpo discente durante a trajetória acadêmica. O Programa de Apoio Psicopedagógico (PAP) é um exemplo disso, sempre buscando garantir a acessibilidade plena, seja ela atitudinal, pedagógica, arquitetônica, digital ou nas comunicações. Tudo para tornar a instituição mais acessível a professores, alunos, colaboradores e visitantes.
No prédio da Reitoria, o Programa de Acolhimento, Permanência e Sucesso do Aluno (PAPSA) está aberto aos estudantes com dúvidas ou questões administrativas a resolver. Lá, você poderá conhecer uma Cesta de Serviços que possui mais de 300 opções de ações e serviços voltados para o aprendizado e as melhores experiências em todo o seu percurso acadêmico. Há possibilidades, por exemplo, de aplicar para tentar descontos e bolsas de estudo.
No campus, a Unifor também oferece um serviço de Wi-fi gratuito, que passou por algumas mudanças na conectividade. Mas não se preocupe: um manual abrangente está na mão para te orientar de forma detalhada sobre o acesso à internet.
Planejar e construir o futuro desde o dia 1
Este é o início do ano e de um novo semestre, então é fundamental que o aluno organize sua rotina e, a partir daí, identifique o tempo que dedicará às várias formas de estudar. “Quando o estudante começa o semestre se organizando, ele evita o acúmulo de leituras e exercícios”, lembra a professora Gleiva Rios, membro do Programa de Apoio ao Estudante (PAE) e Supervisora de Estágio do Centro de Comunicação e Gestão (CCG).
A professora diz que planejar a rotina é uma forma de reduzir o estresse, ampliar possibilidades de aproveitamento da universidade e se destacar, acumulando benefícios na trajetória acadêmica e na performance profissional. Quer ajuda com isso? Se liga nas dicas a seguir.
- Mapeie a rotina semanal de vida;
- Identifique todas as atividades que realiza na semana (estudo, estágio, trabalho, atividades físicas, terapia, dentre outras);
- Acesse todos os planos de ensino das disciplinas escolhidas e confira as datas e prazos de entregas dos trabalhos e provas;
- Inclua tudo em sua agenda (física ou virtual);
- Cumpra por duas semanas;
- Analise o que deu certo e o que não deu;
- Atualize a agenda;
- Evite procrastinar.
Você também pode procurar o PAE na sala R-04 para um acompanhamento individual. Lá, receberá ajuda para ter autonomia nos estudos e para criar pontes com outros setores da Universidade — inclusive para buscar bolsas de pesquisa e mergulhar na internacionalização.
“Nosso objetivo é que o aluno possa ter uma jornada mais leve, que ele possa aproveitar bastante este período de desenvolvimento aqui na Universidade, que abre tantas portas não somente para o mundo acadêmico, mas principalmente para que ele possa se colocar no mercado, para que ele seja feliz com a escolha que ele fez.” — Gleiva Rios, membro do Programa de Apoio ao Estudante e professora do CCG
Vai uma mãozinha para desvendar o mercado?
Um lugar estratégico para começar a desvendar o mercado de trabalho que você deseja ingressar está no primeiro andar do Centro de Convivência. É lá que fica a Central de Carreiras e Egressos, que conecta estudantes de graduação e pós-graduação a mais de 4.000 empresas por meio de uma plataforma exclusiva, a Unifor Carreiras. Desde o primeiro semestre é possível ter orientação curricular para conseguir um estágio ou emprego, ou mesmo empreender.
“A Central, por meio da plataforma Unifor Carreiras, publica várias oportunidades de vagas de estágio, trainee e emprego. Além disso, temos diversas opções de eventos que promovem essa preparação, conscientização e aprimoramento de competências para o mundo do trabalho”, explica a professora Carolina Quixadá, gestora da Central de Carreiras.
O setor disponibiliza, por exemplo, oficinas e sessões individuais de como elaborar currículo, como se portar em uma entrevista de trabalho e como elaborar um perfil atraente no LinkedIn. Neste ano, traz duas novidades: um Plantão de Orientação Curricular, que começa dia 23 de fevereiro, e a segunda edição do Curso Trilhas de Carreiras, que visa capacitar alunos para o mercado de trabalho.
“Os serviços da Central podem e devem ser aproveitados por todos os alunos da Unifor – estejam eles no primeiro ou no último semestre”, destaca Carolina. Segundo ela, existem muitas opções de estágio para os alunos ingressantes. Para se ter uma ideia, 216 alunos começaram a estagiar já no início do curso no ano passado.
“Dizemos, no entanto, que logo no início do curso é importante o aluno ir se familiarizando com os tipos de oportunidades ofertadas e participar dos eventos da Central e de tantos outros ofertados pelo seu curso e pela Universidade para enriquecer o currículo”, ressalta.
