Topa ajudar a construir a Melhor?

seg, 30 outubro 2023 16:42

Topa ajudar a construir a Melhor?

A Avaliação Institucional estará disponível para ouvir alunos, docentes e colaboradores da Unifor entre 30 de outubro e 13 de dezembro. A ferramenta ajuda a implantar melhorias para a comunidade acadêmica e gera dados para alcançar a excelência


As respostas contribuem para uma gestão cada vez mais voltada para a qualidade, ajudando a identificar pontos fortes e aspectos a serem melhorados na Universidade (Imagem: Divulgação)
As respostas contribuem para uma gestão cada vez mais voltada para a qualidade, ajudando a identificar pontos fortes e aspectos a serem melhorados na Universidade (Imagem: Divulgação)

Implantar o maior hub de jornalismo convergente universitário com o portal NewsLink. Promover visitas a instituições do mercado financeiro em vários Estados do país. Criar um novo Núcleo de Apoio às Vítimas de Violência Urbana (NAVV). Realizar palestras com egressos e profissionais de destaque para impulsionar o networking e a troca de experiências profissionais. Modernizar a Clínica de Odontologia. Estruturar e equipar laboratórios especializados para várias áreas.

Esta é apenas uma pequena amostra de uma longa lista de melhorias e práticas exitosas abraçadas pela Universidade de Fortaleza, instituição vinculada à Fundação Edson Queiroz, a partir das sugestões e considerações de alunos, docentes e colaboradores dos Centros de Ciências. Por meio da Avaliação Institucional Interna, com diversas consultas realizadas semestralmente, a comunidade acadêmica constrói um lugar de excelência a muitas mãos.

A avaliação é uma escuta qualificada para a melhoria contínua do nosso serviço educacional”, resume a professora Grace Troccoli, coordenadora do Programa de Avaliação Institucional Interna (Proavi), que planeja e operacionaliza a autoavaliação. O Colegiado de Avaliação Institucional Interna (Coavi), por sua vez, é responsável pela coordenação e pela definição das políticas de avaliação interna, com autonomia de atuação.

Na prática, acontece assim: todo semestre, diversas avaliações são abertas por meio de um formulário online. O objetivo é ouvir a comunidade acadêmica para avaliar os sucessos e incorporar sugestões que possam melhorar tanto os processos de aprendizagem como as contribuições à sociedade por uma instituição que, há 50 anos, se propõe a oferecer a melhor formação e ajudar com o desenvolvimento da região Nordeste.

Há três grupos de avaliações que, inclusive, estão prestes a serem abertas: a de curso (a ser respondida por alunos), a de serviço (por alunos, professores e colaboradores) e a de laboratório (por alunos e professores). Começa dia 30 de outubro e vai até 13 de dezembro, o último dia letivo. Fique atento(a) ao seu Unifor Online e venha ajudar a construir a Melhor!

Um diagnóstico da relevância científica e social

A autoavaliação é prevista por uma lei federal (do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) desde 2004. A ideia é de que ouvir a comunidade acadêmica sistematicamente pode:

  • produzir dados,
  • corrigir eventuais problemas,
  • mostrar um diagnóstico da relevância científica e social das atividades
  • fortalecer as relações de cooperação dos atores institucionais.

É uma forma de produzir conhecimento sobre a própria realidade. Mas esta é uma prática que vem de longa data na Universidade de Fortaleza, desde a sua criação, conforme explica a professora Grace.

Se no início havia uma comissão para fazer isso, hoje a Unifor possui um colegiado com representação docente e administrativa, constituída também pela sociedade civil. “E ainda conta com uma infraestrutura do Núcleo de Avaliação Institucional (NAI) para operacionalizar as decisões relativas à autoavaliação e ao que o colegiado aprova”, acrescenta.

Grace explica que os resultados da avaliação institucional são analisados pela gestão de cada curso e pela diretoria dos Centros de Ciências — Comunicação e Gestão, Saúde, Jurídicas e Tecnológicas. Eles registram essa análise e as ações decorrentes no Instrumento de Planejamento e Gestão (IPG).

As ações mais significativas decorrentes da avaliação institucional são então compiladas em cards e cartazes, disponibilizados para os alunos de cada curso. Essa publicização das ações é feita nas vésperas da avaliação subsequente.


