seg, 18 agosto 2025 16:23
Unifor firma convênio de cooperação acadêmica com a Universidad Peruana Los Andes
O acordo prevê o desenvolvimento de alunos e professores das duas instituições, por meio da pesquisa e de outras atividades acadêmicas e culturais

A Universidade de Fortaleza - instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz - firmou mais uma importante parceria acadêmica. O acordo de cooperação foi assinado pelo reitor da Unifor, Randal Martins Pompeu, e pelo reitor da Universidad Peruana Los Andes (UPLA), Fredi Gutiérrez Martínez, em encontro realizado na última quinta-feira, 14 de agosto.
O reitor da UPLA estava acompanhado do vice-reitor de Pesquisa, Mohamed Mehdi Hadi, e da chefe de Relações Internacionais, Mercedes Merryl Jesus Peña. Eles foram recebidos pelo reitor, pelos vice-reitores, diretores dos centros de ciência, coordenadores e professores de cursos da Unifor. A comitiva também visitou o Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI) e o Parque Tecnológico da Unifor (TEC Unifor).
Por meio do convênio, a Unifor e a UPLA concordam em promover a cooperação em áreas de mútuo interesse como: intercâmbio de alunos, docentes, pesquisadores e funcionários; implementação de projetos conjuntos de pesquisa; promoção de eventos científicos e culturais; e programas de dupla titulação e cotutela.
“Foi possível constatar que temos oportunidades de desenvolver projetos conjuntos, por exemplo, na área de Direito e Ciências Políticas. Observamos que existe uma semelhança na oferta educativa de ambas as universidades. Tanto a Universidade de Fortaleza quanto a Universidad Peruana Los Andes oferecem programas muito semelhantes, e isso é realmente muito interessante”, sublinha Fredi Gutiérrez.
A comitiva presenteou o reitor e os vice-reitores da Unifor com os tradicionais chalequitos huancas, roupa típica da região de Huancayo, onde fica localizada a UPLA (Foto: Ares Soares)
Além do desenvolvimento de pesquisas conjuntas, o reitor da UPLA destacou que uma das áreas de interesse da parceria é a realização de programas de intercâmbio para docentes. “Esperamos que nossos professores realizem estágios de curta duração, superada, é claro, a questão do idioma, para realmente aproveitar todas essas experiências e consolidar uma aliança estratégica extremamente forte”, acrescentou.
Outro foco da parceria, segundo Fredi Gutiérrez, são os programas de dupla titulação. “Todas as universidades, por meio desses convênios, estão buscando também a dupla titulação. Ou seja, que exista uma espécie de homologação dos projetos curriculares das diferentes universidades. Assim, também, para a Universidade Peruana Los Andes, entre os objetivos deste convênio, está a possibilidade de alcançar a dupla titulação, mas previamente a homologação”, enfatizou.
Foco na internacionalização
O convênio com a Universidad Peruana Los Andes foi resultado de uma articulação feita pelo Núcleo de Estratégias Internacionais (NEI) da Unifor na Conferência Anual e Expo da NAFSA, maior evento internacional de educação do mundo, realizado em San Diego na Califórnia em maio deste ano. O NEI é o setor responsável por promover a internacionalização da Unifor e ampliar as conexões entre a universidade e instituições de ensino no exterior.
A parceria com a UPLA se fez possível porque a internacionalização também está no centro das estratégias da universidade. Com 42 anos de existência, a instituição acredita que a qualidade das instituições de ensino superior está diretamente relacionada a sua capacidade de se conectar com outros centros educacionais mundo afora.
“Hoje em dia, as universidades não podem estar limitadas, enclausuradas. [...] Uma universidade de qualidade precisa necessariamente demonstrar que possui alianças, convênios e estratégias que garantam que as universidades do mundo compartilhem suas experiências. Ou seja, uma universidade de qualidade é aquela que consegue consolidar convênios em diferentes campos de atuação, especialmente na pesquisa científica e tecnológica” - Fredi Gutiérrez, reitor da UPLA
Além disso, atualmente, conforme ressaltou Fredi Gutiérrez, todos os modelos de acreditação de qualidade exigem que se evidencie a existência de programas em favor dos estudantes e egressos. “Para a nossa Universidad Peruana Los Andes, de Huancayo, Peru, isso realmente representa um passo para consolidar o projeto de internacionalização da nossa universidade”, celebrou.