Inscrições abertas! Projeto Jovem Voluntário busca agentes de transformação social

seg, 18 agosto 2025 16:39

Inscrições abertas! Projeto Jovem Voluntário busca agentes de transformação social

Iniciativa recebe inscritos para levar acolhimento e atividades recreativas a pacientes de instituições de saúde em Fortaleza


Voluntários conduzindo dinâmica de pintura na Casa de Nazaré (Foto: Divulgação)
Voluntários conduzindo dinâmica de pintura na Casa de Nazaré (Foto: Divulgação)

Promover empatia e cuidado por meio da escuta e do afeto. Esse é o propósito do Projeto Jovem Voluntário que está com inscrições abertas até o dia 27 de agosto para novos voluntários e monitores. A ação é promovida pela Divisão de Responsabilidade Social,  ligada à Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária (Virex) da Universidade de Fortaleza, instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz.

Criado em 2003, o projeto tem como objetivo sensibilizar estudantes e funcionários da instituição para o exercício da cidadania por meio da atuação voluntária. A iniciativa forma cidadãos com senso de justiça, solidariedade e compromisso social.

As atividades incluem contação de histórias, brincadeiras, jogos educativos, pinturas e dinâmicas voltadas a datas comemorativas. Todas as ações são desenvolvidas em instituições parceiras, como o Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI), a Casa de Nazaré e a Associação Peter Pan (APP).

A coordenadora do Jovem Voluntário, Gleucia Moura, reforça o impacto positivo da atuação dos voluntários tanto para os assistidos quanto para os participantes. “O projeto atua de uma forma muito especial, envolvendo alunos e funcionários que desejam ajudar e fazer a diferença na vida de outras pessoas. De forma geral, o Jovem Voluntário busca promover solidariedade, cuidado e esperança, atuando em diferentes ambientes para melhorar a experiência e a qualidade de vida das pessoas atendidas”.

Duas formas de participação: voluntários e monitores

As inscrições estão divididas em duas categorias:

  • Voluntários: voltadas para novos participantes, como calouros, estudantes de graduação, pós-graduação, intercambistas e funcionários que nunca participaram do projeto.
  • Monitores: voltadas para voluntários veteranos, que já participaram do projeto em semestres anteriores e desejam agora assumir um papel de liderança e apoio — acompanhando os novatos, auxiliando nas visitas e ajudando na organização das atividades.

Essa divisão permite uma experiência ainda mais colaborativa e estruturada, valorizando a vivência acumulada dos veteranos e garantindo apoio qualificado aos recém-chegados.

Formação cidadã na prática

Para os voluntários, a ação é uma oportunidade de crescimento pessoal e desenvolvimento de habilidades que vão além da sala de aula. Flávia Nóbrega, estudante do sexto semestre do curso de Psicologia participou do projeto e avaliou de forma muito positiva a experiência.


“Gostei muito do projeto, achei tudo muito organizado. Eu fiz no NAMI e acho que isso colaborou muito com a minha experiência. A gente estava em contato com todas as faixas etárias: muitas crianças, muitos adultos, idosos, pessoas de todos os tipos. Sinto que aprendi muito no trato social” - Flávia Nóbrega, aluna do curso de Psicologia

Flávia destaca ainda que aprendeu a adaptar sua abordagem às necessidades de cada público: “As crianças se animavam mais quando a gente levava jogos, desenhos; os adultos e os idosos gostavam mais só quando a gente conversava com eles, ou então quando a gente levava bingo. Aprendi muito também: entender o que o outro quer, entender o que o outro prefere, o que o outro gosta mais, entender o que o ambiente pede e se adaptar diante disso.”

A estudante ressalta ainda como o projeto é transformador: “Como a gente passava a manhã no NAMI, eu ouvia relatos das pessoas. Eles iam pro NAMI com a sensação que iam perder a manhã inteira lá, mas, por a gente estar lá, eles diziam que esse tempo não era perdido, que eles estavam se divertindo, que estavam entretidos, que não estavam só esperando por uma consulta”.

Como participar

As inscrições estão abertas até o dia 27 de agosto, por meio dos links:

Também é possível acessar via QR Code disponível nos canais oficiais do projeto. Após a inscrição online, é necessário entregar a documentação presencialmente na sala do Projeto Jovem Voluntário (Bloco W, sala 34).

Requisitos

  • Ter 18 anos ou mais
  • Ter disponibilidade de 4 horas semanais
  • Estar regularmente matriculado (alunos) ou vinculado à Unifor (funcionários)
  • Apresentar documentação exigida (declaração de matrícula emitida pelo DAE, crachá funcional ou declaração de trabalho para funcionários, cópia do RG, cópia do cartão de vacinação infantil com comprovação das vacinas contra hepatite, tétano e catapora, e certificado de participação como voluntário ou monitor no caso de seleção para monitor)

O resultado será divulgado no dia 1º de setembro, às 16h, na plataforma Unifor Online, Instagram @jovemvoluntario e na própria sala do projeto.

Capacitação e certificação

Os voluntários aprovados participarão de um momento de acolhida no dia 5 de setembro e de capacitação entre os dias 8 e 12 de setembro, incluindo apresentação das instituições, planejamento de atividades e orientações de biossegurança. Ao final do semestre, aqueles que cumprirem a carga horária mínima de 60h receberão certificação.

Serviço

Seleção para o Projeto Jovem Voluntário 2025.2
Inscrições: até 27 de agosto de 2025
Local: sala do Projeto Jovem Voluntário (bloco W, ao lado do Centro Acadêmico de Odontologia e em frente ao Ginásio Poliesportivo da Unifor)
> Edital Virex - Divisão de Responsabilidade Social Nº 01/2025
Mais informações: (85) 3477-3301 | jovemvoluntario@unifor.br
Instagram: @jovemvoluntario