null Orgulho Unifor: Professor participa de conferência internacional sobre segurança informática

Ter, 26 Julho 2022 14:20

Orgulho Unifor: Professor participa de conferência internacional sobre segurança informática

No dia 27 de julho, o docente da Universidade de Fortaleza, Rafael Mota, vai ministrar exposição na XXII Jornada Internacional de Segurança Informática


O docente irá palestrar sobre o tema “Armas Autônomas Letais e seu impacto na geopolítica atual e futura” durante o evento (Foto: Arquivo Pessoal)
O docente irá palestrar sobre o tema “Armas Autônomas Letais e seu impacto na geopolítica atual e futura” durante o evento (Foto: Arquivo Pessoal)

O corpo docente da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, é composto por profissionais altamente qualificados, de renome nacional e internacional. Por essa razão, diversos professores da instituição são convidados para participar de grandes encontros acadêmicos e científicos Brasil afora. Esse é o caso de Rafael Mota, docente do curso de Direito que fará uma exposição na XXII Jornada Internacional de Segurança Informática, no dia 27 de julho.

Rafael é graduado em direito, com mestrado e doutorado em Direito Constitucional pela Unifor e pós-doutorado em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). Na conferência online, realizada pela Associação Colombiana de Engenheiros de Sistemas, o docente terá a oportunidade de discutir sobre a temática “Armas Autônomas Letais e seu impacto na geopolítica atual e futura”. 

“Ter a oportunidade de debater a interação do direito com a tecnologia é fundamental por sermos uma sociedade cada dia mais dependente da tecnologia, inclusive com seu uso militar. O emprego de armas robóticas é uma tendência concreta que exige da academia uma reflexão aprofundada em várias dimensões, que vai desde a jurídica à geopolítica”, declara.

+ Relações internacionais, cibernética e os conflitos militares do futuro

Para o professor, a Unifor teve uma importante função viabilizadora na ocupação de espaços tão relevantes. Foi na instituição que ele teve a oportunidade de fazer uma formação acadêmica e profissional de excelência, habilitando-o para participar de eventos de porte internacional como palestrante. “Sem a sólida formação que recebi na Universidade não poderia chegar a eventos como esse”, pontua o docente.

Rafael também ressalta o entusiasmo de poder palestrar em uma ocasião de dimensões internacionais: “Essa participação gera em mim uma sensação de grande satisfação, pois, depois de tantos anos de estudo e pesquisa, poder compartilhar o conhecimento, fomentar o debate e levar o nome da Unifor a outros países é a prova de que todo o empenho acadêmico vale a pena. Agradeço a Universidade de Fortaleza por isso”.

Sobre o evento 

Realizada pela Associação Colombiana de Engenheiros de Sistemas, a XXII Jornada Internacional de Segurança Informática acontece de forma remota entre os dias 25 e 28 de julho. Nesta edição, a conferência busca debater a cibersegurança e o risco geopolítico, visto o contexto  das mudanças na ordem mundial que afetam todas as nações e a dinâmica dos países. Diversos profissionais de renome internacional vão mediar debates sobre variados segmentos que englobam o assunto.