Sessão solene na Câmara Municipal de Fortaleza celebra o centenário de Edson Queiroz

Sessão solene na Câmara Municipal de Fortaleza celebra o centenário de Edson Queiroz

Iniciativa do presidente da CMFor, Leo Couto, solenidade homenageia o empresário que deixou um legado significativo para a educação e o desenvolvimento do Ceará


Em 1973, o empresário inaugurou a Universidade de Fortaleza, o maior entre os projetos encampados pela Fundação Edson Queiroz (Foto: Acervo Fundação Edson Queiroz)
Em 1973, o empresário inaugurou a Universidade de Fortaleza, o maior entre os projetos encampados pela Fundação Edson Queiroz (Foto: Acervo Fundação Edson Queiroz)

A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) realiza no dia 29 de abril, às 18h, sessão solene para homenagear o centenário de Edson Queiroz, um dos maiores empreendedores do Ceará. O evento acontecerá no Plenário Fausto Arruda, localizado na rua Dr. Thompson Bulcão, nº 830, no bairro Luciano Cavalcante. A proposição da solenidade é do vereador Leo Couto, presidente da CMFor.

A cerimônia contará com a presença de parlamentares, membros da sociedade civil, e será marcada pela participação da família de Edson Queiroz, amigos e colaboradores da Universidade de Fortaleza, instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz, fundada por ele. Esta homenagem faz parte da programação comemorativa do centenário, que também já foi celebrado no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece).

Ao longo de 2025, diversas atividades estão previstas para celebrar o legado do empresário, que teve um papel fundamental no desenvolvimento da educação, cultura e economia do estado. Dentre os destaques da programação, estão palestras, concursos e a inauguração do Museu do Complexo Cultural Yolanda e Edson Queiroz. Esses eventos reforçam a contribuição de Edson Queiroz para a sociedade cearense e visam preservar sua memória como um ícone do empreendedorismo e da educação.

Mais sobre Edson Queiroz

Nascido em Cascavel (CE) no dia 12 de abril de 1925, Edson Queiroz foi o segundo de seis irmãos do casal Cordélia Antunes Ferreira e de Genésio Clementino de Queiroz. Em 1945, casou-se com Yolanda, com quem teve seis filhos: Airton, Myra, Edson Filho, Renata, Lenise e Paula. Edson Queiroz faleceu precocemente, em 1982, vítima de acidente aéreo na Serra de Aratanha/Pacatuba-CE. 

Reconhecido por ser um homem visionário, à frente do seu tempo, Edson Queiroz foi o mais importante empresário do Ceará no século XX. Fundador de um conglomerado de sucesso que abrange empresas nos setores de energia, alimentos e bebidas, comunicação, agropecuária e eletrodomésticos, Edson Queiroz deixou um legado empresarial que é hoje referência nacional.

Sua contribuição se estendeu também para o segmento da educação. Em 1971, criou a Fundação Edson Queiroz e, em 1973, o maior entre os projetos encampados pela Fundação se materializou com a inauguração da Universidade de Fortaleza. A Unifor nasceu do desejo do empresário de construir uma “fábrica de doutores", com o objetivo de promover o desenvolvimento social e econômico do Ceará, retribuindo tudo o que o estado lhe proporcionou ao longo da vida.

Serviço

Sessão solene centenário Edson Queiroz na CMFor
Data: 29 de abril de 2024
Horário: 18h
Local: Plenário Fausto Arruda (Rua Dr. Thompson Bulcão, nº 830, Luciano Cavalcante)