Palestra discute importância da Zona de Processamento de Exportação no Ceará
Realizado pelo curso de Comércio Exterior, o debate “O Papel da ZPE no COMEX do Ceará para o Mundo” acontece nesta quinta-feira (24), no Teatro Celina Queiroz
Ressaltando a importância de trazer a exigência do mercado para o âmbito acadêmico, o curso de Comércio Exterior da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, promove a palestra “O Papel da ZPE no COMEX do Ceará para o Mundo”. Aberto ao público, o evento acontece às 19h do dia 24 de março, no Teatro Celina Queiroz, e terá transmissão ao vivo pelo canal da TV Unifor no YouTube.
O debate terá a participação da diretora de operações da Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE Ceará), Andréa Freitas, e da coordenadora técnica da ZPE, Karina Bzyl. A mediação do encontro será realizada por Gustavo Peter, professor da graduação em Comércio Exterior da Unifor. Os alunos do curso que participarem da palestra receberão certificado de participação.
Fundada em 2010, a ZPE Ceará é subsidiada pelo Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). Ela atua na prestação de serviços para empresas instaladas na área da zona franca e promove instalações, estrutura e equipamentos necessários às atividades das autoridades aduaneiras. Além dos segmentos de assearia, cimento e energias, a ZPE também opera com o hidrogênio verde, conhecido como H2V.
Sobre os participantes
Andréa Freitas é conselheira da Companhia de Desenvolvimento do Ceará (Codece) e foi presidente do Conselho Fiscal do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP S/A). Mestranda em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), a bacharel em Ciências Contábeis tem MBA em Gestão Portuária e Negócios Internacionais pelo Instituto Brasileiro de Educação Continuada (INBEC) e LL.M. em Direito Corporativo pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC), além de Pós-Graduação no Programa Executivo de Formação em Gestão Pública pela Escola de Gestão Pública (EGP). Andréa possui ampla experiência na área de Controladoria, com atuação nos grupos Vale, J. Macêdo, Araripe, Jaime Pinheiro e Jereissati.
Karina Bzyl é graduada em Comércio Exterior pela Unifor e possui mais de 10 anos de atuação em diversas áreas neste domínio. Ela é especialista em Direito Tributário pela Faculdade de Tecnologia Darcy Ribeiro – Instituto Mentoring e em Marketing Internacional pela Abracomex e Massachusetts Institute of Business (MIB). Tem Pós-Graduação em Programa Executivo de Formação em Gestão Pública pela EGP.
Gustavo Peter é professor dos cursos de Administração e Comércio Exterior da Unifor, além de idealizador do UP BUSINESS GAME, ferramenta pedagógica com base na gamificação e com foco em simulação empresarial e de mercado. Formado administrador pela Unifor, Gustavo possui MBA em Logística Empresarial pelo IBMEC e tem experiência nas áreas de Administração e Logística empresarial, com ênfase em gestão de transporte e custos operacionais.
Pensando em estudar Comércio Exterior?
“O bacharelado em Comércio Exterior da Unifor, inserido em um cenário global de internacionalização dos negócios, tem como objetivo preparar os futuros profissionais para adquirir as competências necessárias para lidar com questões relacionadas às negociações internacionais. Dessa forma, reconhece a importância de integrar a teoria compartilhada nas aulas à realidade exigida pelo mercado, como conhecimento sobre as áreas tributárias, comerciais, financeiras e aduaneiras”, pontua Alexandra Siebra, coordenadora do curso.
+ CLIQUE AQUI e faça parte da Universidade de Fortaleza
Serviço
Palestra “O Papel da ZPE no COMEX do Ceará para o Mundo”
Data: 24 de março de 2022
Horário: 19h
Local: Teatro Celina Queiroz, no campus da Universidade de Fortaleza
Transmissão: Canal da TV Unifor no YouTube