Professoras da Universidade de Fortaleza participam de edição online do Pint of Science
O evento mostra a produção científica de forma descontraída. O Brasil é o recordista dos 30 países que participam do festival de divulgação científica que vai até 19 de maio.
O Pint of Science, maior festival de divulgação científica do mundo, será realizado, pelo segundo ano consecutivo, em formato gratuito pelo YouTube. Devido à continuidade da pandemia, mesas de bares e restaurantes seguem trocadas por transmissões ao vivo em 67 cidades brasileiras. A programação de Fortaleza conta com pesquisadores de diversas instituições. A Universidade de Fortaleza tem as professoras Fernanda Martins Maia e Normanda Araújo de Morais como participantes na programação do dia 19 de maio, quarta-feira. Veja mais sobre a programação no Canal do Pint of Science Online Brasil no Youtube.
Ao todo, serão promovidos seis bate-papos virtuais, sobre temas como fontes de alimento do futuro, computação quântica, clonagem de animais, vida em Marte, doença de Parkinson e violência familiar. A professora Fernanda fala sobre o tema “Doença de Parkinson: muito além do tremor” e a professora Normanda aborda a questão “Contextos familiares violentos: como podemos proteger as crianças?”. O público poderá esclarecer suas dúvidas pelo chat.
Seis temas foram escolhidos para a edição do evento online em Fortaleza (Reprodução do site)
“O Pint of Science surge como uma oportunidade para trazer a ciência para mais perto da comunidade, abrindo um espaço de diálogo entre cientistas e cidadãos, tornando a ciência algo mais perceptível, mais real e mais humano”, destaca Fernanda Maia, que é professora do Programa de Mestrado em Ciências Médicas da Universidade de Fortaleza. Para a pesquisadora, “apesar da excelente produção científica que existe atualmente no mundo inteiro, a população geral não toma conhecimento de seus avanços, de suas controvérsias, e até mesmo de suas dúvidas”. Fernanda considera ainda que, durante a pandemia de Covid-19, o desconhecimento de metodologia científica e da análise crítica de resultados científicos fazem falta na nossa sociedade.
Divulgação científica
Essa é uma oportunidade de apresentar pesquisas recentes e aproximar as pessoas à ciência em conversas descontraídas, atrativos que fizeram sucesso nas primeiras edições do evento em Fortaleza e que levou mais de 200 pessoas por dia aos bares.
A programação completa do festival no Brasil está disponível no site pintofscience.com.br e não há necessidade de inscrição. Para saber como assistir à programação de Fortaleza basta acessar: pintofscience.com.br/events/fortaleza
Serviço:
Programação Pint of Science 2021- Fortaleza
De 17 a 19 de maio de 2021
Dia 19
19h - Doença de Parkinson: muito além do tremor
Fernanda Martins Maia Carvalho (Unifor)
20h30 – Contextos familiares violentos: como podemos proteger as crianças?
Normanda Araújo de Morais (Unifor)
Os bate-papos serão transmitidos pelo canal do Pint of Science Online Brasil no Youtube. A programação completa e links de transmissão podem ser acessados em https://pintofscience.com.br/events/fortaleza