seg, 31 janeiro 2022 14:56
Campus Unifor: diversas experiências incríveis em um só lugar
Estudantes agraciados com as bolsas de Pós-Graduação Yolanda Queiroz compartilham 10 dicas para aproveitar o que há de melhor no campus da Universidade de Fortaleza
Impossível contar nos dedos das mãos, mas a gente resolveu pôr à prova o poder de síntese dos estudantes quando a ordem é elencar as dez melhores maneiras de se aproveitar ao máximo o campus da Universidade de Fortaleza, instituição vinculada à Fundação Edson Queiroz. A pergunta foi feita aos cinco agraciados com as bolsas de Pós-Graduação Yolanda Queiroz 2022.1 e coube a essa turma premiada pelo mérito de ter conquistado as melhores notas ao longo de suas respectivas graduações o desafio de apontar o que há de imperdível e único naquela que já começou o ano subindo ao pódio como a melhor instituição de ensino superior particular do Brasil, de acordo com levantamento realizado pela revista britânica Times Higher Education (THE).
Afinal, o que há de melhor na melhor do Brasil? E como vivenciar as melhores experiências nas áreas de ensino, pesquisa e extensão no campus que também pontua alto nos quesitos beleza e infraestrutura? Com a palavra, os alunos “nota 10” Ana Sicília, 35 anos, egressa do curso de graduação em Design de Moda; Victória Crisóstomo, 22 anos, egressa do curso de graduação em Jornalismo; Manuela França de Carvalho, 24 anos, egressa do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo; Fábia Daniele Martins Costa Diniz, 47 anos, egressa do curso de graduação em Direito e Antônio Vitor Mello, 31 anos, egresso do curso de graduação em Psicologia.
Ana Sicília – Design de Moda
1 - Cursos gratuitos
“Imperdíveis, para mim, são os cursos de extensão e férias! Sempre ficava de olho naqueles que tinham mais a ver com o que eu queria em termos de mercado! Mas eles também me ajudaram bastante no desenvolvimento do texto acadêmico, assim como as palestras sistemáticas oferecidas com personalidades importantes da minha área, porque é aí que você ouve dicas reais de como funciona o mercado e abre a mente para assuntos que estão em alta no momento”.
2 - Produção acadêmica
“Escrever artigos acadêmicos… nossa, isso abre portas! Porque você cria um vínculo maior com os professores, perde o medo do texto acadêmico e vai criando mais propriedade em certos assuntos! Sem falar que é uma preparação e tanto para os últimos semestres que envolve pesquisa e TCC, tornando esse momento mais tranquilo e leve! Cole nos professores e eles vão estimular desde cedo essa escrita”.
Victória Crisóstomo – Jornalismo
3 - Contato com a natureza
“Assim que entrei na Unifor me apaixonei. O campus logo me chamou atenção pelo ambiente arborizado e os bosques com banquinhos por todo lugar. Acho que essa conexão com a natureza deixa a universidade ainda mais propícia aos estudos e acolhe a gente, além de chamar atenção para a responsabilidade ambiental”.
4 - Laboratórios de ponta
“É de impressionar a infraestrutura dos laboratórios. Aprender sobre telejornalismo e ter à disposição um estúdio para colocar em prática as teorias, ter aulas de radiojornalismo dentro de um estúdio de rádio, gravando as atividades, enfim ter uma agência de comunicação multimídia e de ponta como sala de aula é algo que só estimula a gente a ter vontade de aprender cada vez mais. Por fim, aproveitar as oportunidades de estágios internos, desde o primeiro semestre. Comecei a estagiar na TV Unifor ainda no segundo semestre e foi minha primeira experiência com o mercado de trabalho. Hoje sou apaixonada pelo telejornalismo graças à TV Unifor”.
Manuela França – Arquitetura
5 - Oportunidades de intercâmbio
“A Unifor tem parceria com diversas universidades do mundo todo e isso nos dá a oportunidade de intercâmbio logo cedo. Cursei um semestre de intercâmbio acadêmico em Lisboa, Portugal. Foi uma experiência incrível e tive todo o suporte necessário para realizar esse sonho. Vale conversar com os coordenadores antes de escolher a Universidade parceira e as cadeiras que você vai cursar fora porque há a possibilidade de você aproveitar as disciplinas na grade curricular da Unifor, de forma que não atrase o andamento do curso. Isso também pode gerar oportunidades no exterior e, no mercado local, uma experiência internacional sempre pode abrir mais portas no futuro”.
6 - Exposições de arte
“Conhecer o Espaço Cultural Unifor, onde vi exposições incríveis. Foi lá que eu tive um dos primeiros contatos com a arte e acabei influenciada a conhecer cada vez mais. Teatro Celina Queiroz, biblioteca de livros raros, cineclube, eventos artísticos, grupos musicais e de leitura, tudo isso tem na Unifor e acaba sendo um diferencial importante esse acesso ao conhecimento através da arte”.
Fabia Daniele Martins – Direito
7 - Projetos de extensão
“No Direito, imperdível é o projeto de extensão Cidadania Ativa, que desenvolve projetos voluntários de responsabilidade social e ambiental em comunidades, e busca, principalmente, a conscientização dos direitos e deveres do cidadão e a prática da cidadania. Aproveitem também o EPJ, Escritório de Práticas Jurídicas, onde são feitos os estágios e é possível assistir audiências e conhecer o CEJUSC - Centro de Solução de Conflitos, podendo estagiar lá também. É assim que entendemos na prática o que é Responsabilidade Social ”.
8 - Mundo Unifor
“Amo o Mundo Unifor, evento de disseminação científica, cultural, artística e de humanidades que acontece de dois em dois anos. Nele, há os encontros de iniciação à Pesquisa, que também objetiva divulgar as atividades de pesquisa realizadas pelos alunos dos cursos. E palestras com pensadores, artistas e profissionais internacionalmente conhecidos e prestigiados”.
Antônio Vitor Mello – Psicologia
9 - Pesquisa
“Importante é se engajar o quanto antes em pesquisa. E para isso a universidade conta com estrutura maravilhosa de laboratórios e professores fazendo pesquisas de ponta com alunos da graduação e pós. Oportunidade única para você aprender desde cedo a realizar pesquisa, se preparando para o TCC, além de fortalecer e enriquecer o currículo para, mais à frente, quem sabe cursar mestrado e doutorado. Por serem laboratórios em geral ligados à pós-graduação, os alunos da graduação pensam não ser para eles. Mas é sim e as portas estão sempre abertas. Eu vivenciei isso a partir do 3º semestre. E por isso escrevi o TCC com muito mais experiência e segurança”.
10 - Monitoria
“Participar dos programas de monitoria é valioso. Chance não só de aprender mais sobre aquele assunto, estando ao lado do professor, mas para que também possa aprender a ensinar. Essas habilidades são valorizadas não só no âmbito acadêmico, se o aluno quiser ser professor, como no mercado de trabalho, porque ele aprende a falar em público, a debater e dialogar com quem sabe menos que ele em relação a determinado assunto. Tive oportunidade de ser monitor duas vezes, uma no começo da graduação e outra no fim. Felizmente, a Unifor oferece muitas vagas, de semestre a semestre. E isso me ajudou muito a trabalhar a comunicação, o trabalho em equipe, a aprofundar conteúdos e expandir meus contatos com os professores”.