seg, 3 abril 2023 11:50
Orgulho Unifor: Egresso é destaque internacional no segmento de tecnologia para saúde
Graduado em Informática pela Unifor, Paulo Gurgel Pinheiro é CEO da HOOBOX Robotics, empresa líder no desenvolvimento de tecnologias para o mercado da saúde

A Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, tem a tradição de formar profissionais de destaque no mercado de trabalho nacional e internacional, nos mais variados setores sociais. Esse é o caso de Paulo Gurgel Pinheiro, egresso da graduação em Informática, atual curso de Ciência da Computação.
Ele é CEO (sigla inglês que significa “diretor executivo”) da HOOBOX Robotics, empresa referência no desenvolvimento de tecnologias para o mercado da saúde. Um de seus produtos, feito em parceria com a Intel, é “The Wheelie” — primeiro kit de cadeira de rodas com inteligência artificial (IA) que traduz expressões faciais em comandos.
Vindo de uma família empreendedora, Paulo atuava no varejo de móveis antes mesmo de entrar na Universidade. Por isso, vivenciou fortemente a tendência de como os modelos de negócios seriam impactados pelas novas plataformas de tecnologia, que se popularizaram no começo dos anos 2000.
Percurso acadêmico
Em 2002, ingressou na Unifor. Segundo ele, a escolha por realizar a trajetória acadêmica na instituição se deu por considerar que a matriz curricular disponibilizada tinha um bom equilíbrio entre a teoria da computação e a prática.
“Era uma matriz moderna e já se ouvia muito sobre o quanto estava alinhada com o mercado. Quando analisei a possibilidade de já estar construindo soluções nos primeiros semestres, decidimos que poderia ser um bom investimento”, afirma.
No início da graduação, Paulo viveu um conflito pessoal ao considerar duas forças: uma de focar em empreender o mais rápido possível, e outra na possibilidade de seguir um caminho acadêmico para buscar algo novo, uma tese ou descoberta. Com o tempo, o professor Vasco Furtado o apresentou à iniciação científica, onde conseguiu ver que era possível unir as duas realidades.
“Durante a trajetória acadêmica, tive a sorte de, na iniciação científica, ter sido admitido na célula de pesquisa do professor Vasco Furtado, que me apresentou a possibilidade de que esses dois mundos, empreendedorismo e carreira científica, poderiam coexistir durante a vida profissional. Coisa que até poderia ser comum fora do país, mas que na época era pouco apresentada no Brasil” — Paulo Gurgel Pinheiro, egresso de Informática da Unifor
O egresso ressalta que o docente possui um forte viés acadêmico, assim como de empreendedorismo, com capacidade de gerar parcerias focadas na geração de produto como resultado. “Por isso, a partir dali, foi que decidi com tranquilidade que seguiria no doutorado para empreender em algo maior em seguida”, pontua.
Com a mudança de visão, ele desenvolveu um grande carinho por Vasco, o considerando como um dos grandes responsáveis por todas as vidas humanas que sua empresa, a HOOBOX, atualmente impacta mundo afora.
No ano de 2006, Paulo concluiu sua graduação. E para fechar esse ciclo “com chave de ouro”, foi premiado com o mérito acadêmico, sendo o formando com a maior média do seu curso.
Foco no empreendedorismo
Depois de graduado, Paulo deu continuidade à carreira acadêmica sem perder o foco no empreendedorismo. Entrou na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde fez mestrado e doutorado em Ciência da Computação, tendo finalizado o PhD na Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos. Lá, a robótica e a inteligência artificial (IA) já vinham sendo aplicadas em diversos serviços e impactando vários setores, como o da saúde.
Em 2016, ele retornou ao Brasil e, junto com um colega da Unicamp — seu sócio e irmão —, fundou a HOOBOX. A startup busca desenvolver tecnologias para otimizar processos no segmento da saúde, diminuindo o desperdício financeiro dos hospitais ao mesmo tempo que melhora a experiência dos pacientes.
Logo da HOOBOX Robotics (Imagem: Divulgação)
No decorrer dos anos, a empresa foi ganhando espaço no mercado e fechando grandes parcerias. Em 2017, ela foi investida pelo Hospital Albert Einstein e, no mesmo ano, passou a ser uma das startups sediadas pela Johnson & Johnson em Houston, no Texas.
Assim, foi dado o início de posicionamento da HOOBOX como uma empresa de grande acervo intelectual, provando que um empreendimento jovem, com os parceiros certos, poderia criar produtos realmente inovadores.
Lançado em 2018, o primeiro produto representava bem, segundo Paulo, o espírito da empresa: o “The Wheelie”, um kit para tetraplégicos controlarem suas cadeiras de rodas e dispositivos eletrônicos apenas com movimentos da face.
Junto com a Intel e outros parceiros, o artigo passou a ter veteranos de guerra americanos como embaixadores, sendo distribuído em todas as cinco macrorregiões do país. A marca então se consolidou como a primeira empresa do mundo a desenvolver tecnologia de reconhecimento facial para o mercado de saúde.
Transformando vidas
Com sede em São Paulo, Houston e Suzhou (China), hoje a HOOBOX conta com parceiros de peso — como Intel, Samsung, DASA, Hospital Albert Einstein, entre outros — para desenvolver as suas soluções de IA, que espalham-se por toda a jornada do paciente em hospitais, desde a entrada até centros cirúrgicos.
Paulo Gurgel Pinheiro, CEO da HOOBOX, durante apresentação na Samsung (Foto: Arquivo pessoal)
Paulo explica que o trabalho que vem sendo desenvolvido pela empresa gera um impacto gigantesco. Alguns exemplos são o acesso à emergência de maneira mais rápida, a digitalização dos leitos trazendo mais eficiência para os times, e o processo de check-in inteligente.
“Se você está em casa, por exemplo, decidindo se vale ou não a pena ir para a emergência de um dos nossos hospitais devido a uma certa dor que está sentindo, pode simplesmente consultar pelo aplicativo qual o prazo de espera estimado em tempo real daquela emergência. Pelo mesmo app, com poucas questões respondidas, o hospital já consegue te receber mais rapidamente e até indicar um fluxo alternativo”, declara.
Além disso, hospitais que possuem os serviços da empresa contam com diversos benefícios, como suporte de tablets para pedidos de pacientes em leitos hospitalares e reconhecimento facial no check-in para consultas e exames, permitindo que as pessoas sejam melhor recebidas, triadas e direcionadas ao setor correto.
O empresário segue dando continuidade a sua missão de transformar a vida das pessoas com cada vez menos processos burocráticos. “Fico feliz em saber que parte da história moderna da saúde do país está sendo escrita, e que a missão vem sendo abraçada por parceiros de excelência, clientes e pelas mais de cinco milhões de vidas impactadas”, finaliza.