qui, 12 setembro 2019 15:47
Alunos do CCG conquistam prêmios no maior Congresso Ibero-americano de Comunicação
Alunos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Cinema e Audiovisual participaram do Intercom Nacional que aconteceu em Belém, no Pará.
Com um número inédito de participação, os alunos do curso de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Cinema e Audiovisual foram selecionados para representar a Universidade de Fortaleza no 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), com o subtema “Fluxos Comunicacionais e Crise da Democracia”, que aconteceu na Universidade Federal do Pará, em Belém, dos dias 2 a 7 de setembro de 2019.
O Intercom é composto pela Expocom, mostra competitiva de produtos de comunicação e pelo Intercom Jr, apresentação de artigos científicos. Para os alunos concorrerem na categoria nacional da Expocom, os trabalhos devem passar por uma peneira regional, da qual a Universidade de Fortaleza levou 27 trabalhos e 10 foram escolhidos como os melhores do nordeste em suas respectivas categorias. Dos 10 trabalhos escolhidos na regional e apresentados na etapa nacional, 5 foram escolhidos como melhores do Brasil. Já no Intercom Jr, os alunos levaram 19 artigos científicos para apresentação e que posteriormente serão publicados nos anais do evento.
Para o professor dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Jari Vieira, a participação dos alunos em um evento desse porte é excepcional. “Para o aluno tem a importância dele estar tendo aquele primeiro contato com o ambiente acadêmico, dentro de um congresso onde ele vai conhecer outras instituições de outros locais do país”, comenta.
“É muito importante para o professor, faz com que a gente entenda que o que está fazendo aqui dentro da Universidade está no caminho certo. No meu caso eu tenho trabalhos orientados desde 2016, fotos que eu ajudei a selecionar com os alunos e essas fotos foram avaliadas por outros professores do nordeste e do brasil e eles também escolheram como sendo a melhor foto nas categorias em que estavam concorrendo”, salienta.
Para a aluna do curso de Publicidade e Propaganda, Lívia Ferraz o evento vai muito além de premiações. “O Intercom para mim vai além da iniciação científica. Nele nós temos a oportunidade de conhecer novos lugares, pessoas de diferentes partes do Brasil e também de se aproximar cada vez mais dos nossos colegas. A gente torce, grita, chora e comemora juntos. Para mim além de ser um evento que me ajuda no meu amadurecimento profissional, também é importantíssimo para o meu amadurecimento pessoal”, comenta.
Bruno Paes, aluno do curso de Cinema e Audiovisual confirma que sua experiência foi muito positiva. “Foi um primeiro contato com uma experiência mais acadêmica, foi interessante o debate de ideias e conhecer opiniões de outras pessoas sobre o trabalho que você mesmo desenvolveu. Além disso o fato de você estar em outro local, conhecer novas culturas e novas universidades também foi muito legal”, relata.
O coordenador do curso de Jornalismo, Wagner Borges, comenta sobre o desempenho positivo dos cursos de Comunicação no congresso. “Esse resultado mostra não só a qualidade dos cursos de comunicação da Universidade de Fortaleza, mas também o engajamento dos nossos alunos, que se colocam a frente em projetos que tem repercussão nacional e a atuação dos professores de incentivo a esses alunos ao contato com as grandes práticas. Destaque, protagonismo e principalmente liderança, nossos prêmios refletem esses processos”.
Luiza Ester, aluna do curso de Jornalismo comenta sobre sua primeira experiência no evento a nível nacional. "Estar no Intercom Nacional foi uma experiência mágica. Além de poder apresentar nossas pesquisas, conhecemos pessoas de todo o país e o que eles também andam pesquisando. É uma troca incrível de ideias e de culturas. O congresso nos mostra o quanto a pesquisa é importante para o país e nos dá força para seguir em frente estudando, pesquisando e debatendo. Espero poder participar em mais edições, já estou ansiosa para o próximo", ressalta.
“A pesquisa jornalística está ganhando cada vez mais destaque e relevância, é de muita alegria para mim porque também fica claro que é um caminho que está sendo cada vez mais explorado e conquistando resultados positivos”, salienta o coordenador de Jornalismo.
