Professor da Unifor é premiado em simpósio na USP com pesquisa sobre mercados digitais

sex, 27 dezembro 2024 14:38

Professor da Unifor é premiado em simpósio na USP com pesquisa sobre mercados digitais

Estudo do docente Francisco Medina propõe modelo regulatório inovador para promover concorrência justa no ambiente digital brasileiro


O professor Francisco Medina conquistou o terceiro lugar na categoria “Doutores”, no segundo Simpósio de Mercados Digitais (Foto:Arquivo pessoal)
O professor Francisco Medina conquistou o terceiro lugar na categoria “Doutores”, no segundo Simpósio de Mercados Digitais (Foto:Arquivo pessoal)

Francisco Medina, professor de graduação e pós-graduação em Direito da Universidade de Fortaleza — instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz —, foi premiado no segundo Simpósio de Mercados Digitais. A iniciativa aconteceu no dia 4 de dezembro, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). 

Na ocasião, o docente apresentou o artigo “Metodologias de Intervenção Concorrencial nos Mercados Digitais nas Decisões do Conselho Administrativo de Defesa Econômica - CADE: Perspectiva de um Modelo Regulatório para as Plataformas Digitais”, conquistando o terceiro lugar na categoria “Doutores”

O trabalho reflete a crescente relevância dos mercados digitais no cenário econômico global e aborda os desafios enfrentados para sua regulação no Brasil. Segundo Medina, a motivação para investigar o tema veio da necessidade de compreender a complexidade das relações econômicas no ambiente digital, destacando os riscos à concorrência, como a concentração de mercado e práticas abusivas. 

A pesquisa premiada é um recorte da tese de doutorado de Medina, concluída em setembro de 2024 com apoio da Unifor. Ele ressalta que sua experiência como docente foi essencial para o desenvolvimento da pesquisa. “A vivência na Unifor ampliou minha motivação para aprofundar os estudos sobre mercados digitais”, destaca.

O artigo trouxe uma análise das decisões do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), essencial para a formulação de um modelo regulatório adaptado ao contexto brasileiro. O foco está em metodologias que conciliem flexibilidade e rigor, promovendo um equilíbrio entre inovação, justiça econômica e proteção ao consumidor.

No simpósio, o trabalho contribuiu diretamente para os debates ao propor soluções práticas para desafios enfrentados nos mercados digitais. Além de explorar como dados e algoritmos impactam a concorrência, o estudo apresentou estratégias para coibir práticas abusivas e fomentar um ambiente mais justo e competitivo nas plataformas digitais.