Universidade de Fortaleza é a melhor instituição de ensino superior particular do N/Ne em ranking SCImago, da Espanha

seg, 25 outubro 2021 17:37

Universidade de Fortaleza é a melhor instituição de ensino superior particular do N/Ne em ranking SCImago, da Espanha

A avaliação do SCImago inclui desempenho em pesquisa, inovação e impacto social e possibilita comparação por áreas de conhecimento e por instituições


A Universidade de Fortaleza se destaca em áreas como Matemática, Engenharias, Ciências da Computação e Negócios, Gestão e Contabilidade (Foto: Getty Images)
A Universidade de Fortaleza se destaca em áreas como Matemática, Engenharias, Ciências da Computação e Negócios, Gestão e Contabilidade (Foto: Getty Images)

A Universidade de Fortaleza (Unifor) é a primeira universidade particular das regiões Nordeste e Norte no SCImago Institutions Rankings (SIR), que classifica instituições de ensino superior e de pesquisa. De acordo com a classificação, a Universidade de Fortaleza está entre as dez melhores universidades particulares do Brasil. A avaliação combina três conjuntos diferentes de métricas com base no desempenho em pesquisa, resultados de inovação e impacto social medido por sua visibilidade na web.

É possível também verificar a análise por áreas de conhecimento. Dessa maneira, é possível avaliar, por exemplo, como os diversos segmentos estão em relação às outras instituições de ensino superior do Brasil e do mundo.  Entre as universidades do Brasil, a Unifor, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, fica em quarto na produção científica na área de Matemática, em quinto no segmento Engenharia,em sétimo em Ciências da Computação e em 29º no segmento Negócios, Gestão e Contabilidade.

O diretor do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), professor Jackson Savio de Vasconcelos Silva, destaca que o resultado alcançado pela Unifor reflete "o constante foco com a qualidade do ensino e a integração deste fazer acadêmico com a pesquisa e a inovação". Além disso, o diretor do CCT explica que o aluno da universidade de Fortaleza é tratado como um profissional em formação, o que significa ter uma preparação integral "na qual além dos saberes específicos da futura área de atuação ele recebe uma formação que inclui as competências inerentes aos desafios do século XXI".

"Aqui se alia o saber científico, a pesquisa  e a inovação, através da vivência e da resolução de casos concretos possibilitando uma formação de excelência em que se aproxima o pensar acadêmico e a realidade prática, nossos egressos saem  aptos para o exercício profissional  e preparados para  ocupar posições de destaque e liderança", analisa o professor Jackson Savio.

A avaliação é reforçada pelo professor Josimar Costa, coordenador da graduação em Administração da Unifor, graduação do Centro de Comunicação e Gestão (CCG). “Estamos entre as dez primeiras universidades particulares no Brasil. Nos destacamos também na área de Negócios, Contabilidade e Gestão. Isso é um um indicador de que existe uma integração forte entre os cursos de gestão e o mestrado e doutorado na área. Um grande diferencial de uma universidade é esse de integrar mestrados e doutorados (com a graduação), o que  contribui com a pesquisa”, explica Josimar Costa.

O professor ressalta ainda que o fato de graduandos terem contato com as pesquisas aplicadas e a oportunidade de se relacionar com pesquisadores de ponta contam como diferenciais na formação. “Uma das competências do século vinte e um é, principalmente, entender o contexto e saber procurar respostas. Hoje, qualquer desafio que seja dado dentro de uma organização, o aluno ou o profissional vai ter que buscar respostas”, destaca. Josimar Costa ressalta o quanto é importante que os alunos saibam onde e como buscá-las. “E essa competência de pesquisa está relacionada a isso, a essa capacidade do aluno de aprender forma autônoma, de buscar as respostas”, analisa. 

Josimar Costa explica ainda que o ranking Scimago traz análises que envolvem o componente da inovação. Para ele, estar dentro de uma universidade onde se gera inovação, inclusive na metodologia de ensino, representa oportunidades cotidianas para os estudantes. Cada vez mais, nós estamos abrindo e derrubando muros da universidade para atrair e trabalhar junto com as empresas”, diz o professor.

Metodologia de Classificação

A classificação de instituições acadêmicas e relacionadas à pesquisa feita pelo SCImago Institutions Rankings (SIR) traz um indicador composto, que combina três conjuntos diferentes de indicadores com base no desempenho da pesquisa, resultados de inovação e impacto social medido por sua visibilidade na web.

A plataforma oferece uma interface amigável, o que permite a visualização do ranking customizado a partir da combinação desses conjuntos de indicadores. O site torna possível, por exemplo, comparar as tendências de indicadores individuais de até seis instituições de ensino superior. Além disso, é possível obter gráficos de distribuição dos diferentes indicadores para cada grande setor de conhecimento.

Os dados utilizados para efeitos do ranking levam em conta um período de cinco anos concluído dois anos antes do ano da classificação divulgada.  Se o ano de publicação é 2021, por exemplo, os resultados considerados são os do período de 2015-2019. A única exceção é o caso dos indicadores da web que foram calculados apenas para o ano passado.

O critério de inclusão do Scimago é que as instituições tenham publicado pelo menos 100 trabalhos incluídos na base de dados SCOPUS no último ano do período selecionado.A fonte de informação utilizada para os indicadores de inovação é a base de dados PATSTAT.
Já as fontes de informação utilizadas para os indicadores de visibilidade na web são Google e Ahrefs.

O índice SCImago Journal Rank foi desenvolvido em 2008 pelos professores Félix de Moya e Vicente Guerrero da Universidade da Estremadura, na Espanha. Devido a sua abrangência internacional, tornou-se um método para avaliar e publicar periódicos científicos.