seg, 25 novembro 2024 10:51
Você já ouviu os podcasts da Melhor?
Com mais de 15 podcasts no ar, a Universidade de Fortaleza se consolida como um polo de criação de produtos neste formato, oferecendo orientação e estrutura para alunos e professores de diversas áreas
Você provavelmente já deu uma voltinha pela podosfera, o fantástico mundo dos podcasts. São programas em áudio que abordam os mais diferentes assuntos e têm acompanhado os brasileiros nas suas tarefas mais cotidianas — de uma corrida a uma viagem mais longa no transporte coletivo, passando pela rotineira lavagem de louça.
Desde a pandemia, a popularização do formato no Brasil escalou e nunca se consumiu tanto podcasts e videocasts como hoje. Mais de 41 milhões de brasileiros costumam ouvir esses programas com frequência, segundo o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC).
Neste meio tempo, o mercado de podcast se profissionalizou, o ouvinte amadureceu, e os produtores mergulharam em novos desafios para trazer ideias criativas e sustentáveis. Foi neste cenário que a Universidade de Fortaleza, vinculada à Fundação Edson Queiroz, se consolidou com um polo de criação de produtos neste formato por meio da TV Unifor e de seu núcleo de produção de podcasts, que dá suporte com estrutura e equipe para viabilizar os programas de alunos e professores sobre os mais variados temas.
No canal do UniforCast, você vai mergulhar em temáticas acadêmicas e de leituras pelo “LibriCast”. Se quer ouvir trajetórias de diferentes profissionais do Direito, escute o “PodCidadania” e o “Miolo de Pote”. Se gosta da área da saúde e da estética, já pode seguir o “Fisioterapia ao Pé do Ouvido” e o “Estética em Foco”. Também há podcasts para falar de ética na pesquisa, futebol, cultura periférica, finanças e vários outros assuntos.
“Por estarmos em uma universidade, conseguimos tratar de muitos assuntos e sempre com profundidade”, explica o diretor da TV Unifor, Max Eluard. “Nosso cardápio de podcasts é muito diverso. (...) Conseguimos atingir diferentes públicos, e vejo o impacto pelo fato de a TV Unifor ser um espaço de formação dos alunos. Vejo esse impacto na formação de quem faz”, acrescenta.
Futebol e conhecimento
Matheus Pinheiro, do 4º semestre do curso de Jornalismo, já tinha um podcast sobre futebol com outros quatro amigos quando se inscreveu para levá-lo à TV Unifor e aproveitar a estrutura da Universidade. Hoje, integra o “PodRei”, que funciona como uma mesa redonda com dois torcedores do Fortaleza e dois do Ceará para discutir temas quentes do futebol.
O roteiro precisa estar pronto na quinta-feira à noite, pois as manhãs das sextas-feiras são intensas com a gravação e edição do programa semanal. A experiência, diz Matheus, tem o ajudado a desenvolver seu senso crítico, melhorar a capacidade de pesquisa, improvisação e organização de ideias de uma forma mais rápida e direta.
O estudante conta que, no Núcleo de Podcasts da TV Unifor, tem tido a oportunidade também de produzir outros podcasts que não são de sua autoria, como o “É o Quê?”, o “Entre Nós” e o “Bora Nessa”. Toda a experiência tem lhe ajudado a dominar diversos assuntos e a facilitar sua comunicação.
“A experiência ajuda no domínio da fala. Com a prática de uma fala mais didática ou crítica, ou mesmo de entrevistas, as pessoas melhoram sua comunicação e, ao mesmo tempo, disseminam informações que podem ajudar a terceiros”, afirma.
“O campus é um mundo e tem tudo que precisamos para fazer a produção dos podcasts. Por estarem na Unifor, os programas têm uma facilidade de ‘correr’ entre os alunos. E por serem feitos por estudantes da Unifor, encoraja muitos outros a fazerem seus próprios programas” — Matheus Pinheiro, aluno do curso de Jornalismo
Mais autonomia e pertencimento
A professora Ana Paula Farias é coordenadora do núcleo de produção de podcast da TV Unifor. Ela explica que alunos e docentes contam com três estúdios de rádio e um estúdio de TV para a gravação. Atualmente, são dois os videocasts na Universidade: o “Miolo de Pote” e o “Sapiência”.
“Além de produzir os nossos próprios podcasts [do núcleo], nós acompanhamos os podcasts de estudantes e professores [de outros cursos] que requisitam a nossa orientação. Às vezes, desde a concepção do projeto, formatação, até os processos de gravação e edição dos pilotos”, explica.
