Unifor celebra 500 anos de nascimento de Luís de Camões com palestra e eventos culturais

Professor Nílson Ferreira abordará a importância do poeta português para a literatura lusófona e mundial no evento "Camões e a Diáspora da Literatura Lusófona”

Nílson Ferreira é professor, escritor, presidente da Confraria Camões e membro de várias academias culturais e linguísticas (Foto: Divulgação)

Por meio da Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária (Virex), a Universidade de Fortaleza, instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz, realizará, no dia 1º de outubro de 2024, às 9h30, no Núcleo Diálogos, localizado no Espaço Cultural Unifor, palestra em celebração aos 500 anos de nascimento de Luís de Camões, o mais importante escritor da língua portuguesa. O evento, intitulado "Camões e a Diáspora da Literatura Lusófona", contará com a presença do professor, escritor e camonista Nílson Ferreira, presidente da Confraria Camões e membro de várias academias culturais e linguísticas. A mediação será feita pela professora Aíla Maria Leite, docente da Unifor.

O evento contará não apenas com a palestra de Nílson Ferreira, que trará uma abordagem sobre a diáspora da literatura lusófona e a relevância de Camões ao longo dos séculos, mas também com outras atividades culturais. Entre elas, estão a apresentação do Coral da Unifor, uma leitura dramática de poemas feita pelos atores do Grupo Mirante de Teatro Unifor, além da exposição de acervo especial dedicado à obra de Camões.

Outro destaque da programação será o lançamento da 2ª edição da antologia "Cancioneiro para Camões", organizada por Nílson Ferreira e publicada pela Confraria Camões e Aboio Edições. A antologia reúne uma série de textos dedicados à obra do poeta e promete ser uma contribuição valiosa para os estudos camonianos.

A palestra é gratuita e aberta ao público, sendo uma oportunidade única para os amantes da literatura portuguesa e todos aqueles interessados em conhecer mais sobre a vida e a obra de Luís de Camões, cuja influência permanece viva tanto na literatura brasileira quanto mundial.

O evento reforça o compromisso da Unifor em promover e celebrar a cultura e a literatura, oferecendo ao público momentos de reflexão e contato com grandes nomes e obras que marcaram a história literária.

Sobre Luís de Camões

Luís Vaz de Camões, poeta português nascido em 1524, é considerado um dos maiores nomes da literatura mundial. Sua obra mais famosa, “Os Lusíadas”, é um épico que celebra as conquistas marítimas de Portugal e é vista como marco fundamental na literatura lusófona, sendo reconhecida por sua profundidade narrativa e beleza poética. Além de “Os Lusíadas”, Camões também escreveu sonetos, éclogas e canções, contribuindo imensamente para o desenvolvimento da poesia clássica em língua portuguesa. Sua influência transcende o mundo lusófono, alcançando a literatura universal.

Palestra 500 anos de nascimento de Luiz Camões
Data: 1º de outubro de 2024
Horário: 9h30
Local: Núcleo Diálogos - Espaço Cultural Unifor (Av. Washington Soares, 1321 - Edson Queiroz)