“Nós conseguimos, ao longo dos anos, ampliar o percentual de participação. Conseguimos que os gestores tivessem acesso a esses resultados de modo mais célere. E isso tem impactado positivamente na qualidade educacional da Unifor, tanto no âmbito do ensino e da pesquisa quanto da extensão.”Grace Troccoli, coordenadora do Programa de Avaliação Institucional Interna (Proavi)

Com a palavra, o corpo discente que vivencia a Universidade

Desde que recebeu um torpedo da coordenação do curso de Direito sobre a Avaliação Institucional, a estudante Sophia Fernandes Ary abraçou a causa. Já se vão nove semestres participando, opinando e sugerindo possíveis melhorias. Uma ação que ela acredita que contribui para a excelência da Unifor e, consequentemente, da sua própria formação.

Ninguém entende mais do que o aluno quando o assunto é avaliar os setores da Universidade, já que é ele quem vivencia a experiência dia após dia”, defende.

Ela lembra que é por meio da avaliação institucional que o discente tem a oportunidade de opinar e ser ouvido, fazendo com que suas necessidades, demandas, elogios dos pontos positivos e críticas construtivas nos tópicos a melhorar cheguem até quem tem a competência para transformar a Unifor.


“A Unifor abre as portas para que possamos refletir juntos e responder à pergunta: como podemos melhorar? Todos nós fazemos parte da Universidade de Fortaleza, e é nossa responsabilidade contribuir para o progresso da casa, seja fazendo um elogio ou propondo mudanças.”Sophia Ary, estudante do curso de Direito

Para ela, o crescimento da Universidade a cada ano é propiciado pelas avaliações institucionais, que dependem da adesão do corpo discente para acontecerem na sua plenitude e gerarem indicadores que possam contribuir com melhorias.

Sigilo e segurança para opinar

Quem pensa parecido é o estudante do oitavo semestre de Direito, Pedro Arthur M. de Aquino. Para ele, a Avaliação Institucional é um importante e poderoso instrumento de pesquisa universitária, capaz de moldar melhorias a serem implementadas no campus da Unifor.

As observações feitas por meio desta ferramenta de escuta interna geram ações e melhorias que certamente influenciam no aperfeiçoamento da formação dos alunos. “São justamente eles que encorpam os dados obtidos com suas necessidades e sugestões”, frisa Arthur.


“Por meio da avaliação, os alunos podem sugerir e apontar pontos que, na visão independente de cada um, merecem uma maior atenção. O caráter sigiloso atribui uma maior fidelidade aos dados, visto que os discentes certamente possuem maior segurança para se expressarem de forma mais autêntica.”Pedro Arthur Aquino, aluno do curso de Direito

Segundo ele, é possível avaliar por exemplo o corpo docente e, com isso, incentivar o trabalho realizado por quem transmite e ajuda a produzir conhecimento. “Além disso, a sugestão de um estudante que for acatada certamente beneficiará demais acadêmicos, promovendo uma espécie de melhoria em cadeia”, afirma.

É visando isso que Arthur busca dar a sua opinião semestralmente. Ele conta que é gratificante reencontrar professores de disciplinas já concluídas e vê-los acatando alguma sugestão dada por ele em sala de aula. E destaca que se mais alunos participarem, fica mais claro — durante a análise dos dados — os pontos que necessitam maior atenção pela gestão.

“A avaliação institucional se mostra importante por ser um canal de comunicação sugestivo entre o discente e o corpo administrativo da Unifor, capaz de viabilizar aquelas sugestões pensadas pelos alunos que vivenciam o campus diariamente, sabendo de suas próprias necessidades”, acrescenta.

Aqui somos ouvidos, sim!

Estudante do curso de Publicidade e Propaganda, Fernanda Cruz vê a Avaliação Institucional como uma das principais ferramentas de escuta da Universidade para com os alunos de modo geral. “É uma oportunidade de darmos feedback sobre nossos professores e nosso curso propondo melhorias”, diz.

Ela conta que já deu uma sugestão simples que fez diferença na vida dela e dos colegas: pediu que os horários livres dos laboratórios de informática fossem facilmente disponibilizados para que os alunos pudessem usá-lo. “Agora, no Unifor Mobile, tem uma opção de disponibilidade do laboratório", celebra.