Sobre o Congresso
O Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação acontece desde 1977 e reúne, tradicionalmente, cerca de 3,5 mil pessoas, entre alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais da área. No evento, são debatidos tópicos de jornalismo, relações públicas, publicidade, rádio, televisão, cinema, produção editorial e de conteúdo para mídias digitais e políticas públicas de Comunicação, entre outros. A cidade-sede muda a cada ano e é escolhida pelos sócios da Intercom, em votação realizada no ano anterior.
A programação do congresso inclui oficinas e minicursos, sessões de apresentação de trabalhos nos Grupos de Pesquisa, Intercom Júnior e Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) e evento de lançamento de livros (Publicom). O Intercom 2019 também abriga outros eventos científicos como: IV Colóquio Latino-americano (Pan Amazônico) de Ciências da Comunicação; VI Encontro Internacional do Colégio dos Brasilianistas da Comunicação; Jornada Beltraniana 2019 (Rede Folkcom); Fórum Ensicom 2019 (que terá a última audiência pública sobre as Diretrizes Curriculares de Publicidade e Propaganda); III Fórum de Rádios e TVs Universitárias; V Fórum Socicom-Intercom; IV Fórum Comunicação e Trabalho; II Ciclo Amazônia; 42º Ciclo de Estudos Interdisciplinares da Comunicação; IV Colóquio Jornalismo, Resistência e Literatura; e I Colóquio de Ciências Humanas.
Confira a lista dos trabalhos premiados na Expocom
PROD PUBLIC Agência Escola de Publicidade e Propaganda
Título: Viagem ao Centro da Ideia - Portfólio AgênciaNIC 2018
Autores: Vitória Carvalho Brilhante de Alencar (Publicidade e Propaganda - Unifor); Álvaro Guimarães da Silva Junior (Publicidade e Propaganda - Unifor); Ivan Augusto Tavares Canhamello (Publicidade e Propaganda - Unifor); Luciano Tavares Coelho Junior (Publicidade e Propaganda - Unifor); Pedro Felinto de Sousa Rocha Cavalcante (Publicidade e Propaganda - Unifor); Rayla Santos de Oliveira (Publicidade e Propaganda - Unifor)
Orientadores: Alessandra Marinho Bouty e Diego Henrique Oliveira Paiva
PROD PUBLIC Produção Publicitária Audiovisual Para TV e Cinema
Título: 60 anos de Grande Sertão: Veredas, um filme sobre o passado e atualidade
Autores: Isadora Oliveira Rabelo (Publicidade e Propaganda - Unifor); Lívia Ferraz Carvalho Rocha (Publicidade e Propaganda - Unifor); Dennis Costa Andrade Filho (Publicidade e Propaganda - Unifor); Hugo Oliveira Pascoal (Publicidade e Propaganda - Unifor).
Orientadores: Claudio Henrique Nunes de Sena e Talita Garcez Guimarães
PROD PUBLIC Fotografia Publicitária
Título: Adote um olhar : essa é uma forma de dizer muitas outras coisas
Autores: Amanda Nogueira Medeiros (Publicidade e Propaganda - Unifor); Jammya Evven Leite De Figueiredo Gonçalves (Publicidade e Propaganda - Unifor); Juliano Monteiro Farias Prado Almada (Publicidade e Propaganda - Unifor)
Orientador: Jari Vieira Silva
PROD TRANSDISC Fotografia Artística
Título: Que a fé não costuma faiá: a fotografia experimental como representação do cearense por meio da religião
*Autores: *Iara Maria Pereira (Publicidade e Propaganda - Unifor); Icaro Heron Ferreira da Costa (Publicidade e Propaganda - Unifor); Pedro Nobrega Vidal (Jornalismo - Unifor)
Orientador: Jari Vieira Silva
Trabalho: “Histórias contadas, Bode Ioiô”: a embalagem de audiolivros e a responsabilidade social a favor das famílias do Instituto Primeira Infância (IPREDE)
Autores: Lucas Bruno de Morais Sales (Publicidade e Propaganda - Unifor); Rayla Santos de Oliveira (Publicidade e Propaganda - Unifor); João Victor Bessa Barreira (Publicidade e Propaganda - Unifor); Wilker Felipe da Silva Meireles (Publicidade e Propaganda - Unifor); Saulo Bazílio de Alencar (Publicidade e Propaganda - Unifor)
Orientadora: Kátia Regina Azevedo Patrocínio e Tarcísio Bezerra Martins Filho