Orgulho Unifor: aluna de Nutrição conquista vice-campeonato no Torneio Nacional de Ginástica Rítmica
qui, 7 novembro 2024 14:54
Orgulho Unifor: aluna de Nutrição conquista vice-campeonato no Torneio Nacional de Ginástica Rítmica
Em nome da paixão pelo esporte, Lara Fragoso superou desafios pessoais e físicos para alcançar a vice-liderança nacional no campeonato
A estudante do curso de Nutrição da Universidade de Fortaleza - instituição da Fundação Edson Queiroz - e atleta da Kgym Escola de Ginástica Rítmica, Lara Fragoso, de 20 anos, conquistou o vice-campeonato no Torneio Nacional de Ginástica Rítmica, realizado em Cuiabá. Comprometida com uma rotina intensa de estudos, estágio e treinos, Lara alcançou o segundo lugar na categoria adulto, demonstrando espírito de superação ao enfrentar desafios pessoais e físicos que marcaram sua trajetória até a conquista.
Lara iniciou seu caminho na ginástica rítmica aos seis anos e, desde então, tem acumulado títulos e experiência na modalidade. Ela participou pela primeira vez do torneio nacional em 2016, quando competiu na categoria infantil e conquistou o vice-campeonato. Em 2018, alcançou o sexto lugar na categoria juvenil, e, no ano passado, embora tenha disputado na categoria adulto, os resultados não foram os esperados. Este ano, Lara voltou a se destacar ao garantir a segunda posição geral e também o vice-campeonato na prova de bola.
Apesar dos desafios, Lara nunca desistiu do esporte. Com o apoio da Unifor, uma vez que ela treina no Parque Desportivo da instituição, a atleta pôde se dedicar intensamente para a competição nacional, equilibrando seus compromissos acadêmicos com os treinos. “Mesmo com esse processo bem complicado de machucado, de sair da aula correndo para o treino, cansada, mesmo com tudo isso, eu sabia que tinha chance,” conta a atleta. “Eu sabia que mesmo que eu tivesse pouco tempo para treinar, ia fazer a diferença, e eu realmente aproveitava cada segundo no treino. Por tudo isso, eu fiquei muito feliz de participar e muito emocionada com os resultados que conquistei. Foi muito especial!”
A conquista deste ano tem um sabor especial para Lara. Dias antes da competição, a atleta enfrentou o luto pela perda de sua avó e uma lesão no pé, sofrida durante o Torneio Regional, que garantiu sua vaga para o nacional. Com o apoio de sua treinadora, Katlyne Freitas, e um intenso trabalho de fisioterapia, ela se dedicou ao máximo para competir. “No Regional, ela lesionou o pé. Seria mais um desafio a ser superado. Fez toda a preparação de treinos para o Nacional, fazendo fisioterapia, sentindo dores, mas fazia o que tinha que ser feito,” destaca a técnica, proprietária da Kgym. “E o resultado foi muito positivo, Lara conquistou a 2ª colocação geral da Categoria Adulto Nível 1, se consagrando Vice-Campeã Nacional de Ginástica Rítmica”.
Apoio da Unifor ao esporte
A Unifor é reconhecida pelo incentivo ao desenvolvimento esportivo, promovendo modalidades diversas e oferecendo a estrutura necessária para os treinos de seus atletas. Para Ralciney Barbosa, chefe da Divisão de Atividades Desportivas (DAD) da Unifor, a vitória de Lara representa o compromisso da instituição com o esporte e o desenvolvimento de seus alunos.
“A Unifor, desde a sua fundação, tem uma vocação esportiva, há um interesse e um investimento nas modalidades, entendendo que o esporte é uma ferramenta muito poderosa em diversas áreas, quer seja na educação, quer seja na promoção da saúde,” afirma Ralciney. Ele ressalta ainda a importância da parceria com a Kgym, que treina suas atletas nas instalações da Unifor, oferecendo ainda aulas gratuitas de ginástica para 25 crianças da comunidade.
Planos para o futuro
Mesmo diante das incertezas sobre futuras competições, Lara pretende seguir envolvida com a ginástica, seja como atleta ou árbitra, função para a qual tem se capacitado. A atleta destacou que o esporte será sempre parte de sua vida, e que o apoio que recebe da família, do namorado e da treinadora é fundamental para manter sua trajetória no esporte e nos estudos.
Para Lara Fragoso, a conquista no Torneio Nacional de Ginástica Rítmica é mais que uma medalha: é a confirmação de que esforço, superação e apoio fazem toda a diferença no caminho para o sucesso.