null Unifor começa a implantar sinalização de salas e laboratórios do campus

Ter, 16 Janeiro 2024 11:08

Unifor começa a implantar sinalização de salas e laboratórios do campus

A iniciativa faz parte do processo de execução do Projeto de Sinalética do Campus da Unifor que tem como objetivo facilitar a orientação dentro das edificações

O primeiro espaço a receber as novas placas de identificação é o Bloco K (Foto: Ares Soares)

O Projeto de Sinalética do Campus da Universidade de Fortaleza - instituição da Fundação Edson Queiroz - entra em uma nova fase: a execução das placas dos blocos. O primeiro ambiente a receber a nova sinalização foi o Bloco K, os próximos serão os blocos M, B e H.

Segundo o assessor da Vice-Reitoria de Ensino de Graduação e Pós-Graduação da Unifor, professor Euler Muniz, o processo se inicia pela identificação dos ambientes educacionais e administrativos, contando com a ajuda de professores e alunos vinculados ao  Núcleo de Extensão e Práticas (NEP). “A nova nomenclatura e principalmente numeração tem por objetivo facilitar a orientação dentro das edificações. O nosso campus é bastante uniforme e o primeiro passo, para facilitar a localização para os usuários, foi a cromatização dos blocos, no sentido de criar unidades de ‘bairro’ para nortear os deslocamentos”, afirma.

Conforme o docente, o fato da atual nomenclatura dos blocos ser bastante heterogênea provoca deslocamentos desnecessários, principalmente em processos seletivos e eventos com significativo número de público externo. Em virtude disso, a estratégia foi usar a mesma linguagem utilizada em edificações brasileiras: numerações em 100 para espaços localizados no primeiro andar, 200 no segundo e assim por diante.

Dessa forma, para contemplar todas as informações necessárias para a identificação dos blocos, os ambientes receberão, além dos dois dígitos que os representam no andar, o número do andar e, para o caso de subsolos serão acrescidos ícones direcionais. Os dois primeiros dígitos representam os blocos, os intermediários identificam subsolos ou pavimentos e os últimos campos se referem aos ambientes (números das salas). Todas as placas receberão a cor do “bairro” ao qual pertencem.

O Bloco K fica localizado no bairro roxo e, por isso, as placas de identificação recebem esta cor (Foto: Ares Soares)

“Além disso, tomando por referência o acesso à rampa, as unidades espaciais localizadas à direita, receberão os números pares e a esquerda os ímpares, tendo o cuidado de, a cada pavimento, orientar novamente os usuários para os espaços localizados em cada lado do bloco. Nós já possuímos edificações com subsolo e vamos ter um Complexo Cultural com 19 pavimentos, que serão incorporados à estrutura da Universidade, por isso, é fundamental essa nova estruturação”, detalha Euler.

A identificação completa dos blocos levará um certo tempo, visto que será realizada por blocos e precisa seguir o fluxo do Mapa do Processo que contempla algumas etapas. São elas: levantamento dos ambientes; atualização das plantas; definição da nomenclatura em português; validação com os gestores imediatos; definição da nomenclatura em inglês dos ambientes; nova validação com os gestores; implantação no sistema da Universidade; e execução.

O projeto referente ao sistema de sinalização, conhecido como Wayfinding, está sendo desenvolvido e executado pela Vice-Reitoria de Ensino de Graduação e Pós-Graduação, a Diretoria de Comunicação, Marketing e Comercial, a Divisão de Planejamento do Espaço Físico e o Núcleo de Extensão e Práticas (NEP), vinculado ao Centro de Ciências Tecnológicas.

De acordo com Felipe Ferreira, coordenador de Criação da Unifor, o wayfinding não é apenas um sistema de sinalização, é uma promessa de mais precisão, facilidade e acessibilidade para todos se orientarem no campus. Ele ressalta que implementar este sistema foi um desafio que a equipe abraçou com entusiasmo, com o objetivo claro de tornar a experiência dos estudantes, professores, funcionários e visitantes ainda melhor.

“É um projeto que vai além do simples ato de apontar direções. Wayfinding é sobre comunicação entre espaços e pessoas. É sobre tornar nossas instalações não apenas funcionais, mas verdadeiramente acolhedoras. Estamos trabalhando arduamente para garantir que, até julho do próximo ano, todo o campus esteja equipado com este sistema inteligente e eficiente”, sublinha.

O Projeto de Sinalética do Campus da Unifor contempla ainda o Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI), o Complexo de Medicina Veterinária, o Núcleo de Biologia Experimental (Nubex), o bloco F (cursos de Farmácia e Psicologia). Estão previstas no projeto também a aplicação de placas para os portões de acesso e placas de rua e estacionamento.

O que já foi executado?

A primeira etapa do processo de implantação da nova sinalética do Campus Unifor foi concluída em julho de 2022, com a identificação dos blocos por bairros, caracterizados por cores diferentes. A iniciativa teve como objetivo facilitar o deslocamento dos estudantes entre salas de aula, laboratórios e áreas de convivência e despertar a sensação de pertencimento aos equipamentos da instituição.

Já foram instalados também totens informativos e direcionais bilíngues no entorno da reitoria e na praça central da Universidade, além das placas de identificação dos blocos com as respectivas letras e cores de acordo com o bairro em que estão localizadas. Além disso, foi realizada a sinalização completa do Complexo de Medicina Veterinária.

Sinalização da Clínica de Grandes Animais no Complexo de Medicina Veterinária (Foto: Ares Soares)