Biblioteca digital: como a ferramenta auxilia o processo de aprendizagem na modalidade EaD

As transformações socioeconômicas, políticas e culturais incidem diretamente no mundo do trabalho. No cenário atual, é cada vez mais exigido profissionais com perfis proativos, inovadores e criativos, que estejam sempre atentos às tendências do mercado e da sociedade. Para tanto, estar em constante processo de atualização é essencial para desenvolver e aperfeiçoar habilidades e competências profissionais. Por outro lado, a dinâmica da vida contemporânea parece, em certos casos, inviabilizar a presença do indivíduo na sala de aula, principalmente no que diz respeito à demanda de tempo que esta atividade requer. Diante disso, a educação a distância (EaD) aparece como uma aliada no processo de educação continuada, tendo em vista, principalmente, seu caráter flexível e acessível.

Sendo uma modalidade de ensino que se vale, principalmente, do alcance das tecnologias de informação e comunicação (TICs) para ampliar as possibilidades de acesso à educação superior, a EaD possibilita que o indivíduo desenvolva, para além das competências propostas nos programas de ensino, competências outras voltadas para o desenvolvimento pessoal autônomo, a partir de experiências que estimulam a autoaprendizagem, disciplina e organização, habilidades de comunicação através da interação social no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e domínio das TICs necessárias para processo de ensino-aprendizagem.

Biblioteca universitária

A Biblioteca Universitária é um importante instrumento de apoio para a formação acadêmico-profissional, considerando que grande parte de sua coleção é planejada estrategicamente para suprir a demanda dos programas de ensino dos cursos, buscando fornecer as fontes de informação necessárias para assistência à bibliografia básica, bem como para bibliografia complementar e suplementar.

Considerando a realidade da educação a distância, a Biblioteca Digital se destaca aqui enquanto um serviço indispensável para a modalidade de ensino. Tendo seu acervo de livros e revistas científicas periodicamente atualizado, serviço disponível online 24 horas por dia, 7 dias por semana, a Biblioteca Digital se adequa perfeitamente à proposta da EaD, ao possuir ferramentas tecnológicas de estudo acessíveis que auxiliam no processo de aprendizado autônomo, como flashcards, leitura em voz alta, elementos 3D, audiovisual, entre outros recursos.

A Biblioteca Central da UNIFOR conta com uma equipe de bibliotecários e auxiliares capacitados para atender as necessidades informacionais da comunidade acadêmica em modalidade presencial ou remota, desenvolvendo atividades que vão desde viabilizar o acesso às fontes de informação - atualização de catálogo online, empréstimo e reprodução parcial de obras (de acordo com a lei 9.610/98) -, até oferecer capacitações sobre normas bibliográficas e uso de base de dados, orientações sobre integridade acadêmica e levantamento bibliográfico.

Para mais informações sobre a Biblioteca Digital da Unifor, entre em contato: (85) 3477-3169 / 3477-3767

Serviços de capacitações oferecidos pela Biblioteca Central

Conheça a Biblioteca Digital da Unifor

Base de dados de Anatomia Humana - Primal Pictures