Projeto “E-futebol na Educação” retoma atividades na Unifor com foco em cidadania, tecnologia e inclusão social

sex, 11 abril 2025 16:35

Projeto “E-futebol na Educação” retoma atividades na Unifor com foco em cidadania, tecnologia e inclusão social

Iniciativa atende até 500 jovens entre 7 e 24 anos, unindo futebol digital, desenvolvimento cognitivo e acompanhamento pedagógico


Além de proporcionar momentos de lazer e aprendizado, a iniciativa tem como missão democratizar o acesso à prática esportiva e ao uso das tecnologias (Foto: Getty Images)
Além de proporcionar momentos de lazer e aprendizado, a iniciativa tem como missão democratizar o acesso à prática esportiva e ao uso das tecnologias (Foto: Getty Images)

O projeto “E-futebol na Educação”, em parceria com a Universidade de Fortaleza – vinculada a Fundação Edson Queiroz –, retornou com suas atividades na última segunda-feira, 7 de abril, oferecendo uma nova temporada de aulas que unem esporte, tecnologia e formação cidadã. 

Com sessões realizadas de segunda a quinta-feira no Ginásio Poliesportivo da Unifor, a iniciativa beneficia crianças, adolescentes e jovens, tanto do público interno quanto externo, especialmente em situação de vulnerabilidade social.

A proposta do projeto é inovadora: utilizar o futebol digital como ferramenta pedagógica para estimular o desenvolvimento físico, cognitivo e social dos participantes. Cada jovem tem direito a dois encontros semanais, com turmas organizadas por faixa etária, de 7 a 24 anos.

Além de proporcionar momentos de lazer e aprendizado, a iniciativa tem como missão democratizar o acesso à prática esportiva e ao uso das tecnologias, contribuindo para a formação da cidadania e a melhoria da qualidade de vida. As aulas abordam temas como dribles, chutes, passes, marcação e esquemas táticos — tudo adaptado ao universo do esporte digital.

As atividades são realizadas em dois núcleos: na Universidade de Fortaleza e no Instituto da Primeira Infância (IPREDE). O projeto busca, assim, desmistificar o futebol digital e ampliar o acesso de crianças e adolescentes a uma educação de qualidade, com equidade e disciplina por meio do esporte.

Segundo o professor Ralciney Barbosa, chefe da Divisão de Atividades Desportivas (DAD) da Unifor, “o projeto E-futebol tem um cunho educativo. Então, a ideia dele é conciliar a questão do esporte com as questões cognitivas de aprendizagem, como estratégias de jogo, fundamentos de jogo, o pensar, tudo que envolve esse aspecto cognitivo”. Ele acrescenta que uma pedagoga acompanha de perto o rendimento acadêmico dos participantes.

Para Ralciney, a proposta também é uma porta de entrada para crianças que não têm muita habilidade motora, mas que desejam melhorar sua atuação em esportes coletivos. “Para você participar do Efutebol, existe a necessidade de você ter um condicionamento físico mínimo. Além do que, exige muita concentração, pensamento estratégico, e tudo isso é um fator primordial no desenvolvimento dessas competências para a vida”, comenta.

O professor declara que está com altas expectativas para essa nova etapa e afirma ansiedade dos alunos pela volta das aulas. “As expectativas são as melhores possíveis para dar continuidade a um projeto que vem alcançando os objetivos que foram traçados para eles. Com isso, futuramente, iremos alcançar a formação de atletas de rendimento para essa modalidade, visto que o Efutebol é tratado atualmente como uma modalidade esportiva e como tal, exige o profissionalismo”, conclui.

Serviço

Projeto "E-futebol na Educação"
Dias: De segunda-feira a quinta-feira
Local: Ginásio Poliesportivo da Unifor
Mais informações: (85) 98819-9354 - Junior Sousa