null CCT promove Ciclo de Palestras sobre Transformação Digital

CCT promove Ciclo de Palestras sobre Transformação Digital

O Laboratório de Inovação e Prototipagem da Unifor (Foto: Ares Soares)

O Centro de Ciências Tecnológicas da Unifor realiza, nos dias 25 e 26 de abril, o Ciclo de Palestras sobre Transformação Digital. ​O evento tem como objetivo ampliar a visão do aluno em diferentes dimensões na área de tecnologia e oportunizar a integração das áreas.

O público-alvo são alunos e professores dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle Automação e a Graduação Tecnológica em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. A participação é gratuita e as inscrições serão feitas no local.

25 de abril de 2018 (quarta-feira) - Manhã
Local: Auditório da Biblioteca

9h – Abertura

9h30 - Palestra "Análise de dados para caracterização e identificação de padrões no pós venda de uma grande indústria"
Palestrante: Carlos de Oliveira Caminha Neto
Doutor em Informática Aplicada pela Unifor e professor do curso de Ciência da Computação. Tem experiência na área de Inteligência Artificial com ênfase em Mineração de Dados, atuando principalmente nos seguintes temas: Redes Complexas, Mineração em Grafos, Engenharia do Conhecimento e Aprendizado de Máquina.

10h30 - Palestra "Acessibilizando a automação na linha de montagem na indústria eletroeletrônica"
Palestrantes: Francisco Carlos de Mattos B. Oliveira e Reginaldo Florêncio
Carlos de Mattos é graduado em Ciências da Computação pela Uece, mestre em Informática Aplicada pela Unifor e doutor em Computer Science and Applications pela Virginia Polytechnic Institute and State University. É professor do Mestrado Acadêmico em Ciências da Computação da Uece e do Mestrado em Tecnologia e Inovação em Enfermagem da Unifor. Sócio-diretor da FFIT Serviços de Inovação e Tecnologia Ltda. e consultor ad-hoc do Banco Interamericano de Desenvolvimento.
Reginaldo Florêncio é aluno do curso de Eng. Controle e Automação da Unifor e bolsista da FFIT-Serviços de Inovação e Tecnologia Ltda.

25 de abril de 2018 (quarta-feira) - Noite
Local: Auditório A-4

18h - Painel "Computação para Mulheres: Por que Não?"
Facilitadora:  Elizabeth Sucupira Furtado (professora pesquisadora da Unifor)
Participantes: Patrícia Vasconcelos (professora e coordenadora acadêmica do Centro Universitário Estácio do CE, Mestrado e Doutorado em Informática Aplicada pela Unifor); Samira Ribeiro (doutoranda em Informática Aplicada na Unifor e Analista de Sistemas da IA Empresas); Thais Araújo (aluna do curso Ciência da Computação na Unifor, bolsista, membro da Empresa Jr MyProject); Atiele Cavalcante (aluna do curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Unifor e bolsista da FUNCAP).

19h - Palestra "Transformação Digital de indústrias – Indústria 4.0"
Palestrante: Manfred Haut
Engenheiro Mecânico pela UFSC, pós-graduado em Administração Industrial pela FGV, formado em Engenharia Têxtil pela FEI e em Gestão de Negócios e Projetos pela Fundação Dom Cabral. Responsável pelo desenvolvimento do sistema SmartIND4 (plataforma de transformação digital de indústrias envolvendo monitoramento de máquinas, equipamentos e sensores no conceito da Indústria 4.0).

20h - Palestra "Computação Forense"
Palestrante: Marcos Fabio Fontenelle
Mestre em Informática Aplicada, tendo realizado cursos de extensão no Massachusetts Institute of Technology (MIT) em Cambridge/EUA na área de cibersegurança. Co-autor da NBSI (Norma Brasileira de Gestão em Segurança da Informação) e coordenador do curso de pós-graduação em Segurança da Informação da Unifor.

26 de abril de 2018 (quinta-feira) - Manhã
Local: Auditório da Biblioteca

9h30 - Palestra "Uma Introdução a Realidade Virtual"
Palestrante: Daniel Valente de Macedo
Doutor em Informática Aplicada pela Unifor e professor do curso de Ciência da Computação e de Análise e Desenvolvimento de Sistema. Atua também como pesquisador do Laboratório de Pesquisa e Inovação em Cidades (Lapin).

10h30 - Palestra "Caminhos da Inovação na Unifor: A experiência do Laboratório de Pesquisa e Inovação em Cidades"
Palestrante: Daniel Almeida Chagas
Doutorando em Informática Aplicada na Unifor, professor da graduação nas disciplinas de IHC e Inovação e Empreendedorismo e pesquisador do Lapin. Possui graduação em Administração de Empresas pela Uece e Mestrado em Informática Aplicada pela Unifor.

11h30 - Encerramento

Mais informações: 3477.3819 ou 3477.3337