Confira os principais projetos expostos no 13º Dia T

qui, 1 dezembro 2022 18:26

Confira os principais projetos expostos no 13º Dia T

Iniciativas envolvem jogos educacionais, protótipos de biodigestores e ações voltadas para comunidades artesãs de Cascavel


O Dia T é um momento no qual alunos dos cursos de tecnologia da Unifor expõem  projetos e ações de extensão realizados por eles ao longo do semestre (Foto: Ares Soares)
O Dia T é um momento no qual alunos dos cursos de tecnologia da Unifor expõem projetos e ações de extensão realizados por eles ao longo do semestre (Foto: Ares Soares)

O Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, realizou a 13ª edição do Dia T. O evento é tradição dos cursos de tecnologia, e reúne todas as graduações do centro para um momento de exposição de atividades e projetos de extensão realizados pelos alunos. 

O momento, aberto à comunidade acadêmica e ao público em geral, proporciona a todos um espaço repleto de tecnologia e inovação. Ao longo da manhã, os visitantes puderam vivenciar e assistir apresentações e explicações de projetos e protótipos desenvolvidos por estudantes dos mais diversos cursos do CCT. 

Estiveram presentes discentes e docentes das graduações em Engenharia Civil, Elétrica, Mecânica, Computação, Produção, Ambiental e Sanitária, Controle e Automação, bem como dos cursos de Ciência da Computação, Arquitetura e Urbanismo e Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Entre os diversos destaques da exposição estão os projetos Experimentos em Engenharia – Composteira e Biodigestor, Vivência de Jogos Educacionais e a ação voltada para artesãos do município de Cascavel, realizada por alunos da disciplina de Estratégia Empresarial oferecida pelo CCT. 

Experimentos em Engenharia

O projeto “Experimentos em Engenharia” é uma atividade desenvolvida ao longo do semestre na disciplina de Experimentação e Desafios em Engenharia, ofertada no primeiro período de todos os cursos de Engenharia da Unifor. Neste semestre, os estudantes tiveram o desafio de produzir um biodigestor doméstico que trouxesse alguma inovação em seu funcionamento. 


Os alunos, divididos em equipes, desenvolveram protótipos de biodigestor para apresentar no Dia T (Foto: Ares Soares)

O resultado final foi a entrega de três produtos: uma Cartilha, um Vídeo e o Protótipo, exposto para avaliação final no Dia T. Miguel Praça, aluno do primeiro semestre do curso de Engenharia da Computação explica que o projeto trata de um sistema para biodigestor diretamente voltado para o mercado consumidor. 

“A gente teve a ideia de passar para o público o que é um biodigestor e como montá-lo. Nosso sistema fica junto com um aplicativo, que passa informações acerca do equipamento. Nós fizemos a pesquisa de mercado e vimos que isso é uma possibilidade, além de ser economicamente viável, então estávamos querendo ver como podíamos aplicar isso para a sociedade”, esclarece o estudante. 

Vivências de Jogos Educacionais

Voltada para estudantes da Escola Yolanda Queiroz, a ação “Vivência de Jogos Educacionais”  consta na prototipagem de jogos educativos realizados pelos alunos da disciplina de Experimentação em Protótipos, do segundo semestre do curso de Ciência da Computação. 

João Pedro Sampaio desenvolveu, juntamente aos seus colegas, um jogo sobre reciclagem. O intuito da brincadeira é mostrar para as crianças a importância da reciclagem, assim como ensiná-las a diferenciar em quais cestos de lixo materiais como papel, metal, vidro e plástico devem ser descartados. 


João Pedro, à esquerda, explica o funcionamento do jogo para aluna da Escola Yolanda Queiroz (Foto: Ares Soares)

“Esse projeto é importante porque a gente aprende e as crianças também. Cada jogo diverte, mas também ensina muito. Essa parte de ensinar por meio de jogos é muito interessante, porque a criança fica com vontade de jogar, então, consequentemente ela aprende muito também”, pontua o discente.

Estratégia Empresarial para artesãos 

Na cadeira de Estratégia Empresarial, também ofertada pelo CCT, os alunos, ao longo do semestre, prestaram auxílio por meio de capacitações a comunidades artesãs no município cearense de Cascavel. O projeto levou conceitos aprendidos em sala de aula para ajudar os artesãos no desenvolvimento de seus negócios.

Nos treinamentos, os estudantes ensinaram desde conceitos básicos de estratégia empresarial, como missão, valores e princípios, aos mais complexos, como Matriz BGC. As técnicas apresentadas eram voltadas para a solução de problemas, identificados pelos alunos por meio de diagnósticos feitos tanto de maneira remota quanto in loco, em visitas feitas pelos discentes nessas comunidades.

“A partir disso, trabalhamos com capacitações, explicando técnicas de estratégia empresarial de maneiras simples, com o intuito de auxiliá-los no desenvolvimento de seus negócios como um todo”, explica Rodrigo Avelino, aluno do curso de Engenharia da Computação da Unifor.