ter, 3 agosto 2021 17:51
Além da Capital: conheça Letícia Scalise, moradora de Russas que sonhava em estudar na Unifor
Graduanda de Psicologia, Letícia se mudou para Fortaleza para conseguir cursar a graduação desejada
O interesse de estudar em uma instituição que não somente disponibiliza aulas, mas também contribui para o desenvolvimento intelectual e pessoal de cada aluno está presente na maioria dos jovens que ingressam no Ensino Superior. Foi esse desejo o responsável por fazer Letícia Maria Bezerra Scalise sair de Russas, município da região do baixo Jaguaribe, no Ceará, para morar em Fortaleza e conseguir cursar Psicologia na Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz.
O primeiro contato da estudante com a Unifor aconteceu em 2019, na Feira das Profissões da Universidade. No evento, Letícia revela que teve a certeza que a instituição era o local ideal para os seus objetivos. “Quando fui à Feira das Profissões da Unifor, consegui visualizar o quanto a universidade era ideal para meus projetos de vida. Depois que entrei, consegui confirmar tudo aquilo que achava da faculdade, e posso garantir que nunca me senti tão realizada”, afirma Letícia Scalise, de 19 anos.
Sonho
Cursando o quarto período de Psicologia, a estudante revela que desde pequena tinha o sonho de estudar em uma instituição como a Unifor. “Eu sempre quis ter uma graduação com excelência. Queria uma universidade que pudesse me proporcionar várias oportunidades, não apenas assistir aulas e fazer trabalhos, mas também projetos de pesquisa, ligas acadêmicas, grupos de estudos e afins, além de professores bastante qualificados. Foi isso que encontrei na Unifor”, comenta a estudante.
Além disso, Letícia afirma que a decisão de se mudar para Fortaleza e se deslocar 163,4 quilômetros valeu a pena devido ao aprendizado e estímulo que recebe da Universidade. “Eu acho que toda aula que assisto, quando escuto as falas dos professores, quando participo de debates e grupos de estudos, me sinto cada vez mais inspirada a continuar a lutar pelo que sonho”, conta a graduanda. Letícia ressalta a importância de cada conselho e dica dos professores, como recomendações de cursos e livros. “Então me inspiro bastante neles e tenho certeza que estou no lugar certo para atingir meus sonhos”, garante..
Incentivo
Apaixonada pela área da Psicologia, Letícia explica que desde o início da graduação o corpo docente da Unifor a incentiva a não se limitar ao ensino teórico, mas a sempre buscar desenvolver a prática, procurando e analisando casos que exercitem o conhecimento adquirido em sala de aula.
“O diferencial que mais observo é de não se limitar apenas a livros. A universidade sempre proporciona meios para você expandir seus horizontes. Falando no contexto do curso de Psicologia, observo que não nos limitamos aos teóricos, mas que os professores sempre incentivam a pesquisar, observar ao redor, estudar casos, estudar pinturas, filmes, colocar em prática aquilo que os livros trazem”, comenta a estudante. Letícia recorda-se, por exemplo, de uma aula no Espaço Cultural Unifor quando cursava o primeiro semestre que “foi uma experiência maravilhosa”.
Durante a pandemia de Covid-19, a estudante avalia que, mesmo durante o ensino remoto, os professores buscaram meios para fazer com que os alunos olhassem de uma maneira mais ampla para as possibilidades apresentadas pelo curso.
Estude Psicologia na melhor
A graduação em Psicologia é para quem quer trabalhar na prevenção, no diagnóstico e no tratamento de transtornos emocionais e de personalidade, promovendo saúde e qualidade de vida. O curso é voltado para os profissionais que desejam atuar junto a indivíduos, grupos e instituições, como hospitais, consultórios, clínicas, comunidades, empresas e escolas, no exercício de atividades como seleção, treinamento e adaptação de pessoal, assistência a pacientes, familiares e grupos em diferentes contextos sociais, além de elaborar, aplicar e analisar pesquisas de mercado.