seg, 7 fevereiro 2022 10:46
Entrevista Nota 10: Nicole Oliveira e a paixão pelas descobertas espaciais
Conhecida como “Nicolinha”, astrônoma amadora mais jovem do mundo compartilha o interesse pela caça aos asteroides e destaca o desejo de se tornar engenheira aeroespacial
Aos 9 anos de idade, a estudante Nicole Oliveira Semião, “Nicolinha”, como é conhecida nas redes sociais, desbrava o espaço sideral. Considerada a mais jovem astrônoma amadora do mundo, a menina de sorriso largo e cabelos escuros já detectou 31 asteroides e sonha em se tornar engenheira aeroespacial para construir foguetes.
Cientista Cidadã da NASA, sabe da importância da divulgação científica e inspira outras crianças a explorarem seus interesses, por isso fundou o Clube de Ciências Online Nicolinha&Kids, projeto coordenado pela mãe, Zilma Semião, e dedicado à troca de conhecimentos com profissionais especialistas. Nicolinha é também Embaixadora do Planetário Rubens de Azevedo-CE, Embaixadora Explore Alliance e Sócia CEAAL (Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas).
Em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, celebrado em 11 de fevereiro, a astrônoma mirim fala com exclusividade ao Entrevista Nota 10 sobre o amor pela Astronomia, sonhos para o futuro e enfatiza ainda a importância do acesso à informação. Leia na íntegra:
Entrevista Nota 10 - Nicolinha, como surgiu seu interesse pela Astronomia?
Nicole Oliveira - Eu acredito que já nasceu comigo porque desde muito pequena eu já pedia uma estrela para a minha mãe e quando eu descobri que podia vê-las de perto, pedi um telescópio de presente nos meus 4 anos, mas só conseguimos comprar quando eu completei 7 anos de idade.
Entrevista Nota 10 - Há alguma cientista que é uma inspiração para você?
Nicole Oliveira - Tenho muitas, principalmente Duília de Mello e Rosaly Lopes.
Entrevista Nota 10 - Tem algum planeta favorito?
Nicole Oliveira - Saturno! Acho bonito por causa dos anéis.
Entrevista Nota 10 - Quantos asteroides você já detectou e o que isso significa? Qual é a sensação de ter realizado importantes descobertas?
Nicole Oliveira - Já detectei 31 asteroides em todas as campanhas que participo desde 2020. Para mim, é um trabalho sério, faço por amor à Astronomia e por saber da importância desse projeto para a humanidade.
Entrevista Nota 10 - Como funciona a descoberta de um asteroide?
Nicole Oliveira - Existem duas formas: direto pelo telescópio, que são geralmente os astrônomos mais experientes [que fazem] e é muito difícil, ou pelos programas de ciência cidadã, onde um adulto cadastra uma equipe e recebe todas as informações e treinamento para utilização do software.
Entrevista Nota 10 - Pretende continuar se dedicando à caça de asteroides?
Nicole Oliveira - Sim, continuo me inscrevendo nas campanhas pelo IASC junto com o meu clube de ciências online, o @Nicolinha&Kids, onde também ensino outras crianças a utilizarem o software e caçar asteroides.
Entrevista Nota 10 - Nicolinha, o seu canal do YouTube tem diversos vídeos e lives superinteressantes. Você acredita que compartilhar seu interesse por Astronomia incentiva outras crianças a conhecerem melhor esse universo da Ciência?
Nicole Oliveira - É por acreditar nisso que desde os 6 anos eu me dedico para que mais crianças tenham acesso à informação, educação e o principal que é a área STEAM.
Entrevista Nota 10 - E qual é o seu maior sonho para o futuro? Já tem alguma profissão que gostaria de seguir?
Nicole Oliveira - Meu maior sonho é de que todas as crianças tenham acesso à área STEAM e eu desejo muito ser Engenheira Aeroespacial para construir foguetes!