Dia do Meio Ambiente: Presidente da Fundação Edson Queiroz planta ipê amarelo, árvore símbolo de Fortaleza, no campus da Unifor
sáb, 5 junho 2021 10:30
Dia do Meio Ambiente: Presidente da Fundação Edson Queiroz planta ipê amarelo, árvore símbolo de Fortaleza, no campus da Unifor
Iniciativa simboliza compromisso da FEQ, que completou meio século em março de 2021, com o desenvolvimento sustentável
No Dia do Meio Ambiente, plantar uma nova árvore tem muitos significados. O ipê amarelo fincado no solo pela presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz Rocha, agora ocupa lugar central no campus da Universidade de Fortaleza. O momento encerrou, neste sábado, 5 de junho, a 14ª Semana Internacional do Meio Ambiente, realizada de 1º a 5 de junho pela Unifor. Representa ainda o compromisso da Fundação Edson Queiroz com a preservação do meio ambiente e com o desenvolvimento sustentável.
“É com muito orgulho que plantamos mais uma lembrança neste campus com um propósito que atravessa esses muros e esse chão fértil onde tudo que planta cresce. sejam sonhos, sejam sementes. Hoje comemoramos o dia mundial do meio ambiente, data simbólica para a Fundação Edson Queiroz, que nasceu com a missão de contribuir com a sustentabilidade de nossa região”, disse a presidente Lenise Queiroz Rocha. (trecho do discurso que vou verificar se ela vai ler)
Pau-brasil localizado em frente à biblioteca do campus foi plantado pelo criador da FEQ, Edson Queiroz (1925-1982). Árvore é símbolo do país (Foto: Ares Soares)
A árvore fica ao lado do pau-brasil cujas raízes estão firmes no campus há 50 anos graças ao fundador da FEQ, Edson Queiroz (1925-1982). A flor do ipê amarelo e o pau-brasil são considerados, respectivamente, a flor e a árvore nacionais, desde 1961, por meio do decreto assinado pelo então presidente Jânio Quadros. A árvore que floresce nos meses de setembro e outubro, foi declarada símbolo da capital cearense em março de 2021, após consulta pública.
“A Fundação Edson Queiroz, que completa meio século, tem como uma das premissas básicas o desenvolvimento humano, social e ambiental. O plantio do ipê amarelo tem, portanto, a simbologia da ligação da Fundação com a proteção ao meio ambiente e promoção da sustentabilidade”, explica o vice-reitor de Extensão e Comunidade da Unifor, professor Randal Pompeu, que participou do plantio do ipê amarelo e do encerramento da 14ª Semana Internacional do Meio Ambiente. Também estiveram presentes a Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional (PPGD), professora Gina Pompeu, e o coordenador do curso de Engenharia Ambiental, Oyrton Azevedo.
Momento simbólico faz parte das comemorações de meio século de existência da Fundação Edson Queiroz (Foto: Ares Soares)
“Além de reforçar o quanto é responsável socialmente e preza pelo desenvolvimento sustentável, a Fundação Edson Queiroz e a Universidade de Fortaleza estão contribuindo para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. O plantio do ipê amarelo também mostra que a gente deve pensar positivo, que nós temos um caminho muito grande para seguir e que a gente busca solução. Esse ipê está sendo plantado em um novo momento que está surgindo e que a gente tem de ter esperança”, explica o professor Oyrton. O nome que designa o gênero da árvore plantada, tabebuia, é de origem tupi-guarani e significa pau ou madeira que flutua, remetendo à resistência do ipê.
A flor do ipê amarelo foi declarada símbolo do Brasil há 60 anos. A árvore espécie foi escolhida em 2021 como símbolo de Fortaleza. Imagem de ipê no campus em época de floração (Foto: Ares Soares)
O ipê-amarelo nativo da região ou caraúba, cujo nome científico é Tabebuia aurea, pertence a espécie da família Bignoniaceae. A árvore possui porte médio a alto e alcança a altura de 5 a 20 metros. A espécie nativa com forte viés paisagístico apresenta floração amarela e oferece um belo espetáculo da natureza, com um grande potencial para arborização urbana.
O ipê amarelo e o pau-brasil que estão na praça central compõem a biodiversidade que recobre o campus da Unifor. São inúmeras espécies como o baobá, as palmeiras imperiais, o cajueiro, o jacarandá, os oitis, os ipês rosa, os dendezeiros e a timbaúba que demarcam a variedade da cobertura vegetal da área da Unifor.
Semana Internacional
A 14ª Semana Internacional do Meio Ambiente realizada pela Unifor foi sobre o tema de “Água, clima e restauração dos ecossistemas: reconhecimento dos direitos da natureza e das garantias do futuro intergeracional”. O evento promoveu palestras e encontros científicos com pesquisadores de renome nacional e internacional ao longo da última semana. A iniciativa realizada a cada ano demonstra o compromisso da Universidade com o respeito à biodiversidade e ao desenvolvimento sustentável.
Todas as palestras realizadas ao longo da 14ª Semana Internacional do Meio Ambiente foram gravadas e estão acessíveis no youtube da TV Unifor.