sex, 29 agosto 2025 15:37
Impulsionado pela campanha Doe de Coração, Ceará tem melhor ano da série em transplantes
Ritmo recorde tem 1.279 procedimentos até 18 de agosto; entre 2020 e 2024, o total anual cresceu 80,8%

O Ceará registra, no acumulado de 2025 até 18 de agosto, o melhor desempenho da série histórica em transplantes de órgãos e tecidos, com 1.279 procedimentos informados pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa). O avanço é puxado pela campanha Doe de Coração, iniciativa da Fundação Edson Queiroz que há mais de duas décadas mobiliza a população, esclarece etapas da doação e estimula a autorização familiar, consolidando o Estado como referência em córnea, fígado e coração.
Coordenadora do curso de Biomedicina da Unifor e da campanha, a professora Daniela Monteiro destaca o foco desta edição na medula óssea. “Estamos muito felizes em lançar a 23ª Campanha Doe de Coração, que é uma iniciativa anual da Universidade de Fortaleza, que há mais de duas décadas sensibiliza a sociedade para a importância da doação de órgãos e tecidos. Esse ano, o nosso foco, além dos transplantes, está na doação de medula óssea. O cadastro de doadores pode ser a única chance, muitas vezes, de cura para pessoas com doenças graves no sangue, como leucemia, alguns tipos de linfoma e que, muitas vezes, precisam do transplante de medula quando os tratamentos convencionais já não são suficientes”, conta.
O recorte dos últimos cinco anos mostra uma trajetória contínua de expansão. Em 2020, foram 1.122 transplantes. No ano seguinte, 2021, o total avançou 35,6%, chegando a 1.521. Em 2022, o movimento seguiu positivo, com 1.675 procedimentos, alta de 10,1% em relação ao ano anterior. Já 2023 manteve a curva de crescimento e encerrou com 1.726, variação de 3,0% sobre 2022.
O salto mais recente veio em 2024, quando o Ceará atingiu 2.029 transplantes — 17,6% acima de 2023 — estabelecendo o maior volume anual da série. Tomando 2020 como base, o intervalo 2020–2024 registra aumento acumulado de 80,8% (de 1.122 para 2.029), com taxa média de crescimento de 16,0% ao ano. Esse desempenho sustenta o patamar de excelência observado em 2025.
No comparativo com anos completos, o parcial de 2025 (1.279) já representa 63,0% do total de 2024, supera em 14,0% todo o resultado de 2020 e equivale a 84,1% do que foi realizado em 2021. O ritmo indica que o Estado deve encerrar o ano novamente em nível elevado, mantendo a tendência de expansão da última meia década.
A mobilização inclui atividades de formação e engajamento abertas ao público. “E dentro da programação, teremos a jornada científica Doe de Coração, que acontece nos dias 15 e 16 de setembro, no auditório da Biblioteca da Unifor. Lembrando que o evento é aberto ao público”, destaca a coordenadora. Ao longo de setembro, a campanha também promove ações culturais e de divulgação científica.
“Durante todo mês também teremos podcasts, exibições de filmes na videoteca da universidade, teremos o clube do livro na biblioteca, que terá uma discussão mediada por uma psicóloga do livro A Guardiã da Minha Irmã. Além disso, vale ressaltar que a carreta do Hemoce estará no nosso campus possibilitando o cadastro de medula e a doação de sangue dos dias 15 a 30 de setembro”, reforça.
Para Daniela Monteiro, a mensagem central é o impacto direto da adesão da sociedade na fila de espera por transplantes. “E a campanha é um grande movimento de esperança. Ainda temos milhares de pessoas aguardando por um transplante no Brasil, cada gesto importa. Por isso, convidamos a todos a participarem das atividades, a se informarem e, principalmente, a se cadastrarem como doadores de medula. Mais do que um evento, a campanha Doe de Coração é um símbolo de solidariedade, amor e vida”, conclui.
Criada para fomentar a cultura da doação, a Doe de Coração atua em duas frentes: desmistifica o processo — desde a confirmação do diagnóstico até a logística da captação — e estimula o diálogo prévio nas famílias sobre a vontade de doar. Com eventos públicos, debates e campanhas educativas, o movimento mantém o tema em evidência, favorecendo a autorização familiar e, por consequência, o aumento dos procedimentos no Ceará.
Doe de Coração 2025
A 23ª edição da Doe de Coração será lançada na próxima terça-feira, 2 de setembro, em solenidade realizada no Auditório da Biblioteca Central da Universidade de Fortaleza — instituição da Fundação Edson Queiroz. Neste ano, a campanha carrega o slogan “Doe medula. Doe vida. Doe de coração”, com objetivo conscientizar a comunidade acadêmica e a sociedade sobre a importância da doação de medula óssea.
