null Programa da União Europeia seleciona Unifor para desenvolver políticas inovadoras de intercâmbio internacional

Seg, 3 Abril 2023 10:31

No total, seis universidades da América Latina participarão do projeto, sendo duas brasileiras

O Programa Erasmus tem como principal objetivo a internacionalização e modernização das universidades em todo o mundo (Imagem: Divulgação)

A Universidade de Fortaleza (Unifor), da Fundação Edson Queiroz, é uma das seis instituições de ensino superior (IES) da América Latina selecionadas pelo Programa Erasmus para discutir e fortalecer políticas de intercâmbio internacional, voltadas para alunos, professores e servidores técnico-administrativos. Patrocinada pela União Europeia, a iniciativa tem como principal objetivo a internacionalização e modernização das universidades em todo o mundo.

Além da Unifor e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no Brasil, foram selecionadas duas instituições do Peru (Pontificia Universidad Católica del Perú e Universidad Católica San Pablo) e duas da Colômbia (Universidad de los Andes e Pontificia Universidad Javeriana).

O projeto, denominado Innovative Mobility Attracting Tools for Latin America (I-MAT) — Ferramentas Inovadoras de Atração de Mobilidade para a América Latina, em tradução livre —, teve início dia 3 de março, com uma reunião de representantes das IES no Instituto Superior Técnico de Lisboa, entidade responsável pela coordenação dos trabalhos. Afora as seis universidades latinas, o projeto conta com mais duas outras instituições europeias, sendo uma da Polônia e outra da Lituânia.

“O I-MAT objetiva capacitar essas universidades para atrair estudantes e pessoal acadêmico e não-acadêmico para iniciativas de mobilidade, por meio de abordagens digitais e inovadoras”, salienta o professor Thiago Braga, coordenador da Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária da Unifor.

Sobre o I-MAT

O I-MAT terá duração de três anos e será concluído com três conferências em cada país-membro do projeto na América Latina. No Brasil, a conferência será sediada na Unifor, no segundo semestre de 2025, onde serão apresentados os principais resultados obtidos pelas universidades envolvidas no projeto.

A coordenadora da Assessoria Internacional, Lina Sena, representou a Unifor na reunião do I-MAT, que aconteceu no Instituto Superior Técnico de Lisboa (Foto: Arquivo pessoal)

A professora Lina Sena, coordenadora da Assessoria Internacional e representante da Unifor no I-MAT, afirma que dentre os objetivos do grupo está a criação e implementação de uma estrutura de treinamento para fortalecer a capacidade das IES da América Latina de atrair os públicos-alvo para o intercâmbio internacional.

“Vamos ver o que podemos aperfeiçoar do que já está sendo feito e pensar em novas estratégias de mobilidade internacional. A ideia é usar, como ferramentas de estímulo de captação desses públicos-alvo, plataformas digitais inovadoras”, frisa Lina, que participou da primeira reunião do I-MAT, em Lisboa, no início de março.

Para alcançar esses objetivos, o I-MAT vai realizar pesquisas das melhores práticas europeias de intercâmbio internacional, adaptando-as à realidade latino-americana, além da realização de conferências e exposições internacionais de mobilidade e de programas de treinamento.

“Além disso, o I-MAT prevê a criação de site e aplicativo a serem utilizados pelas instituições de ensino superior envolvidas no projeto, com o objetivo de alcançar o maior número possível de pessoas em todo o mundo” —  Lina Sena, coordenadora da Assessoria Internacional

Segundo a coordenadora da Assessoria Internacional, o passo seguinte será “o compartilhamento dessas boas práticas e o know-how adquiridos por essas universidades com outras instituições de ensino superior espalhadas pelo mundo”.

O programa Erasmus, além de coordenar o I-MAT, financiará todo o desenvolvimento do projeto, incluindo investimentos em pessoal, desenvolvimento de plataformas digitais, viagens e organização de eventos.