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DÚVIDAS FREQUENTES
Sim! Nossa instituição é credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) e possui a nota máxima de reconhecimento - 5 estrelas, em todos os cursos avaliados. Vale ressaltar que o diploma EaD tem a mesma validade do diploma de uma formação presencial e também pode ser usado para comprovar a escolaridade em concursos públicos e busca de emprego.
A principal diferença é que a graduação EaD permite uma maior flexibilidade de horários e local de estudo, precisando estar presente na Universidade apenas em momentos específicos. Já a Graduação presencial exige a presença física do aluno em sala de aula diariamente.
A avaliação ocorre de maneira processual e mediante atividades realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e atividades finais realizadas de forma presencial. Os alunos devem comparecer ao polo presencial para realizar as provas, mediante agendamento prévio, duas vezes por semestre.
Sim! Os nossos cursos EaD oferecem diferentes formas de interação entre estudantes e professores. Além de outros autores envolvidos no curso, como tutoria e colegas de turma, em encontros virtuais e presenciais.
Sim! Não há diferença entre um diploma de um curso EaD e presencial. Ambos possuem a mesma validade e reconhecimento em território nacional.
Basta ter um computador com acesso à internet e vontade de aprender. Em geral, os cursos EaD oferecem tutoriais para ajudar nessa jornada, além de dispor de laboratório presenciais e aulas síncronas para você realizar sua graduação EaD.
Além da flexibilidade de horários, você pode estudar no local de sua preferência e da sua disponibilidade, organizando os horários de estudo mais convenientes. O importante é organizar um horário diariamente e criar o hábito de estudo.
Temos professores e tutores, com os quais você pode tirar dúvidas a qualquer momento no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA),ou presencialmente, caso você prefira.
BASE LEGAL E Atos Regulatórios
- Administração (Bacharelado EAD)
- Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Graduação EAD)
- Ciências Contábeis (Bacharelado EAD)
- Gestão Financeira (Graduação EAD)
- Gestão da Tecnologia da Informação (Curso Superior de Tecnologia EAD)
- Inteligência de Negócios (Graduação EAD)
- Marketing Digital (Graduação EAD)
- Segurança Cibernética (Curso Superior de Tecnologia EAD)
Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena, nos termos da LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996; com redação dada pelas Leis N° 10.639/2003 de 09/01/2003 e Nº 11.645 de 10/03/2008; e da Resolução CNE/CP Nº 01 de 17 de junho de 2004.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação em Direitos Humanos, conforme disposto no Parecer CNE/CP N° 8, de 06/03/2012, que originou a Resolução CNE/CP N° 1, de 30/05/2012.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental – conforme disposto na Lei Nº 9.795, de 27 de abril de 1999, no Decreto Nº 4.281 de 25 de junho de 2002 e no Parecer CNE/CP Nº 14 de 06 de junho de 2012, o qual originou a Resolução nº 2, de 15 de junho de 2012.
Condições de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, conforme disposto na CF/88, art. 205, 206 e 208; na NBR 9050/2004, da ABNT, na Lei N° 10.098/2000, nos Decretos N° 5.296/2004, N° 6.949/2009, N° 7.611/2011 e na Portaria N° 3.248/2003.
Disciplina de Libras – Decreto nº 5.626/2005.
Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista – conforme disposto na Lei N° 12.764, de 27 de dezembro de 2012.
Titulação do corpo docente – Art. 66 da Lei 6.394, de 20 de dezembro de 1996.
Núcleo Docente Estruturante (NDE) – Resolução CONAES Nº 1 de 17/06/2010, portarias institucionais.
Atividades Complementares - Resolução Nº 28/2002, de 20 de agosto de 2020, estabelece normas para Atividades Complementares nos cursos de graduação.
Diretrizes Curriculares - Resolução CNE/CES Nº 04, publicada no DOU, seção 1 de 19/07/2005, p. 06, institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração e dá outras providências.
Diretrizes Curriculares - Resolução CNE/CES Nº 438 de 10 de julho de 2020, estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração.
Regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação – Decreto Nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017.
Carga horária mínima (horas) - Resolução CNE/CES Nº 8/2007, de 31 de janeiro de 2007, dispõe sobre carga horária mínima e procedimentos relativos à integralização e duração dos cursos de graduação, bacharelados, na modalidade presencial.
Tempo de Integralização – Resolução CNE/CES Nº 02/2007 (Graduação, Bacharelado, Presencial), Resolução CNE/CES Nº 04/2009 (Área da Saúde, Bacharelado, presencial), Resolução CNE/CP 2/2002 (Licenciaturas).
Informações Acadêmicas – Portaria Normativa Nº 40 de 12/12/2007, alterada pela Portaria Normativa MEC nº 23 de 01/12/2010, publicada em 29/12/2010.
Oferta de Cursos na modalidade a distância na Educação Superior – Decreto Presidencial Nº 9.057, de 25 de maio de 2017 (Regulamenta o art. 80 da Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional).
Sistema de Avaliação – Resolução do CEPE Nº 13, de 26 de fevereiro de 2021 estabelece o sistema de avaliação da aprendizagem discente dos Cursos de Graduação na modalidade de Educação a Distância (Graduação EAD), da Universidade de Fortaleza.
Sistema de avaliação da aprendizagem
Resolução CEPE 44/2022 que estabelece o sistema de avaliação da aprendizagem discente dos Cursos de Graduação EaD: