sex, 4 setembro 2026 17:13
Esporte universitário e alto rendimento marcam participação da Unifor nos JUBs 2026
Campeão mundial de natação, Luiz Altamir concilia a formação acadêmica em Educação Física com uma trajetória de destaque no esporte e representa a Unifor nos Jogos Universitários Brasileiros 2026

Entre desafios, aprendizados e a busca pela evolução, a natação acompanha Luiz Altamir em diferentes momentos de sua história. Desportista e estudante de Educação Física da Universidade de Fortaleza (Unifor) — instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz, ele soma ao percurso marcado por grandes conquistas, três medalhas de ouro na primeira fase dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2026, nas provas de 100 metros borboleta, 200 metros borboleta e 200 metros livre.
Promovidos pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), os JUBs são considerados a maior competição esportiva universitária da América Latina e reúnem estudantes-atletas de todo o país.
Nesta edição, a Unifor participa nas modalidades de natação, xadrez, tênis de campo, futsal, wrestling, basquetebol, atletismo, atletismo paradesportivo, jiu-jitsu, tênis de mesa e voleibol. No esporte de nado, as disputas aconteceram na piscina do SESI Ferreira Pacheco, em Goiânia, palco das conquistas de Altamir.
Uma trajetória de alto rendimento
Campeão mundial, Luiz Altamir vem construindo sua trajetória de destaque na natação internacional. Ao longo da carreira, o atleta representou o Brasil duas vezes nos Jogos Olímpicos de 2016 e 2021, que aconteceram nas cidades de Rio de Janeiro e Tóquio, respectivamente, além de participações em competições como Jogos Pan-Americanos.
Dentre os momentos mais marcantes dessa caminhada está o título de recordista e medalhista de ouro, conquistados no revezamento 4x200 metros livre, no Mundial de Piscina Curta de Hangzhou, na China.
Diante dessa jornada marcada por experiências em diversos cenários da modalidade, Altamir leva aos Jogos Universitários a mesma disposição para competir, enquanto encontra novas formas de vivenciar o esporte.
“Os JUBs são uma competição diferente, que traz uma certa leveza por ser um ambiente muito divertido. Uma das coisas que mais gosto é a oportunidade de conhecer atletas de outros esportes e trocar experiências com eles. Em relação à preparação, não muda tanto. Continuo encarando a competição com seriedade e buscando entregar o meu melhor”, afirma.
Muito além das piscinas
Nascido em Boa Vista (RR), mas cearense de coração, Altamir carrega na relação com a natação aprendizados que vão muito além dos resultados. Entre eles, está a compreensão de que nenhuma conquista é alcançada de forma individual, já que a preparação envolve o trabalho e a dedicação de diferentes pessoas.
A modalidade também ampliou a visão do atleta sobre as possibilidades que o esporte pode proporcionar. As experiências vividas em diferentes países fizeram com que sua relação com a natação ganhasse novos significados ao longo dos anos.
“Hoje entendo que o esporte é um meio, e não um fim. Foi através dele que tive acesso a lugares e oportunidades que jamais imaginei. Conheci diferentes países e culturas, ampliei muito a minha forma de enxergar o mundo e construí amizades que vou levar para a vida”, conta Luiz.
Um novo capítulo na Unifor
Atualmente, a carreira esportiva de Altamir também se conecta à formação acadêmica. Estudante do 6º semestre de Educação Física, o atleta vive a oportunidade de representar a Unifor no esporte universitário e acrescentar uma nova experiência a uma carreira marcada por grandes conquistas.
A conquista dos três ouros nos JUBs representa, para ele, mais do que um resultado individual. É também a satisfação de vestir a camisa da Universidade e defender a instituição no cenário nacional do esporte universitário.
“É um sentimento de dever cumprido e uma alegria muito grande. É sempre especial poder representar a Unifor no cenário nacional do esporte universitário e conquistar três medalhas de ouro torna essa experiência ainda mais marcante”, afirma.
Mesmo diante de uma trajetória extensa no alto rendimento, o desejo de competir permanece. Para Altamir, estar dentro da água continua significando se desafiar e buscar evolução, enquanto cada experiência contribui para uma caminhada que vai além dos pódios.