O núcleo faz parte da TV Unifor e conta com cinco alunos, que se reúnem semanalmente para trocar referências e avaliar as produções. É nestes momentos que surgem as ideias para novos produtos, que passam por escuta e análise coletiva dos pilotos para ajustes antes de, de fato, ir ao ar. “Os podcasts criados e produzidos pelo Núcleo abordam temas de interesse do público jovem”, diz Ana Paula.
“Quanto aos que produzem, observo o fortalecimento do sentimento de pertença em relação à Universidade em muitas dimensões, desde o contato mais aproximado com o corpo técnico ao maior entendimento da função dessas pessoas e do que é a Unifor, de como ela funciona” — Ana Paula Farias, coordenadora do núcleo de produção de podcast da TV Unifor
A docente diz ver os alunos que participam da produção de podcasts ganharem mais autonomia ao exercerem uma participação ativa em todas as etapas do produto. “Isso lhes proporciona uma apropriação natural da técnica e impulsiona cada vez mais o espírito criativo", acredita. Quanto aos ouvintes, Ana Paula acredita que há boa receptividade e um interesse crescente pela produção de novos podcasts.
“A possibilidade de participação de alunos de qualquer curso, a meu ver, promove maior diversidade de pontos de vista, de expertises, referências, reforça a importância da comunicação para qualquer área do conhecimento acadêmico e demonstra também a força e o alcance do podcast como mídia”, acrescenta a professora.
Aprender sobre gestão e sobre técnicas
Quando Vinicius Pires entrou no curso de Jornalismo da Unifor, tinha pressa em encontrar um estágio. Por meio de amigos, conheceu a TV Unifor e seu núcleo de podcast. Foi lá que passou um ano mergulhado na podosfera.
“Participo da grande maioria dos podcasts, na produção ou gravação mesmo. Mas o ‘A Margem’ é o podcast que criei e que apresento junto com a Dhara Amorim, estudante de Jornalismo”, conta. Nele, os dois alunos falam de arte, cultura e política sob o ponto de vista da periferia. São cinco episódios, de apenas uma temporada.
Lá, eles receberam convidados do Negrada Educa, os artistas Blecaute e Colagem Negra, o rapper 6UTTO e o psicólogo Fernando Pinto. “O resultado foi muito enriquecedor”, diz Vinicius.
“Os podcasts disponíveis no UniforCast impactam diretamente os estudantes, isso desde a produção, porque são os alunos que produzem e concebem toda a ideia do programa, e na recepção também, pois nosso público-alvo são os alunos. A informação vem desde ‘rolês’ culturais na cidade, educação financeira, pautas sociais, poesias e entretenimento”, afirma.
“Desenvolvi muito a ideia de gestão ao distribuir os podcast, definir data, preparar o release e todo esse enxoval de imprensa. Tem um cronograma para não se perder, e a experiência de gravação é super importante, desde quando você troca ideia com o técnico nas testagens até as técnicas de gravação” — Vinicius Pires, aluno do curso de Jornalismo
Para Vinicius, a integração de conhecimentos é o maior benefício com a diversidade de cursos presentes na podosfera da Unifor. “Essa troca de saberes enriquece muito nosso processo de aprendizagem durante todo o período do estágio na TV Unifor e, principalmente, no Núcleo de Podcast”, acredita.
Suporte na preparação para o mercado de trabalho
No quarto semestre de Jornalismo, Beatriz Barros é bolsista do Núcleo de Podcast da TV Unifor. Ela participa ativamente dos podcasts “Entre Nós”, “É o que?” e “Bora Nessa”. Também está na produção de “PodRei”, “Miolo de Pote”, “Sapiência” e “Ordem no Bolso”.
“Quando descobri a proposta de trabalhar com produção e assessoramento, vi nisso uma grande oportunidade de me preparar para o mercado de trabalho e aprofundar meus conhecimentos no universo dos podcasts e das produções audiovisuais”, relembra. Beatriz conta que tem aprendido e se aprofundado bastante no universo da produção, além de desenvolver habilidades para conhecer pessoas e assessorá-las em seus trabalhos.
