null Pensando em se mudar? Confira 5 dicas do que checar na hora de escolher um imóvel

Seg, 5 Setembro 2022 18:16

Para fazer uma boa escolha, é necessário se observar até aos pequenos detalhes

O profissional da engenharia civil é fundamental para ajudar na escolha de um bom imóvel (Foto: Getty Images)

Realizar a escolha de um imóvel é um momento muito importante e decisivo. Esse é um marco para o início de uma nova vida, seja para a construção de um lar ou até a formação de um empreendimento. Realizar uma boa decisão é fundamental para que tal finalidade seja promissora. Por isso, deve-se ficar atento até aos mínimos detalhes.

Um passo essencial para a realização desse processo é estar acompanhado de profissionais com conhecimentos na área, como é o caso do engenheiro civil. Este tem a capacidade de realizar um projeto estrutural, analisando os diversos fatores de instalações e equipamentos, podendo, assim, dimensionar o potencial do local.

A participação de um engenheiro civil no processo de escolha do imóvel é fundamental. Sem dúvidas, esse é um profissional que traz benefícios ao comprador, pois permite evidenciar possíveis problemas no imóvel e apontar os diferenciais construtivos utilizados”, afirma Ari Holanda, professor do curso de Engenharia Civil da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz

Neste contexto, o docente listou cinco dicas para que você possa fazer uma escolha segura de um imóvel.

1.  Conferir se existem cerâmicas de piso danificadas ou com tonalidades diferentes

As cerâmicas possuem um grande valor econômico e visual. Por isso, é importante verificar o seu estado de conservação por todo o imóvel.  Pisos danificados vão demandar uma manutenção consideravelmente cara. Também é importante observar as cores e tonalidades das peças, para que você possa adquirir um imovel que seja visualmente do seu agrado e que não necessite de muitas interferências no futuro.

2. Checar se as esquadrias de madeira e/ou alumínio estão em perfeito funcionamento

Estes são dois materiais que, além de possuírem um alto valor financeiro, são fundamentais para a composição do imóvel. Encontrar equipamentos deste tipo danificados significa a necessidade de uma grande interferência nos ambientes nos quais estão presentes. Confira se as portas e janelas estão abrindo e fechando bem, além de checar se não há nada fora de prumo ou enganchando no movimento.

3. Verificar se os acabamentos elétricos estão bem instalados e se tomadas e interruptores estão alimentados com corrente elétrica

Este é um ponto que deve-se ter uma atenção especial. A segurança elétrica do ambiente é essencial para evitar grandes danos. Para assegurar este fato, é necessário se atentar e questionar durante a visita qualquer fio exposto, procurando saber quando foi feita a última manutenção do local. Além disso, observe com cuidado se a quantidade de tomadas e interruptores são suficientes e se estão devidamente alimentados com corrente elétrica.

4. Observar se todos os metais sanitários estão instalados e em perfeito funcionamento

Os metais sanitários (torneiras, registros, duchas e cubas, por exemplo) são itens necessários e fundamentais para a composição do ambiente. Além de possuírem grande valor visual, são fundamentais para um projeto estrutural. Caso não estejam bem instalados podem danificar outros equipamentos do local, como o piso, acarretando um grande prejuízo financeiro. Por isso, é necessário atenção redobrada.

5. Verificar as vagas de estacionamento e a facilidade de manobra

Ter uma boa mobilidade é um fator fundamental para o potencial de um imóvel, ainda mais quando se trata de um segmento comercial. Verificar as vagas de estacionamento e a facilidade de manobra é um diferencial para o seu bem-estar ou de um potencial cliente. Deve-se verificar também a acessibilidade do local.