Moema entrevista Pato Fred, o mais novo mascote Unifor

sex, 5 fevereiro 2021 09:35

Moema entrevista Pato Fred, o mais novo mascote Unifor

Moema: Oi, pessoal, aqui é a Moema Pernalta, a influenciadora digital da Universidade de Fortaleza que traz sempre uma novidade para vocês. E dessa vez a novidade que eu trago vai virar assunto mais comentado (sim ou com certeza?). Quero apresentar a vocês o mais novo integrante do campus nas mídias sociais, nosso querido Pato Frederico, ou como ele prefere ser chamado, Pato Fred. Seja bem-vindo! 

Pato Fred: Muito obrigado!

Moema: Vamos às apresentações. A partir de hoje, o Senhor Pato Frederico será o porta-voz quando o assunto é Meio Ambiente aqui em nossos canais oficiais, mas como eu já falei demais (sempre, né?), vamos à nossa entrevista exclusiva para conhecê-lo melhor. Senhor Pato Frederico, o público que nos segue está ansioso pra conhecer você. Então, conta pra gente um pouco da sua história.

Pato Fred:  Olá a todos e a todas. Meu nome é Frederico Quaquaresma, mas podem me chamar somente de Pato Fred. É assim que sou conhecido no entorno da lagoa do campus da Universidade de Fortaleza, que é onde moro. Aliás, onde vivi e vivo desde que nasci há alguns bons anos, em 26 de dezembro.

Moema: Capricorniano, então. 

Pato Fred:  Não entendo muito de signos, mas sim. Interessante você falar em signos, afinal o zodíaco tem muitas representações de animais nas constelações e você sabe que sou um amante de tudo que envolve natureza, inclusive simbologias.

Moema: Uma pena que não temos nem Ema, nem pato em nosso horóscopo aqui no Brasil, né? 

Pato Fred: Quá! Quá! Quá! Moema, você é realmente uma figura. E, como eu dizia, esse amor pela natureza não é só paixão não, afinal eu estudo tudo sobre meio ambiente e gosto de estar informado de tudo. Sou um estudioso de  várias espécies de animais e plantas, e os humanos me respeitam muito pelo meu amplo repertório sobre o tema.

Moema: Inclusive uma seguidora, a @anna_aquinno , no Instagram, comentou uma foto sua. Foi o maior sucesso. Eu já estou acostumadíssima com esse movimento todo das mídias sociais e já até me disponho para ensinar uns truques para você, mas me conta… como o senhor acha que vai lidar com essa exposição?


 

Pato Fred: Bem, eu realmente sou tímido e gosto de viver tranquilamente. Acho que deu para perceber. Não sou muito acostumado como você, que é querida e famosa, com esse universo de redes sociais. Na verdade, confesso que nunca imaginei que na minha idade iria me tornar um influenciador digital capaz de colocar o bico em um assunto que interessa a todos nós: meio ambiente! 

Moema: É… pra ser influenciador é preciso um tempo, né? A gente tem que construir uma carreira. Eu mesma ralei muito, mas hoje estou aqui com meus queridos e minhas queridas fãs do Brasil inteiro. 

Pato Fred: Perdão, me expressei mal. Acho que posso dizer que sou mais um embaixador digital do Meio Ambiente e vou ter o maior prazer em dividir esse espaço com você, Moema. Inclusive, fico muito feliz com seu sucesso. 

Moema: Ah, obrigada, que é isso. Apesar de um ou outro comentário que aparece pra mim, o que são duas ou três pessoas frente a 130 milhões de brasileiros que amam a gente, né? 

Pato Fred: Quá! Quá! Quá! Você sempre foi engraçada. Lembro de você pequena, tinha acabado de sair do ovo, mas já era tão comunicativa. Dava um jeito de se expressar sempre. Sabia que você iria longe. Você é o orgulho da nossa comunidade ali da lagoa. Aliás, você até hoje me chama de tio Fred.

Moema: Gente, para quem não sabe eu vou revelar. Para tudo! Tio Fred é o jeito carinhoso que chamo nosso entrevistado porque sempre moramos perto da lagoa como se fôssemos uma só família. Mas chega de falar de mim que eu já estou famosa! Próxima pergunta. Vamos de jogo rápido… qual sua maior qualidade e o maior defeito? 

Pato Fred: Se qua-qualidade for cuidar da natureza, posso dizer que é a minha maior então. Prefiro, porém, pensar que esse é um dever de todos e de todas. Já meu maior defeito é que mesmo com muito estudo da Língua Portuguesa, eu não consigo ainda falar a sílaba “qua”-qua sem repeti-la qua-quando pronuncio. 

Moema: Mas soube que você foi se consultar com Fonoaudiólogo, né? Conta esse babado. Mas, antes, deixa eu fazer minha publi: gente, falou em Fonoaudiologia, falou na Unifor, né? Se você ainda não estuda na melhor universidade do Norte e Nordeste, essa é sua chance. Aproveite e conheça nosso curso que é referência e conta com laboratórios e tudo o que você precisa para sua carreira. Acesse unifor.br depois de ler a entrevista e encante-se! Pronto, podemos seguir depois do #publidaMoema . 

Pato Fred: Tudo bem, inclusive recomendo demais esse curso, mas no meu caso precisei ver um especialista em patos, né? E recebi o diagnóstico de que não há cura. Para conviver com as pessoas foi complicado no começo, eu me retraía muito, mas foi aí que percebi com o tempo que essa era minha marca registrada. A maturidade trouxe essa percepção e abandonei meu medo de lidar com o público. 

Moema: Medo? Nem conhece. Hoje o Pato Fred dá palestras, seminários e é uma figura respeitada. Voa pelo mundo para falar sobre o tema com grandes líderes do reino animal. No fim, ele sempre volta para esse campus lindo. Então, Pato Fred, me conta um pouco sobre sua relação com a cidade de Fortaleza e com a Unifor. 

Pato Fred: Fico lisonjeado com suas palavras. Olha, minha relação com a Unifor é de longa data como falei no início da entrevista. Vi esse lugar crescer e nos meus tempos... ah, no meu tempo mais jovem... dei umas voltas por Fortaleza. Conheci gente, planta e bicho de todo tipo. Enfim, mas acho que vocês não querem ouvir porque minha história é longa, então vamos falar do presente. Hoje, fui oficializado como o mascote embaixador do Meio Ambiente e você é a primeira a dar esse furo. 

Moema: Estou sempre lançando tendências e claro que eu teria exclusividade nessa entrevista bombástica. E agora, pra finalizarmos, conta pra gente: você tem algum hobby?

Pato Fred: Ler livros sobre ecologia, biologia, botânica e melhorar meu conhecimento em Língua Portuguesa para conversar com os humanos. 

Moema: E o que mais ama fazer pelo Campus? 

Pato Fred: Gosto muito de assistir ao pôr do sol e nadar tranquilo pelas águas da lagoa. Tenho uma alma bucólica. 

Moema: E, finalmente, responde pra gente o que podemos esperar de você em nossas mídias sociais da Unifor? 

Pato Fred: Podem esperar muita informação, principalmente em relação ao nosso campus e a natureza! Estou aqui para isso. 

Moema: Obrigada pela entrevista e, neste ano de 2021, Moema e Pato Fred vêm com tudo! Aguardem.

Pato Fred: Até mais.