null Unifor apresenta Programa eVoice em evento comemorativo pelo Dia do Professor

Unifor apresenta Programa eVoice em evento comemorativo pelo Dia do Professor

A instituição realizará triagem vocal e oficina de saúde da voz voltadas para os docentes da Rede Municipal de Ensino

Programa eVoice visa ampliar o conhecimento do professor sobre os fatores de risco para a voz e orienta sobre autocuidado com a saúde vocal

Em comemoração ao Dia do Professor, a Secretaria Municipal da Educação (SME) promove, no Centro de Eventos do Ceará, o Festival Outubro Docente. A Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, marca presença no festival com o Programa eVoice, iniciativa da SME, em parceria com a Unifor, que tem como foco a saúde vocal dos professores da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza e reúne oficinas sobre o aparelho fonador, associadas a estratégias para utilização da voz de forma saudável.

A programação da Unifor no evento inicia hoje (25) e segue até o dia 27 de outubro de 2022. Dentre as atividades estão triagem vocal com o aplicativo VoiceGuard e oficina de saúde vocal, que serão conduzidas pelo fonoaudiólogo e mestre em Saúde Coletiva, Felipe Neri, e pela acadêmica do curso de Fonoaudiologia da Unifor, Waléria Tomaz. Além disso, haverá uma mesa de inscrições para turmas do Programa eVoice.

Para Christina Praça, doutora em Saúde Coletiva, professora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unifor (PPGSC) e coordenadora das iniciativas de saúde vocal no Programa de Promoção da Saúde Integral do Profissional da Educação de Fortaleza (Prosipe), a participação no evento é uma grande oportunidade para dar visibilidade às iniciativas desenvolvidas por pesquisadores da instituição com foco na saúde vocal do professor.

“O Programa eVoice conta com o suporte de duas tecnologias eHealth (eletronic health): o curso a distância (EaD) Saúde Vocal em Foco e o aplicativo VoiceGuard, ferramentas que possibilitam ao professor, de qualquer lugar, acessar os conteúdos e testes. Dessa forma, ele pode aprender mais sobre a voz e fazer um bom monitoramento da sua saúde vocal”, reforça.

Festival Outubro Docente

A agenda do festival, iniciada na última sexta-feira (21), integra o calendário da formação continuada de 2022 dos professores das unidades escolares, trazendo ações diversificadas, que incluem desde oficinas voltadas para a saúde emocional e física dos docentes a palestras com profissionais reconhecidos na área educacional. O evento, dedicado aos professores da Rede Municipal, conta com ilhas de cuidado com a saúde, tecnologia, vacinação, entre outros atendimentos.

Programação da Unifor no Festival Outubro Docente
Local: Centro de Eventos do Ceará