qui, 3 julho 2025 15:07
Unifor competirá em 10 modalidades no JUBs Praia 2025
A competição, que será realizada em João Pessoa, vai reunir as melhores instituições de ensino superior do Brasil em diversas modalidades e categorias

A Universidade de Fortaleza - instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz - marcará presença nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) Praia 2025. As equipes esportivas de basquete 3x3 feminino, cross training masculino e feminino, águas abertas feminino, vôlei misto 4x4, vôlei de praia 2x2 masculino e beach wrestling feminino (+70kg, -70kg e -60kg) e masculino (+90kg) conquistaram vaga para participar da competição, que acontecerá de 31 de agosto a 7 de setembro, em João Pessoa, Paraíba.
Para garantir as vagas, as equipes tiveram que atingir os melhores resultados para se classificarem nas etapas dos Jogos Brasileiros Cearenses (JUCs) Praia. A competição estadual aconteceu no campus da Unifor, em abril.
A aluna Maria Eduarda Azevedo, do curso de Nutrição e atleta do time de vôlei misto 4x4, fala sobre o misto de emoções, o frio na barriga, a gratidão e a felicidade que é chegar em uma competição de alto nível, mas ao mesmo tempo, carregar uma responsabilidade enorme ao levar o nome da Unifor.
“Isso se transforma em motivação por saber que as condições da equipe são muito boas para jogar de igual para igual, até mesmo subir no lugar mais alto do pódio. Estou muito ansiosa e empolgada para representar a universidade e trazer a medalha no peito”, afirma.
Eduarda conta que a equipe tem um clima bom e se supera diariamente. Para ela, cada treino é uma chance de evoluir e alinhar os objetivos, e que as expectativas, a adrenalina e o apoio externo, motivam muito no processo. Além disso, pontua que os momentos de descontração com os atletas, as risadas, as brincadeiras, deixam tudo mais leve.
Em contrapartida, a aluna comenta que existe a parte difícil, ligada à intensa rotina de treinos que exige bastante do corpo e da mente, e aos estudos. “Conciliar os estudos com a preparação física e emocional não é fácil. Tem dias que o cansaço bate forte, às vezes é necessário abrir mão de momentos com a família ou com amigos para manter o foco, e lidar com a pressão também pesa. Mas tudo isso faz parte do processo, e é justamente o que torna especial”, ressalta.
“A equipe está bem preparada, estamos treinando bastante e nos dedicando, individualmente e coletivamente, acredito que nosso desempenho lá vai ser reflexo do trabalho que fizermos aqui, estamos confiantes e com muita vontade do ouro” - Maria Eduarda Azevedo, aluna do curso de Nutrição e atleta do time de vôlei misto 4x4
Lucas Lemos, atleta da modalidade de beach wrestling e estudante do curso de Educação Física, vai representar a instituição na categoria +90kg. Ele declara sua felicidade em poder representar a Unifor em mais uma competição de alto nível, pois significa que tem valido à pena não só o seu esforço, mas também, o da universidade.
Durante o período de preparação, Lucas afirma que a melhor parte é estar fazendo o que gosta e destaca as dificuldades. “Luta é uma das minhas paixões e é muito gratificante poder viver experiências incríveis por meio do que eu amo, porém, tudo tem a sua parte difícil, que é abdicar de certas coisas, certos momentos, mas que sei que no futuro tudo valerá a pena”, comenta.
Além disso, o atleta ressalta a ajuda da Unifor ao disponibilizar a estrutura de qualidade da academia, que auxilia na preparação física, o espaço de treino e a ajuda do treinador Ricardo Igor, assim como o auxílio para viabilizar as viagens para os jogos.
“A nossa equipe está bem preparada, confiante de que vamos chegar lá e dar o nosso melhor para trazer a medalha para nossa universidade” - Lucas Lemos, estudante do curso de Educação Física e atleta de Beach Wrestling
Estrutura e suporte
Ralciney Barbosa, chefe da Divisão de Atividades Desportivas, afirma que as seletivas estaduais para o JUBs Praia tiveram um alto nível, visto que o Ceará é destaque nas modalidades classificadas tanto em nível universitário, como nos que envolvem os atletas profissionais.
O professor destaca que a estrutura do Parque Desportivo da Unifor é uma das mais modernas e equipadas do Brasil, o que proporciona uma melhor preparação para os atletas da universidade. “A Arena Beach Esportes da Unifor, construída em 2023, composta por seis quadras de areia, favoreceu muito para essa preparação e, consequentemente, essas classificações. O acesso de forma gratuita de nossos atletas à academia da Unifor foi outro diferencial, além do apoio do NAMI na recuperação dos atletas em seu setor de fisioterapia”, comenta.
Segundo Ralciney, a Unifor acredita, desde a sua fundação, que o esporte contribui na formação integral desses futuros profissionais. Desse modo, investe de forma significativa no esporte e em todas as suas manifestações, seja no lazer, no educacional, na formação e no rendimento, realizando eventos, projetos e ações na área esportiva.
“A continuidade desse suporte às práticas esportivas é de fundamental importância para que a Unifor se mantenha entre as melhores instituições de ensino superior no ranking esportivo nacional, além do reconhecimento nos rankings educacionais como uma das melhores universidades do Brasil e do mundo na formação acadêmica”, conclui.
“O nível do JUBs Praia tem aumentado muito nos últimos anos, visto que as instituições de ensino superior estão investindo cada vez mais em suas equipes esportivas, ofertando bolsas de estudos e benefícios aos seus atletas. Mesmo diante desse cenário, esperamos estar no pódio em todas as modalidades em que estaremos participando. As equipes da Unifor já tem um reconhecimento nacional e até internacional, por possuírem um nível técnico elevado” - Ralciney Barbosa, chefe da Divisão de Atividades Desportivas da Unifor