Legado de Edson Queiroz é celebrado em homenagem na Câmara Municipal de Fortaleza

qua, 30 abril 2025 12:06

Legado de Edson Queiroz é celebrado em homenagem na Câmara Municipal de Fortaleza

Proposta pelo presidente da CMFor, Leo Couto, sessão solene destacou a contribuição do fundador da Unifor para o desenvolvimento educacional e empresarial do Ceará


Além da homenagem na Câmara da Municipal de Fortaleza, o centenário de Edson Queiroz foi também celebrado em solenidades no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Foto: Ares Soares)
Além da homenagem na Câmara da Municipal de Fortaleza, o centenário de Edson Queiroz foi também celebrado em solenidades no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Foto: Ares Soares)

O empresário e fundador da Universidade de Fortaleza, Edson Queiroz, recebeu mais uma homenagem nesta terça-feira, 29 de abril. A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) promoveu sessão solene em alusão ao centenário de um dos maiores empreendedores do Ceará. A solenidade foi abrilhantada pelo Coral e Camerata da Unifor que entoaram o Hino Nacional Brasileiro, além das músicas “Cancioneiro de Lampião” e “Ceará terra da luz”.

A cerimônia, realizada no Plenário Fausto Arruda, foi conduzida pelo vereador Leo Couto, presidente da Casa e proponente da sessão, que, em seu discurso, afirmou que é impossível falar no desenvolvimento do Ceará sem mencionar Edson Queiroz e sua relevante contribuição para o segmento empresarial e para a educação do Estado.


“Sua Fundação, inclusive, nasceu da vontade legítima de um cidadão por transformar vidas e índices de escolaridade e foi determinante para dar origem a uma das instituições de ensino superior mais renomadas do Brasil: a Universidade de Fortaleza, a Unifor, universidade da qual eu tenho muito orgulho de ter sido aluno e de falar que é a melhor do Norte e Nordeste - Leo Couto, vereador de Fortaleza e presidente da CMFor

A família Queiroz foi representada por Igor Queiroz Barroso, neto do empresário e curador da Fundação Edson Queiroz, que recebeu uma placa de reconhecimento pelo legado deixado pelo visionário empreendedor à sociedade cearense. Na ocasião, Igor destacou que o momento era muito especial, pois, para ele, Edson Queiroz é um avô e uma lenda, um homem maravilhoso que fez tanto pelo Ceará e por sua gente.


“Eu tenho um grande prazer em levar esse legado adiante junto com meus primos e minhas tias e também com as pessoas que estão aqui, os coordenadores e professores da Unifor e os executivos do Grupo Edson Queiroz. Esse legado é carregado não só pela família, mas por todos nós, é mantido por várias mãos. O legado desse homem que desafiou o impossível e que merece estar no nosso imaginário para sempre” - Igor Queiroz Barroso, curador da Fundação Edson Queiroz

Além do presidente da CMFor e Igor Queiroz Barroso, prestigiaram a solenidade o vereador de Fortaleza, Benigno Junior, o procurador geral do Município de Fortaleza, Hélio Leitão, no ato, representando o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, e o reitor da Unifor, Randal Martins Pompeu. Acompanharam a homenagem também membros da sociedade civil e colaboradores da Unifor.

Confira abaixo a solenidade na íntegra.

Celebrações

A sessão solene na CMFor integrou a programação comemorativa do centenário, que também já foi celebrado no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). Durante o ano, diversas ações estão previstas para celebrar o legado do empresário, com destaque para palestras, concursos e a inauguração do Museu do Complexo Cultural Yolanda e Edson Queiroz. As iniciativas visam reconhecer a contribuição de Edson Queiroz para o Ceará, bem como preservar sua memória como um ícone do empreendedorismo e da educação.

+ Confira aqui a programação completa do centenário de Edson Queiroz

Sobre Edson Queiroz

Nascido em Cascavel (CE) no dia 12 de abril de 1925, Edson Queiroz foi o segundo de seis irmãos do casal Cordélia Antunes Ferreira e de Genésio Clementino de Queiroz. Em 1945, casou-se com Yolanda, com quem teve seis filhos: Airton, Myra, Edson Filho, Renata, Lenise e Paula. Edson Queiroz faleceu precocemente, em 1982, vítima de acidente aéreo na Serra de Aratanha/Pacatuba-CE. 

Reconhecido por ser um homem visionário, à frente do seu tempo, Edson Queiroz foi o mais importante empresário do Ceará no século XX. Fundador de um conglomerado de sucesso que abrange empresas nos setores de energia, alimentos e bebidas, comunicação, agropecuária e eletrodomésticos, Edson Queiroz deixou um legado empresarial que é hoje referência nacional.

Sua contribuição se estendeu também para o segmento da educação. Em 1971, criou a Fundação Edson Queiroz e, em 1973, o maior entre os projetos encampados pela Fundação se materializou com a inauguração da Universidade de Fortaleza. A Unifor nasceu do desejo do empresário de construir uma “fábrica de doutores", com o objetivo de promover o desenvolvimento social e econômico do Ceará, retribuindo tudo o que o estado lhe proporcionou ao longo da vida.