qua, 23 outubro 2019 19:25
Novo ranking: Unifor é a universidade mais empreendedora do Norte e Nordeste
A Universidade de Fortaleza é a melhor instituição de ensino superior privada das regiões Norte e Nordeste segundo o Ranking de Universidades Empreendedoras 2019 (RUE), divulgado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior).
Ao elaborar o ranking, a Brasil Júnior leva em consideração diversos indicadores, incluindo cultura empreendedora, projetos de extensão, acessibilidade entre os estudantes, inovação e pesquisa, internacionalização, infraestrutura e proximidade com o mercado, entre outros. No quesito infraestrutura, que leva em consideração a qualidade das instalações e do parque tecnológico, a Universidade de Fortaleza está entre as Top 10 do Brasil, na 7ª posição.
Na classificação nacional, incluindo instituições públicas e privadas, a Universidade de Fortaleza ocupa a 33ª posição, à frente de diversas universidades federais das regiões Sul e Sudeste. A Universidade de São Paulo (USP) ocupa o 1º lugar, seguida da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade Federal de Minas Gerais.
O RUE existe desde 2016 e é feito em parceria com 27 federações de empresas juniores de todo o Brasil, além de contar com o apoio de diversas entidades nacionais, como a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial, Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial.
A pesquisa, que em 2019 abrangeu 123 universidades de todas as unidades federativas do Brasil, tem o objetivo de aperfeiçoar a educação superior no País, por meio do estímulo ao empreendedorismo.
Critérios do Ranking das Universidades Empreendedoras
Cultura Empreendedora
(indicadores postura empreendedora discente, docente e avaliação grade curricular)
Extensão
(indicadores redes, projetos de extensão e altimetria)
Inovação
(indicadores pesquisa, patente e proximidade com o mercado)
Internacionalização
(indicadores intercâmbios, parceria com universidades estrangeiras e pesquisas em colaboração internacional)
Infraestrutura
(indicadores qualidade em estrutura e parque tecnológico)
Capital financeiro
(indicadores orçamento e endowment)