A Unifor sempre integrou ensino, pesquisa e extensão, oferecendo aos alunos oportunidades de engajamento em projetos de responsabilidade social, ações comunitárias e ligas acadêmicas, seja de forma voluntária ou como parte da carga horária prática.
Em 2018, o MEC estabeleceu que as atividades de extensão devem compor pelo menos 10% da carga horária dos cursos de graduação. Em resposta, a Unifor aprovou a Resolução CEPE Nº 09/2019 (atualizada em 2022), formalizando a curricularização da extensão como componente obrigatório na formação dos estudantes.
A iniciativa, considerada inovadora, define extensão como parte integrante do currículo, com cinco modalidades: programas, projetos, cursos/oficinas, eventos e prestação de serviços, sempre vinculadas ao protagonismo estudantil e às demandas sociais.
A Vice-Reitoria de Ensino (VRE) lidera a implementação, com Assessorias de Curricularização por área. Em 2022, 39 cursos já haviam adaptado suas matrizes curriculares, cumprindo a exigência mínima de 10% de carga horária em extensão.
Todas as atividades devem ser cadastradas na Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Acadêmica (VIREX) e, se vinculadas a um componente curricular (CCEX), aprovadas pela VRE via Instrumento Unificado de Cadastro.
Na Unifor, essa prática:
- Fomenta o diálogo entre universidade e sociedade, integrando ensino, pesquisa e extensão para solucionar desafios reais;
- Fortalecer currículos, tornando-os inovadores e aplicados, com foco em princípios éticos e desenvolvimento sustentável;
- Consolida o papel público da instituição, reforçando seu título de utilidade pública estadual.
Para os alunos e comunidades, as atividades extensionistas:
- Promovem formação cidadã, aliando teoria à prática em projetos alinhados aos ODS da ONU;
- Desenvolvem competências técnicas e socioemocionais (Competências de Vida), formando profissionais tecnicamente qualificados e socialmente responsáveis, capazes de transformar positivamente seu entorno.
Competências de Vida:
COGNIÇÃO
é a competência de acompanhar seu próprio desenvolvimento e aprendizagem, a partir do autoconhecimento e da reflexão sobre os seus processos de pensamento, tomada de decisão, estudo, metas e feedback.
COLABORAÇÃO
é a competência de trabalhar com respeito, propósitos compartilhados e contribuição assertiva para conhecimentos, compreensões e experiências.
COMUNICAÇÃO
é a competência de compartilhar com efetividade, pensamentos, questões e ideias, com linguagem adequada ao contexto e responsabilidade perante a informação e os sujeitos envolvidos.
CIDADANIA
é a competência de exercer o conjunto de direitos e deveres do indivíduo que vive em sociedade, com poder para nela intervir e transformar.
VRE - Assessoria de Desenvolvimento Curricular - Profa. Maria Cristina Germano Maia
(85) 3477-3173
vre@unifor.br