Com apoio da Unifor, Congresso Intersolar Summit debate inovações e desafios do setor de energia solar
Com apoio da Unifor, Congresso Intersolar Summit debate inovações e desafios do setor de energia solar
Professores e alunos de graduação e pós-graduação da instituição terão direito a 20% de desconto na inscrição

Fortaleza sediará nos dias 23 e 24 de abril de 2025 um dos mais importantes eventos da América Latina voltado ao setor de energias renováveis. O Congresso Intersolar Summits Brasil Nordeste, que tem como foco a energia solar, reunirá, no Centro de Eventos do Ceará, especialistas, profissionais e empresas da área para debater as inovações e os desafios do setor.
A Universidade de Fortaleza - instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz - estará presente como apoiador do evento, refletindo o compromisso da instituição com a sustentabilidade e a inovação, temas centrais na formação de seus alunos. Para a instituição, o congresso é uma excelente oportunidade de estreitar os laços com o setor produtivo, fomentando o desenvolvimento e o fortalecimento de parcerias estratégicas.
Para incentivar a participação da comunidade acadêmica, professores e alunos de graduação e pós-graduação terão 20% de desconto na inscrição do congresso, utilizando o código ISNNFR20. A participação no evento proporcionará aos estudantes e docentes um ambiente de atualização técnica, networking e exposição a inovações no mercado de energias renováveis, promovendo uma maior integração entre o setor acadêmico e o setor produtivo.
Energias renováveis no Brasil
O setor de energias renováveis no Brasil tem demonstrado um crescimento significativo nos últimos anos, consolidando-se como um dos pilares da matriz energética nacional. De acordo com o Balanço Energético Nacional (BEN) 2024, elaborado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) em parceria com o Ministério de Minas e Energia (MME), a participação das fontes renováveis na Oferta Interna de Energia (OIE) brasileira atingiu 49,1% em 2023, marcando um aumento em relação aos 45% registrados em 2021.
Esse crescimento é impulsionado principalmente pelo desenvolvimento das fontes eólica, solar e biomassa, além da manutenção da oferta de energia hidráulica com regime hídrico favorável. Em comparação, a média mundial de participação de renováveis na matriz energética é de aproximadamente 14,7%, evidenciando a relevante posição do Brasil na transição energética.
Sempre preocupada em colaborar com as causas globais, a Unifor realiza diversas ações voltadas para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas. Alinhada com ODS 7 - focado na promoção de Energia Limpa e Acessível - a universidade ativou em 2021 uma usina solar, instalada na coberta do estacionamento localizado próximo ao Bloco M.
O empreendimento contém 5.580 placas solares em uma área de aproximadamente 22 mil m², com capacidade para gerar uma economia de energia de 2.1 MWp. O parque solar absorve entre 25% e 30% do consumo de energia elétrica da Universidade, dependendo da época do ano. A iniciativa evidencia o compromisso da Unifor na busca por um campus cada vez mais sustentável, servindo de exemplo para outras instituições no estado e no país.
Mercado de trabalho
O avanço no setor de energias renováveis tem gerado, por consequência, uma crescente demanda por profissionais qualificados capazes de atender às necessidades de inovação, sustentabilidade e eficiência energética. A expansão das fontes eólica e solar fotovoltaica, por exemplo, exige especialistas em planejamento, operação e manutenção de sistemas energéticos renováveis. Além disso, a integração de tecnologias emergentes, como o hidrogênio verde, requer conhecimentos específicos em processos químicos e engenharia de sistemas energéticos.
+ Energia solar impulsiona crescimento do setor de energias renováveis e gera oportunidades no Ceará
Portanto, o mercado de trabalho brasileiro está cada vez mais em busca de profissionais capacitados, oferecendo oportunidades em diversas áreas, desde a pesquisa e desenvolvimento até a implementação de projetos sustentáveis em larga escala. Atenta a esse cenário, as matrizes curriculares das graduações em Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Engenharia Elétrica, por exemplo, têm sido pensadas visando formar profissionais capazes de lidar com os desafios do setor de energias renováveis e promover soluções inovadoras e sustentáveis.
Além disso, a instituição oferta diversos cursos de pós-graduação alinhados às necessidades do mercado de energias renováveis, com destaque para a Especialização em Arquitetura e Projeto Sustentável, Especialização em Gestão de Energias Renováveis, Especialização em Hidrogênio Verde e o MBA em ESG.
Estude na Melhor em 2025.2!
A Unifor está com inscrições abertas para o seu processo seletivo 2025.2, e os interessados podem escolher entre seis modalidades de ingresso: vestibular presencial, nota do Enem, nota de vestibulares anteriores da Unifor, transferência, segunda graduação ou reabertura de curso. A prova presencial será realizada no dia 18 de maio (domingo).
Ao longo de seus 52 anos de história, a Unifor se consolidou como a maior instituição privada de ensino superior do Ceará, a melhor das regiões Norte e Nordeste e a 6ª melhor do Brasil, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF), do jornal Folha de São Paulo.
Serviço
Intersolar Summits Brasil Nordeste
Data: 23 e 24 de abril de 2024
Horário: 17h às 20h
Local: Centro de Eventos do Ceará
Inscrições aqui