null Alunos dos cursos de Moda da Unifor participam do DFB Festival

Alunos dos cursos de Moda da Unifor participam do DFB Festival

Alunos dos cursos de Moda vão apresentar uma coleção no Concurso dos Novos dentro do line-up oficial do DFB Festival (Foto: Ares Soares)

De 31 de maio a 3 de junho, o Centro de Eventos do Ceará vai receber mais uma edição do DFB Festival, o maior encontro de moda autoral da América Latina, e a Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, marcará presença no evento. Alunos dos cursos de Design de Moda (tecnológico) e Moda (bacharelado) da Unifor participarão do “Concurso dos Novos” e outros atuarão como voluntários no festival.

“Vamos participar do Dragão Fashion, primeiramente, desfilando uma coleção criada pelos alunos no ‘Concurso dos Novos’, que é uma competição de abrangência nacional. Além disso, fechamos com a organização do evento uma parceria de voluntariado. Os nossos alunos vão trabalhar no camarim, no receptivo e também dentro do evento”, explica Priscila Medeiros, professora e coordenadora dos cursos de Moda da Unifor.

Participam da equipe da Unifor inscrita do “Concurso dos Novos”, Bianca Felix, Thayná de Medeiros, Lohana Neves, Rian Maciel, Rene Carvalho e Julia Feitosa. Os alunos vão apresentar sua coleção “Oceanos de Plástico” dentro do line-up oficial do DFB Festival, no dia 3 de junho (sábado). Os oito “looks” que serão desfilados no evento contam uma narrativa com foco na sustentabilidade.

“Nas peças, damos ênfase no descarte irregular de plástico nos mares e oceanos e como essa irresponsabilidade pode ser um dos motivos da crise climática que estamos vivenciando, com derretimento das geleiras no Ártico e o embranquecimento dos corais. É uma coleção com muitos trabalhos manuais artesanais, então leva muito tempo e cuidado para produzir”, detalha Bianca, aluna do quinto semestre de Design de Moda da Unifor, que acrescenta: “esse trabalho é bem enriquecedor para a gente. Está sendo uma experiência única!”.

O tema da coleção dos alunos da Unifor está alinhado com a proposta do concurso, que tem como objetivo trazer para toda a cadeia produtiva da moda a responsabilidade na geração de iniciativas de sustentabilidade para lidar, de forma efetiva, com a crise climática. Nesse sentido, os organizadores propuseram que os candidatos apresentassem uma interpretação tanto para o referido conteúdo, quanto para o recorte que seus criativos desejam apresentar como tradução para este tema. As coleções serão avaliadas por um júri técnico, composto por profissionais da imprensa especializada, estilistas, designers e técnicos convidados.

Extrapolando os muros da Universidade

Essa oportunidade que a Unifor viabiliza para que seus alunos participem de eventos renomados como o DFB Festival enriquece a formação dos estudantes, uma vez que possibilita que eles vivam experiências fora da Universidade e tenham um contato mais próximo com o mercado de trabalho e com as últimas tendências e atualizações do mundo fashion.

Marília Morais, aluna do terceiro semestre do curso de Design de Moda, que trabalhará como voluntária do DFB Festival, está na expectativa para participar do evento. “Estou feliz porque vou ter contato com experiências e pessoas novas que trarão um enriquecimento para meu processo de aprendizagem. Além disso, terei a oportunidade de ver o outro lado do evento, pois já participei como espectadora. Espero que minha atuação como voluntária engrandeça meu futuro profissional e que também eu faça um bom trabalho para ajudar no evento”, afirma.

Marília Morais, aluna do curso de Design de Moda da Unifor, será uma das voluntárias que atuarão no DFB Festival (Foto: Arquivo pessoal)

De 1º a 3 de junho, os alunos de moda da Unifor, participarão também do Bazar La Boutique. Com a temática “momento nostalgia”, os cursos se farão presentes com um estande que traz uma viagem de retrospectiva aos anos 2000. A exposição explora o processo de ascensão da tecnologia nos anos 2000, por meio de ambientações instagramáveis e exposição de looks autorais ousados e criativos dos alunos. A iniciativa conta com o apoio do Projeto + de Nós, composto por estudantes e professores dos cursos de moda.

Os alunos também estão participando da exposição Render-CE no Shopping Iguatemi Bosque, expondo criações desenvolvidas em parceria com as rendeiras da Prainha (Aquiraz) e com professores dos cursos. As peças podem ser adquiridas por meio da Loja do Bem, parceira do projeto. A exposição pode ser visitada até o dia 31 de maio, na Praça do Artesão, em frente à loja Riachuelo, no piso L1.

DFB Festival

Maior encontro de moda autoral da América Latina, o DFB Festival completa 24 anos em 2023, reunindo moda, cultura, formação e empreendedorismo. Com o tema “Em Movimento”, o DFB Festival pretende celebrar os ventos de mudança que resgatam o espírito de reinvenção de fórmulas e formatos, em prol da renovação do talento e da cultura de inovação no Ceará e no Brasil.

DFB Festival
Data: 31 de maio a 3 de junho