A programação do movimento se estende por todo o mês de setembro e inclui ações sociais, episódios de podcast, exibição permanente de filmes e jornada acadêmica.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA DOE DE CORAÇÃO 2025
2 DE SETEMBRO
Auditório da Biblioteca Central Unifor
Abertura - 9h às 11h
• Abertura institucional e apresentação da campanha
• Participação do Hemocentro (Hemoce/Redome)
• Lançamento do mural interativo "Mitos e verdades"
• Ação simbólica: distribuição de bottons "Sou doador em potencial"
2 a 30 DE SETEMBRO
Videoteca
Exibição permanente de filmes - segundas, quartas e sextas, às 10h e 16h
• Filmes: Milagre do Destino e outros sobre doação (a lista está em atualização na videoteca)
• Distribuição de pipoca nas sessões
4, 9, 16 e 23 DE SETEMBRO
Corredores e pátios do campus
Blitz da Solidariedade - manhã, tarde e noite
• Ações das ligas do curso de Medicina
Ministrante: professora Grayce Ellen da Cruz Paiva Lima
- Distribuição de panfletos e cartazes com frases de impacto e QR Codes para cadastro no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME)
15 DE SETEMBRO
Auditório da Biblioteca Central Unifor
Jornada Doe de Coração - 9h às 18h
Tema central: "Ciência, solidariedade e esperança"
Tema do dia 1 | "A ciência por trás da doação"
• Inscrição e brindes (sacola com botton da campanha) - 8h30 às 9h
• Palestra de abertura | “Mitos e verdades sobre cadastro e doação de médula óssea! Seja um anjo na vida de alguém" – 9h às 10h
Palestrante: André Matos (criador do FlaMedula, projeto em parceria com o Clube Regatas do Flamengo)
• Palestra | "A Biologia da esperança: o que é e como funciona a medula óssea" – 10h às 11h
Palestrante: Danielle de Freitas Bezerra (membra efetiva do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará - Hemoce)
•Palestra | "Mãe e advogada de um transplantado" – 11h às 12h
Palestrante: Kamila Cardoso (mãe atípica e advogada com especialidade em ações de saúde)
• Palestra | "O que você precisa saber sobre transplantes" – 13h30 às 14h30
Palestrante: Dra. Petrucia Maria Antero Pinheiro (médica e doutoranda em Saúde Coletiva na Unifor)
• Palestra | "A importância do diagnóstico precoce no câncer infantojuvenil" – 14h30 às 15h30
Palestrante: Dr. Eugênio Pacelli de O. Melo (professor do curso de Medicina da Unifor e médico da Associação Peter Pan)
• Palestra | "Transplante de órgãos no Brasil: aspectos clínicos e epidemiológicos – 16h às 17h
Palestrante: Dr. Geraldo Bezerra da S. Júnior (médico e professor do curso de Medicina da Unifor)
- Lançamento do livro Entre fios e nós – 17h às 18h
Autor: Dr. Valdester Cavalcante Pinto Júnior (médico e professor do curso de Medicina da Unifor)
16 DE SETEMBRO
Auditório da Biblioteca Central Unifor
Jornada Doe de Coração - 9h às 18h
Tema central: "Ciência, solidariedade e esperança"
Tema do dia 2 | "A jornada da doação: da ciência à vida real"
• Palestra | "A importância do cadastro de medula óssea consciente" – 13h30 às 14h
Palestrante: Dra. Nagela Lima (coordenadora de Captação de Doadores do Hemoce)
• Palestra | "Encontraram alguém compatível, e agora?" – 14h às 14h30
Palestrante: Dra. Luany Elvira Mesquita Carvalho (diretora do Hemoce)
• Palestra | "Leucemia e seus tratamentos" – 14h30 às 15h30
Palestrante: Dr. Franklin Santos (diretora de Hemoterapia do Hemoce)
• Palestra | "Recebi a medula da minha irmã: um recomeço" – 16h às 17h
Palestrantes: Marina Alves (transplantada de medula óssea e embaixadora da Doe de Coração 2025) e Lumara Bezerra (irmã e doadora de Marina)
• Palestra | "Minha experiência como doador de medula" – 17h às 18h
Palestrante: Dr. Fernando André Campos Viana (professor do curso de Odontologia da Unifor
15 a 19 de SETEMBRO
Estacionamento do bloco D da Unifor
Unidade móvel do Hemoce - 9h às 20h
- Doação de sangue e cadastro de medula óssea
20 DE SETEMBRO
Ação na Praça das Flores
• Fruto da parceria entre Hemoce e Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Unifor
22 a 26 e 29 a 30 de SETEMBRO
Estacionamento do bloco D da Unifor
Unidade móvel do Hemoce - 9h às 18h
- Cadastro de medula óssea
30 DE SETEMBRO
Auditório da Biblioteca Central
Encerramento da campanha Doe de Coração 2025
• Agradecimentos e apresentação de resultados