Alunos de Jornalismo da Unifor dominam o pódio no desafio "Foca no Direito"

qua, 17 dezembro 2025 09:52

Alunos de Jornalismo da Unifor dominam o pódio no desafio "Foca no Direito"

Iniciativa realizada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará reconhece reportagens que aproximam o público das práticas de acesso ao Poder Judiciário no estado


Os alunos vencedores foram convidados para uma solenidade na sede do TJCE (Foto: Alex Costa/Ascom TJCE)
Os alunos vencedores foram convidados para uma solenidade na sede do TJCE (Foto: Alex Costa/Ascom TJCE)

Alunos do curso de Jornalismo da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, conquistaram os três primeiros lugares do desafio "Foca no Direito". A iniciativa realizada em conjunto com o Tribunal da Justiça do Estado do Ceará (TJCE) e reuniu dezenas de estudantes de instituições diferentes.

O primeiro lugar ficou com Madson Santos, que produziu reportagem com o título "Juizados Especiais como instrumento de desburocratização e humanidade". O aluno explica que a matéria aborda a importância dos Juizados Especiais para a sociedade, destacando tanto a celeridade desses órgãos quanto o seu aspecto humano na resolução de conflitos. 

O aluno do oitavo semestre do curso de Jornalismo, Madson Santos, destaca seu contentamento por ter participado do projeto e produzido uma matéria com uma temática tão relevante para a área jurídica. “Sinto que contribuí, de alguma forma, para tornar esse conhecimento mais acessível em um campo onde muitas vezes há dificuldade na compreensão da linguagem jurídica”, afirma. 

Em segundo lugar, a reportagem “Justiça restaurativa”, dos alunos Ícaro Gonçalves e Bruno Quintino, discutiu como a Justiça apresenta o futuro para reparar comunidades. O terceiro lugar, ficou com as alunas Helena Gadelha e Nicole Urano, com a matéria "Mediação na universidade", que discutiu como a Unifor se tornou um ponto de acesso à Justiça no Ceará. 


Esta notícia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), contribuindo para o alcance dos ODSs 4 – Educação de Qualidade e 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes.

A Universidade de Fortaleza, assim, promove educação inclusiva, equitativa e de qualidade ao estimular a formação crítica e cidadã dos estudantes de Jornalismo, além de fortalecer o acesso à informação, à Justiça e a instituições mais eficientes e humanizadas.