Animada em ver sua sugestão acatada, ela segue participando das autoavaliações da Universidade desde 2012, quando ainda cursava Engenharia Elétrica. A prática seguiu ao migrar para a graduação em Publicidade e Propaganda.


“A avaliação é um espaço de escuta de um dos principais elementos, a meu ver, da Universidade: o aluno. O que a Unifor proporciona, seja quanto a conteúdo, seja quanto a infraestrutura, é em prol do estudante, é para nos proporcionar um ambiente de aprendizado de boa qualidade. E como estamos usando esses espaços e conteúdos todos os dias, é importante darmos voz a nosso olhar com o que nos é oferecido.”Fernanda Cruz, aluna do curso de Publicidade e Propaganda

Recalcular a rota e celebrar acertos

“A Avaliação Institucional é o canal mais adequado para que a comunidade acadêmica compartilhe sua percepção acerca dos serviços ofertados pela Universidade de Fortaleza”, salienta a assessora de Avaliação e Qualidade Acadêmica da Vice Reitoria de Ensino de Graduação e Pós-Graduação (VRE), Gilmara Santana.

Com a colaboração do corpo discente, a ferramenta oferece à equipe de gestão informações valiosas sobre a satisfação dos alunos para com seus cursos de graduação, com as equipes de coordenação e corpo docente. Gilmara explica que os dados captados são analisados e compartilhados internamente a fim de validar ajustes de percurso necessários e fortalecimento de ações que tenham tido impactos positivos.


“A Avaliação Institucional é instrumento de mudança, quando necessário, mas também de validação daquelas iniciativas que trazem bons resultados. A existência de um programa de avaliação institucional sólido, como o da Universidade de Fortaleza, contribui para o reconhecimento nacional e internacional da instituição.”Gilmara Santana, assessora de Avaliação e Qualidade Acadêmica da VRE

Karol Mota, assessora de Apoio ao Discente da VRE, destaca que, por meio da Avaliação Institucional, é possível acompanhar a opinião dos alunos ao longo do seu percurso acadêmico, uma vez que são convidados a participar em condição especial como ingressantes e também como possíveis concludentes, além das demais participações tradicionais ao longo do curso.

A assessora afirma que, se o programa de avaliação é o canal institucional por meio do qual as informações encontram-se reunidas e permitem maior direcionamento e atuação da equipe de gestores da Unifor, é condição essencial a participação efetiva da comunidade acadêmica.

Só por meio do engajamento e participação dos nossos alunos, poderemos ter dados satisfatórios para embasamento das tomadas de decisão”, encoraja Karol.


“Esse é um processo particularmente importante para a gestão da Universidade, pois permite comparar o olhar do acadêmico sobre sua formação. Vale ressaltar que este momento de avaliação permite aos acadêmicos exercitarem seu senso crítico, solicitando a eles um olhar analítico, cauteloso e reflexivo sobre a jornada de formação.”Karol Mota, assessora de Apoio ao Discente da VRE

A Avaliação ficará disponível no Unifor Online e pode ser feita de 30 de outubro a 13 de dezembro por todos os alunos de graduação matriculados. É uma chance para ajudar a construir a melhor universidade do Norte e Nordeste!

Fazendo a mudança acontecer

Sua opinião é fundamental para que a Unifor multiplique práticas exitosas, como quando deu entrada no processo de acreditação internacional do curso de Administração ou investiu nos novos laboratórios de informática do bloco K. Ou mesmo quando aproximou graduação e pós-graduação, prospectando parcerias com instituições federais em projeto nacional para implantação do Centro de Simulação da Enfermagem.

“A avaliação institucional é muito importante para a melhoria contínua da instituição, para que sejam contempladas as demandas do aluno com foco na experiência de sucesso dele. A avaliação potencializa a qualidade dos serviços educacionais da instituição, e a Unifor prima muito por isso. As demandas têm sido atendidas por uma escuta qualificada de um corpo expressivo de alunos e professores”, finaliza Grace.

Ficou interessado em participar? Se liga no passo a passo a seguir!



 
IMPORTANTE!
Escolha os formulários avaliativos do seu grupo:
- a avaliação institucional de curso deve ser respondida por alunos;
- a de serviço por alunos, professores e colaboradores;
- e a de laboratório por alunos e professores.