qua, 10 setembro 2025 17:14
Núcleo de Estratégias Internacionais promove atividades culturais com estudantes estrangeiros
Atividades como piqueniques, visitas culturais e sessões de cinema integram o calendário e fortalecem o vínculo entre estudantes internacionais e a comunidade acadêmica da Unifor

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, segue fortalecendo seu compromisso com a internacionalização por meio do calendário de eventos do Núcleo de Estratégias Internacionais (NEI). Ao longo do semestre, a programação reúne alunos estrangeiros e os participantes do Buddy Program em momentos de convivência, aprendizado e integração.
Entre as atividades previstas estão piqueniques, sessões de cinema, visitas culturais e encontros formativos, todas voltadas para acolher os estudantes internacionais e fomentar conexões culturais no campus.
A programação tem início com o International Picnic, no dia 12 de setembro, e segue com o Sports Day no dia 18, às 14h30, no Ginásio Poliesportivo, reunindo alunos de diferentes países ao lado de seus buddies brasileiros.
Em seguida, estão previstas ações como a visita ao Acervo Especial da Biblioteca da Unifor (25 de setembro), o Service Day em outubro, a Movie Session (30/10), o evento Cultural Connection (13 de novembro) e o Farewell Meeting de encerramento do semestre (4 de dezembro).
Cultura, acolhimento e experiências internacionais
Entre as dezenas de estudantes estrangeiros que iniciaram o semestre 2025.2 na Unifor, a alemã Emile Schmidt se destaca pela motivação clara: conhecer novas culturas, explorar perspectivas acadêmicas fora da Europa e viver uma experiência transformadora.
Aluna do curso de International Business Management na Alemanha, ela está na Universidade por meio de um programa de dupla titulação e cursa disciplinas em Administração e Comércio Exterior.
“Para mim, um dos principais motivos foi a vontade de voltar à América Latina. Já havia morado na Colômbia e me encantei pela cultura, especialmente por como as pessoas são abertas e receptivas. Queria conhecer outras partes da região, e o Brasil parecia a escolha óbvia, além disso, seria uma oportunidade para aprender uma nova língua”, conta.
A decisão por Fortaleza veio após muitas conversas com colegas brasileiros que estudaram em Berlim. “Já conhecia alguns estudantes da Unifor e ouvi coisas muito boas sobre a universidade. O que me chamou atenção foi o ambiente, as pessoas, a estrutura e tudo o que me contaram sobre a experiência por aqui. Estava realmente entusiasmada para vir especificamente para a Unifor”, afirma.
Emile destaca ainda o acolhimento do NEI e a receptividade dos professores e colegas: “As aulas são boas, e sempre que tenho algum problema, posso conversar com os professores. Eles estão dispostos a escutar, propor soluções e realmente colaborar. Isso faz muita diferença. Estou feliz com a escolha que fiz”.
Uma nova perspectiva acadêmica
Estudante de Finanças e Controle na Holanda, Leander van Geijn buscava mais do que uma simples experiência de intercâmbio: ele queria conhecer a América do Sul de forma autêntica. Com o sonho antigo de visitar o continente, viu na mobilidade acadêmica uma oportunidade para realizar esse desejo e o Brasil se tornou sua principal escolha.
“Sempre tive essa visão do Brasil como um país de natureza rica, cultura diversa e histórias marcantes”, destaca.
Leander e seu buddy, Artur, no hasteamento de bandeiras (Foto: Arquivo pessoal)
Na lista de opções oferecidas por sua universidade, figuravam grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro. Mas foi Fortaleza que chamou sua atenção. “Quis viver algo diferente do que a maioria escolhe”, afirma.
A clareza das informações, o atendimento da equipe do Núcleo de Estratégias Internacionais e a boa reputação da Universidade de Fortaleza foram determinantes: “Desde o primeiro contato com a equipe por e-mail, me senti acolhido. Escolher a Unifor foi uma ótima decisão”.
Atualmente, Leander cursa disciplinas na área de negócios, como Marketing Internacional e Responsabilidade Socioambiental, além de Português. O estudante ficará até o fim de dezembro, mas já planeja aproveitar o visto até janeiro para explorar ainda mais o país:
“Aqui, consigo organizar meu tempo de estudos e ainda viajar nos finais de semana. Tem sido uma experiência completa”.
Calendário NEI 2025.2
International Picnic
Data: 12 de setembro
Horário: 15h
Local: Praça do bloco H
Sports Day
Data: 18 de setembro
Horário: 14h30
Local: Ginásio Poliesportivo.
Visita Guiada à Biblioteca de Acervo Especiais e ao Espaço Cultural
Data: 25 de setembro
Horário: 14h30 às 15h30
Local: Biblioteca de Acervo Especiais
Service Day
Horário: 9h
Local: Escola Yolanda Queiroz
Movie Session
Data: 30 de outubro
Horário: 15h
Local: Videoteca
Cultural Connection: Vivências do Intercâmbio Acadêmico Internacional
Data: 13 de novembro
Horário: 9h
Farewell Meeting
Data: 4 de dezembro
Horário: 15h
Local: Praça do bloco H