“O Núcleo [de Podcast] representou uma oportunidade valiosa de crescimento profissional, tanto por meio das experiências com os meus assessorados quanto pelo acompanhamento dos meus orientadores, Ana Paula Farias e Max Eluard, que sempre demonstram interesse em me ajudar a me tornar uma profissional cada vez melhor” — Beatriz Barros, aluna do curso de Jornalismo
Para ela, o dia a dia é sempre muito dinâmico na podosfera. Primeiro, trabalha na definição da ideia inicial do podcast. Em seguida, passa para o “trabalho de escritório”, que inclui a elaboração de roteiros, agendamento de reuniões, definição da periodicidade e a redação de releases.
“Só então partimos para as gravações. Esse processo tem sido essencial para minha formação, me ajudando a lidar com responsabilidades, a ser mais proativa por estar diretamente conectada ao mercado de trabalho de outras pessoas e a me manter atualizada sobre tendências importantes que precisam ser discutidas", afirma.
Segundo Beatriz, combinar criatividade com responsabilidade pode contribuir diretamente em diversos aspectos para o desenvolvimento dos alunos, além do âmbito profissional. “Por termos uma ampla variedade de podcasts, com ideias, estilos e formas de produção bem diferentes, acabamos aprendendo a tratar cada projeto de maneira única”, diz.
Docentes também são bem-vindos
Armando Costa Jr. é professor do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Unifor e apresentador do “Miolo de Pote”. Começou apresentando lives musicais na época do isolamento social da pandemia, mas logo se desinteressou e mergulhou no mundo dos podcasts.
“Achei muito legal aquele formato e pensei que nenhuma universidade tinha um podcast daquele estilo. Levei a ideia para a TV Unifor, e resolvemos tocar isso”, explica. Desde então, já foram 60 episódios, gravados ao vivo com convidados que passeiam do campo jurídico à arte.
“A ideia é ser um instrumento de divulgação de pessoas, de personalidades, tanto do mundo jurídico quanto do mundo político, esportivo e artístico e de pessoas comuns também”, explica.
Para isso, o docente conta com o apoio do Núcleo de Podcasts da TV Unifor e de alunos, além de toda a estrutura da Universidade de Fortaleza. “Nós temos todo o aparato para fazer a melhor transmissão possível”, diz.
“Os impactos dos programas produzidos são imensos. Estamos há quase dois anos no Miolo de Pote e já temos uma audiência cativa, que fica até cobrando quando não podemos fazer [episódios novos]. Isso é muito legal” — Armando Costa Jr., professor do CCJ da Unifor e apresentador do “Miolo de Pote”
Diversidade e multidisciplinaridade
O núcleo de produção de podcast da TV Unifor tem hoje alunos do curso de Jornalismo, mas é aberto para estudantes do Cinema e Audiovisual, de Publicidade e Propaganda e do Marketing. Discentes e professores de outras graduações também costumam levar ideias e serem acolhidos pelo setor.
Na prática, diz o diretor Max, a experiência para quem participa é enriquecedora, diversa e multidisciplinar. “O fazer transforma quem está fazendo. Isso é muito importante e vemos acontecer com muita clareza nos alunos que trabalham na produção desses conteúdos", afirma.
Ele explica que a TV Unifor tem uma redação onde os discentes trabalham com computadores equipados para fazer decupagem, pré-edições, edições de pílulas e de cortes dos conteúdos em podcast. Além disso, há estúdios de rádio e TV.
O Núcleo de Podcasts orienta a produção a partir do interesse de cursos ou setores da Universidade. Foi assim que nasceu o “LibriCast”, da Biblioteca Central da Unifor, o “Fisioterapia ao Pé do Ouvido”, da graduação em Fisioterapia, ou o “PodCidadania”, uma atividade de extensão do curso de Direito.
“Damos apoio para marcação de estúdio, ajudamos a revisar os roteiros, damos dicas e, às vezes, ajudamos a produzir alguma coisa. Depois preparamos todo o pacote de comunicação desse produto e fazemos a ponte com a Diretoria de Marketing para a publicação nas plataformas de áudio e também na divulgação do podcast”, explica Max. Com um cardápio diversificado de programas, a Unifor é um verdadeiro polo de produção de podcasts.
“O cruzamento de conhecimentos e o fluxo de conhecimento que vai de um lado pro outro, com alunos de jornalismo ajudando alunos de arquitetura a produzir um podcast, beneficia a todos. (...) É você poder se contaminar, no melhor sentido da palavra, de conhecimentos e de universos que, se tivéssemos isolado num curso específico, não teria acesso. Esse é o grande ‘barato’” — Max Eluard, diretor da TV Unifor
Podcasts Unifor
A Margem
Programa que explora temas relevantes em uma conversa envolvente, conectando arte, cultura e política sob a perspectiva da periferia. “A Margem” oferece um diálogo rico em histórias de vida e aprendizados, destacando as potentes vozes da favela que ressoam para o Brasil.