“Todo semestre há uma renovação de esperanças e de expectativas quanto à inserção no mercado de trabalho por parte dos alunos. São ofertadas muitas oportunidades para aqueles que estão iniciando ou finalizando sua jornada na Unifor – seja na graduação ou na pós-graduação. É importante que o aluno esteja atento e faça uso desse suporte que a instituição oferece.” — Carolina Quixadá, gestora da Central de Carreiras e Egressos
Topa ganhar o mundo?
As portas também estão abertas para quem sonha em ganhar o mundo e internacionalizar os estudos. A Unifor conecta o aluno com mais de 130 universidades parceiras em 30 países para intercâmbio, além de dupla-titulação em países como Colômbia, Portugal e Alemanha.
Se você não pode sair do país, mas quer ter experiência com outros idiomas, invista nas disciplinas em inglês e no Buddy Program, por meio do qual é possível “adotar” um estrangeiro e treinar novos idiomas.
+ Faça disciplinas em inglês e amplie chances de seguir uma carreira internacional
“Na Unifor, temos o compromisso de oferecer uma experiência educacional enriquecedora que ultrapassa fronteiras e prepara os acadêmicos para os desafios e oportunidades do mercado no âmbito local e internacional”, destaca a responsável pelo Núcleo de Estratégias Internacionais (NEI), professora Gina Pompeu.
Ela explica que o NEI conta com os setores de apoio docente e discente, de convênio, de bolsas e estímulo à pesquisa internacional, de intercâmbio, de tradução de documentos e históricos, além de aplicação de testes de proficiência em língua estrangeira. Basta procurar o setor no primeiro andar do prédio da Reitoria ou pelo e-mail nei@unifor.br e telefone 3477-3834 ou 3477-3127.
Gina ressalta que os programas de intercâmbio permitem vivenciar diferentes culturas, aprimorar habilidades linguísticas e expandir suas perspectivas acadêmicas e diante do mercado de trabalho.
“A Unifor abre seus braços para a missão de preparar os docentes e discentes aos desafios de um mundo cada vez mais interconectado. Nesta direção, em 2023, criou o Núcleo de Estratégias Internacionais, composto por um time de excelência, além de ser ponto focal do Education USA, designado pela própria embaixada americana.” — Gina Pompeu, representante do Núcleo de Estratégias Internacionais
Mais serviços? Temos!
Além do tripé ensino, pesquisa e extensão, a Unifor oferece uma ampla estrutura para seguir multiplicando conhecimento dentro e fora da sala de aula. Os diferenciais para turbinar o aprendizado passam não só pelos laboratórios de ponta, mas também pela Biblioteca Central, com serviços diferenciados de pesquisa e uma extensa coleção de obras físicas e digitais, além da Biblioteca Acervos Especiais e da Cordelteca.
No Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI), o aluno encontra tanto um espaço para prática a depender do seu curso como serviços de saúde com estrutura de ponta. Quer se tornar um profissional de excelência na área de Tecnologia da Informação? Conheça as múltiplas possibilidades oferecidas no Parque Tecnológico (TEC Unifor).
Acolhida em todas as áreas
Achou muita coisa para assimilar? Calma que haverá tempo para isso. Aqui você terá uma jornada acadêmica completa. Abra os olhos e curta essa nova fase conhecendo os serviços, palmilhando o campus e aproveitando a rica acolhida preparada em todos os Centros de Ciências para dar as boas-vindas aos calouros e veteranos neste início de semestre.
Na Unifor, as aulas do semestre 2024.1 começam a partir do dia 1º de fevereiro (Foto: Ares Soares)
O Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG), por exemplo, preparou uma acolhida para o dia 21 de fevereiro, nos períodos da manhã (9h30) e noite (19h), no Teatro Celina Queiroz. O apresentador, improvisador e diretor artístico Marcio Ballas vai realizar a palestra “Desbravando fronteiras: a criatividade a partir do improviso”. Os alunos poderão compreender como o improviso pode ser aplicado para o desenvolvimento de soluções criativas.
O Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), por sua vez, fará a acolhida entre os dias 20, 21 e 22 de fevereiro, com direito a cerimônia de boas-vindas, momento de integração com docentes e monitores para levar a compreensão das múltiplas possibilidades na Unifor, além de gincana lúdica.
Os alunos matriculados no Centro de Ciências da Saúde (CCS) também contarão com momentos especiais nos próximos meses, para além da cerimônia de boas vindas e tours nos cursos. Há cerimônias como as do jaleco e do trigo, que dão as boas-vindas e fazem a passagem do aluno para a graduação, contando com a responsabilidade e a ética necessárias ao profissional da saúde.
No Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), a acolhida está marcada para o Teatro Celina Queiroz no dia 19 de fevereiro, no período da manhã (7h30) e da noite (17h20). Será um momento interativo, com informações importantes sobre os cursos, apresentações de alguns projetos do centro e sorteio de brindes. Você não pode perder!