Egressa da Unifor leva ao MaxiModa 2022 sua grife autoral inspirada no sertão

ter, 23 agosto 2022 15:02

Egressa da Unifor leva ao MaxiModa 2022 sua grife autoral inspirada no sertão

No dia 26 de agosto, a designer de moda Beatriz Ribeiro contará no evento como transformou seu Trabalho de Conclusão de Curso na marca de roupas Açude

Beatriz Ribeiro, graduada em Design de Moda pela Universidade de Fortaleza, vai participar do quadro Made In Ceará durante o MaxiModa (Foto: Arquivo pessoal)

A designer de moda Beatriz Ribeiro vai contar a história da sua marca de roupas Açude no MaxiModa 2022, que acontecerá no Teatro RioMar Fortaleza, dia 26 de agosto. Egressa do curso de Design de Moda da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, Bia transformou o tema de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em um negócio bem-sucedido que é sua grife autoral.

A trajetória de Bia e da Açude são as atrações do quadro Made in Ceará, momento reservado no MaxiModa para apresentar cases de moda, marketing e negócios.

A coordenadora das graduações em Moda da Unifor, Priscila Medeiros, destaca o perfil empreendedor do ensino na Universidade, especialmente nessa área: “Os cursos da Unifor estimulam o empreendedorismo na moda e a marca Açude é um dos nossos cases de sucesso. Ela nasceu dentro do curso de graduação tecnológica em Design de Moda e ganhou o mundo, demonstrando que há sempre espaço para a moda sustentável, autoral e criativa”.

Seminário de business, comunicação e moda pioneiro no Nordeste, o MaxiModa volta a ter edição presencial em 2022, após dois anos. Não à toa, o tema deste ano é “MaxiModa: ao Vivo de Novo”, com palestras da diretora de Criação e Conteúdo da TV Globo, Samantha Almeida, da influenciadora Isa Domingues, de Taciana Abreu, do Grupo Soma, e Celina Hissa, da Catarina Mina.

Do papel à costura

O sonho de ter uma marca própria sempre esteve por perto de Beatriz Ribeiro. Em especial, quando projetou um espaço para artesãos no fim do curso de Arquitetura e se aproximou do caldeirão cultural que é Juazeiro do Norte, sua terra natal. Após concluir a primeira graduação, ela viajou para a Bélgica, de onde voltou decidida a se formar em Design de Moda.

Nas disciplinas finais do curso de moda, Bia foi costurando a ideia de criar uma empresa. Desenvolveu a marca, elaborou na disciplina de Marketing o propósito da empresa e fez um ensaio com duas peças, cujos elementos visuais a guiam até hoje, segundo ela. Tudo foi desaguar no TCC, que era um plano de negócios para uma grife chamada Zeferina.

Porém, por questões de registro de propriedade, não foi possível usar o nome inicialmente pensado no Trabalho, em homenagem à avó, costureira de pés fincados no Cariri. Foi então que surgiu a marca Açude. “Açude para gente é uma forma de manter a vida, simboliza permanência, resistência”, diz Bia.

Ao terminar a segunda graduação, ela foi trabalhar em fábricas famosas no mercado cearense, onde conheceu fornecedores, pilotistas, modelistas e costureiras. Com a base do curso de moda e os contatos, Bia investiu o dinheiro que guardava para o projeto. Ela contou ainda com um financiamento familiar para “colocar no mundo”, em 2020, a primeira coleção da Açude, junto com a mãe, Ivete Ribeiro.

As formas orgânicas do sertão e a cultura de seu povo são a inspiração da designer de moda. “A Açude é o sonho de mostrar a força, as cores, a beleza que, às vezes, a gente olha para simplicidade, para pessoas simples e que não vê”, define Bia.

Hoje, a Açude é vendida em dois locais fixos, na loja Catarina Mina e no site paulista Gallerist. A grife apareceu na Revista Elle na segunda coleção e figura no portal do Nordestesse, hub criativo que fomenta a produção de empreendedores nordestinos. A quarta coleção da designer explora um elemento real da natureza, a planta Babaçu, e será lançada este mês de agosto.

Unifor no MaxiModa

A Universidade de Fortaleza marca presença no MaxiModa por meio do quadro Made in Ceará e de um estande dos cursos de moda, além de ser um dos patrocinadores do evento. O estande vai ter um espaço “instagramável”, onde o público vai poder interagir e fazer fotos.

"A participação dos cursos de moda em eventos como o MaxiModa é algo fundamental e de extrema relevância, pois, nesta ocasião, o aluno pode adquirir novos conhecimentos, atualizar-se, ampliar o networking e divulgar o próprio trabalho. É uma oportunidade única de vivenciar o mercado ainda na academia", afirma Priscila Medeiros, coordenadora das graduações em Moda da Unifor.

Da graduação à pós, a Unifor oferece sete cursos de moda: bacharelado em Moda, graduação tecnológica em Design de Moda, Especialização em Produção de Moda e em Styling e VM, além dos MBAs em Comunicação e Marketing de Moda, Gestão de Negócio de Moda, Gestão da Indústria Têxtil e Confecção e Design Gráfico e Digital

Sobre o evento

O MaxiModa foi criado pela empresária, comunicadora e publisher da PlataformaMT, Márcia Travessoni, em 2008 e chega à 14ª edição em 2022. O evento tem formato de um dia de palestras seguidas de mesas redondas que abrangem a cadeia produtiva, inovações na forma de comunicar, negócios e cases de sucesso na moda, trazendo sempre grandes nomes para compartilhar vivências e conhecimento.

Em suas edições anteriores, o seminário atraiu público superior a cinco mil pessoas e contou com a participação de mais de 40 palestrantes. Dentre eles, a estilista Gloria Coelho, a fundadora do movimento Ecoera, Chiara Gadaleta, o designer de sapatos Alexandre Birman e o estilista cearense Lindebergue Fernandes.

MaxiModa: ao Vivo de Novo
Data: 26 de agosto de 2022
Local: Teatro RioMar Fortaleza (Rua Des. Lauro Nogueira, 1500 – Papicu)
Ingressos: Garanta o seu (Alunos Unifor têm 30% de desconto*)
Programação: Confira aqui

* Para compra de ingresso na bilheteria do teatro, mediante apresentação de comprovante de matrícula ou documento que comprove vínculo com a Unifor.