Bora Nessa
Programa que fala sobre a cobertura de eventos, trazendo dicas de como registrar tudo de um jeito bacana. Os episódios costumam abordar desde a preparação para o evento até a produção de conteúdo.
Café com Ética
Vinculado ao Comitê de Ética da Unifor, o programa se propõe a contar com episódios que abordarão uma ampla gama de temas relacionados à ética científica.
Cobogó
Explora em profundidade o mundo da arquitetura, explorando não apenas os aspectos técnicos e estéticos, mas também a influência cultural e social da disciplina. Trazendo uma plataforma para discussões envolventes sobre uma variedade de tópicos relacionados à arquitetura. Desde análises de obras icônicas até debates sobre as tendências contemporâneas e desafios futuros.
Conhecimento do Mundo
Apresentado e elaborado pelo professor Tarcísio Pequeno, o podcast tem como objetivo explorar o conhecimento humano, a natureza e a relação entre ambos, com base na ciência e na filosofia.
Entre Nós
Podcast oferece uma nova maneira de explorar o universo da cultura pop, misturando leveza e bate-papo envolvente. Com a marca registrada da descontração, os apresentadores mergulham em conversas sobre filmes, séries, música e arte, criando um ambiente de diálogo íntimo e divertido com os ouvintes.
É o Quê?
Programa institucional desenvolvido com o objetivo de ajudar os alunos da Universidade de Fortaleza a se localizarem e encontrarem lugares novos que existem na instituição.
Fisioterapia ao Pé do Ouvido
Podcast produzido pelo curso de Fisioterapia que aborda diversos assuntos relacionados à área, seja na troca de experiências profissionais ou nas discussões atuais da fisioterapia.
LibriCast
Para aumentar o diálogo entre a comunidade externa e a acadêmica, a Biblioteca Central da Unifor idealizou o “LibriCast”, cuja produção de episódios gira em torno de temas relacionados à Biblioteca e pautados em temáticas sociais, acadêmicas e de leitura.
Miolo de Pote
Idealizado pelo professor do curso de Direito, Armando Costa Júnior, o “Miolo de Pote” foi pensado para ser um instrumento de divulgação dos juristas, dos políticos, dos esportistas, dos artistas, de toda a galera que vive no Ceará.
Ordem no Bolso
Desenvolvido para orientar o público a como se organizar financeiramente de maneira simples e direta. Em 10 episódios, você vai aprender mais sobre temas como orçamento, crédito e poupança, desde a definição do termo até conselhos de como administrar e utilizar de maneira prática.
Podcast das Profissões
Com o objetivo de guiar a escolha da carreira profissional, o Podcast das Profissões veio para deixar os ouvintes antenados sobre algumas profissões dentro do mercado de trabalho. Em cada episódio, profissionais contam sobre suas experiências e a realidade no ofício.
PodCidadania
Por meio de entrevistas realizadas por alunos da graduação em Direito, sob a orientação de professores do curso, o podcast explora a trajetória de diferentes profissionais da área do direito. O programa é uma parceria com o Projeto Cidadania Ativa e visa deixar a linguagem jurídica mais prática, bem como incentivar os estudantes para a atuação no direito por meio de casos de sucesso.
PodRei
Apresentado por quatro estudantes de Jornalismo apaixonados pelo futebol cearense, o “PodRei” se dedica à cobertura semanal de tudo o que acontece com os times do Fortaleza e Ceará na rodada.
Sapiência
Videocast recebe toda segunda um convidado e conversa sobre os mistérios do mundo acadêmico, desde a concepção da pesquisa até a aplicação na nossa vida cotidiana, também dialogando sobre o mundo do mestrado e pós-graduação.
UniforCast
Com histórias e entrevistas de especialistas nos mais variados assuntos, o “UniforCast”, podcast principal da Universidade de Fortaleza, leva conhecimento e informação para além das salas de aula e do campus.
50 anos da Fundação Edson Queiroz
Série especial em comemoração à história da Fundação Edson Queiroz (FEQ) conta com cinco episódios sobre a atuação da instituição nos âmbitos social, educacional, científico, cultural e esportivo.