Entrevista Nota 10 | Regina Cláudia Dourado e as oportunidades profissionais no setor farmacêutico

seg, 10 fevereiro 2025 12:18

Entrevista Nota 10 | Regina Cláudia Dourado e as oportunidades profissionais no setor farmacêutico

Nova coordenadora de Farmácia ressalta os diferenciais do curso da Unifor na formação profissional, além de comentar as oportunidades do setor farmacêutico em expansão


Especialista em Indústria Farmacêutica, Regina possui mestrado em Química e doutorado em Química Orgânica (Foto: Ares Soares)
Especialista em Indústria Farmacêutica, Regina possui mestrado em Química e doutorado em Química Orgânica (Foto: Ares Soares)

O conhecimento farmacêutico acumula milênios de estudos e aplicações que já salvaram e melhoraram a vida de inúmeras pessoas, tornando essa profissão vital e altamente requisitada em todo o mundo. No Brasil, o cenário não é diferente: em 2024, farmácia foi o segundo curso com maior empregabilidade no mercado nacional, segundo uma pesquisa do Instituto Semesp.

E para aproveitar as melhores oportunidades, é essencial ao profissional dessa área contar com uma formação contínua e de qualidade. A graduação em Farmácia da Universidade de Fortaleza — instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz — é um exemplo disso, sendo reconhecida pela excelência em metodologias de ensino inovadoras, assim como as pesquisas de alto nível e as possibilidades de extensão universitária.

“[O curso] oferece oportunidades para o crescimento profissional, disponibilizando  laboratórios que empregam tecnologias avançadas para o desenvolvimento de novos produtos e serviços de saúde compatíveis com as exigências atuais”, explica a farmacêutica Regina Cláudia de Matos Dourado. A professora assume, a partir deste semestre, a coordenação da graduação em Farmácia da Unifor.

Especialista em Indústria Farmacêutica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Regina possui mestrado em Química e doutorado em Química Orgânica pela UFC, onde também se graduou em Farmácia. Já foi tutora do curso de Gestão da Assistência Farmacêutica EAD na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tendo ainda ministrado aulas nas especializações em Farmácia clínica e Prescrição Farmacêutica e em Nutrição Funcional e Fitoterapia.

Na Entrevista Nota 10 desta semana, ela fala sobre as oportunidades do setor farmacêutico em expansão, além de ressaltar os diferenciais do curso de Farmácia da Unifor na formação profissional.

Confira na íntegra a seguir.

Entrevista Nota 10 — Em constante expansão, o setor farmacêutico oferece diversas áreas de atuação, desde a farmácia clínica até a indústria e a pesquisa. Quais são os ramos que estão aquecidos atualmente no mercado e prometem novas oportunidades para os profissionais de farmácia?

Regina Cláudia Dourado — Os setores farmacêuticos em constante crescimento são as farmácias e drogarias, as quais são estabelecimentos de saúde. Os farmacêuticos têm assumido um papel cada vez mais importante para garantir o acesso a serviços que vão além da dispensação de medicamentos, como a oferta de serviços de atenção farmacêutica para idosos que precisam de acompanhamento e orientação para o uso simultâneo de vários medicamentos (polifarmácia).

Na farmácia, o farmacêutico promove o uso correto dos medicamentos, assim como serviços de saúde com a realização de exames utilizando dispositivos que facilitam a testagem rápida para dengue, Covid-19 e outras doenças. Ele também realiza testes de glicemia e aferição de pressão arterial. As farmácias oferecem serviços essenciais para atender a necessidade da população em geral. As Farmácias Magistrais ainda representam um importante segmento farmacêutico, com produtos manipulados individualmente para cada paciente de acordo com a prescrição.

Entrevista Nota 10 — O mercado farmacêutico brasileiro tem passado por transformações significativas. Na sua visão, quais são os principais desafios que os novos profissionais enfrentam ao ingressar na carreira? O que é preciso para se destacar nesse mercado de trabalho?

Regina Cláudia Dourado — Para vencer os desafios do mercado, os profissionais deverão investir na educação continuada, na qualificação e no aperfeiçoamento para que se tornem profissionais generalistas de excelência, porém especialistas em suas respectivas áreas de atuação.

Entrevista Nota 10 — Uma formação de qualidade é essencial para se destacar no mercado de trabalho farmacêutico, e a Unifor está sempre atenta às transformações desse cenário para garantir excelência a seus alunos. Quais são os principais diferenciais do curso de Farmácia? Como a prática profissional é inserida no cotidiano da graduação?

Regina Cláudia Dourado — O curso de Farmácia da Unifor alcançou reconhecimento pela formação de profissionais farmacêuticos de excelência com metodologias de ensino inovadoras, pesquisa, extensão e serviços. Oferece  oportunidades para o crescimento profissional e disponibiliza laboratórios que empregam tecnologias avançadas para o desenvolvimento de novos produtos e serviços de saúde compatíveis com as exigências atuais.

Entrevista Nota 10 — A área de farmácia clínica tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil. Como a Universidade de Fortaleza prepara os alunos para essa abordagem mais próxima ao paciente e consciente do papel social do farmacêutico?

Regina Cláudia Dourado — No Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI), os alunos do curso de Farmácia da Unifor desenvolvem diversas habilidades ao prestar atenção farmacêutica durante o Estágio de Cuidados Farmacêuticos. Na Liga Acadêmica de Farmácia Clínica, nossos alunos participam de inúmeras ações de extensão, oferecendo serviços farmacêuticos à comunidade local.

Entrevista Nota 10 — O setor farmacêutico também está fortemente ligado à pesquisa e desenvolvimento. De que maneira a Unifor incentiva seus alunos a se envolverem com pesquisa científica e dá suporte para a formação de profissionais pesquisadores?

Regina Cláudia Dourado — O curso de Farmácia incentiva seus alunos a realizar Iniciação Científica durante a graduação. Vários alunos bolsistas desenvolvem projetos de pesquisas relevantes, publicam artigos científicos e já se consideram futuros pesquisadores. Muitos egressos estão realizando pós-graduação, mestrado e doutorado.

Entrevista Nota 10 — Neste semestre, você assumiu a coordenação do curso de Farmácia da Unifor. Como recebeu o desafio de coordenar essa graduação? Quais são suas principais metas para essa nova fase?

Regina Cláudia Dourado — A coordenação do curso de Farmácia da Unifor é um grande desafio que eu recebi com muita gratidão e senso de responsabilidade. Espero realizar uma gestão efetiva que traga bons resultados. Nossos laboratórios estão recebendo novos equipamentos. Estamos aguardando a aprovação de um projeto de implantação de uma Farmácia Magistral no NAMI. Vamos lançar a proposta de um curso de especialização em manipulação de medicamentos e cosméticos.