Ciência da Computação da Unifor conquista nota máxima em avaliação do MEC

qui, 5 setembro 2024 16:34

Ciência da Computação da Unifor conquista nota máxima em avaliação do MEC

A avaliação virtual in loco, analisou o curso com base em três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura

A graduação em Ciência da Computação da Unifor tem duração de quatro anos e é ofertada nos períodos manhã, tarde e noite

O curso de Ciência da Computação da Universidade de Fortaleza - instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz - obteve nota máxima (5) no Conceito de Curso (CC) do Ministério da Educação (MEC) na avaliação virtual in loco, para fins do ato regulatório de renovação de reconhecimento do referido curso. O Conceito de Curso é a nota final de qualidade dada aos cursos de graduação das instituições de ensino superior no Brasil e leva em consideração aspectos como organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura

“Receber a nota máxima 5 do MEC é um reconhecimento do comprometimento de toda a equipe acadêmica, que trabalha com dedicação e paixão pela educação e pela tecnologia. O curso de Ciência da Computação da nossa universidade se destaca por seu projeto pedagógico, alinhado às demandas do mercado, e por sua infraestrutura de ponta, que oferece aos alunos uma formação sólida”, enfatiza o professor Ítalo Salomão, coordenador do curso.

A graduação obteve nota máxima no quesito metodologia, um dos indicadores da dimensão organização didático-pedagógica (D1), estando de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). Para o MEC, as práticas metodológicas do curso estimulam a ação discente em uma relação teoria-prática, permitindo experiências de aprendizagem mais significativas, que estimulam o pensamento crítico, a criatividade e a aplicação prática do conhecimento, preparando melhor os alunos para os desafios da área.

Um dos indicadores da segunda dimensão avaliada o corpo docente do curso também conquistou nota 5. Com base no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e constatado em documentos analisados em visita in loco, os professores possuem atuação na grande área da computação, e estão alinhados às temáticas das disciplinas que ministram.

“Nosso maior diferencial está nas pessoas: professores e professoras que se dedicam diariamente à excelência do ensino, e estudantes que trazem consigo o desejo de desenvolver soluções inovadoras para os problemas da sociedade” - Ítalo Salomão, coordenador do curso de Ciência da Computação da Unifor

No que se refere à infraestrutura, o curso obteve nota máxima em todos os indicadores analisados. Essa dimensão avalia itens como sala de aula, laboratórios, acesso dos alunos aos equipamentos de informática, além da estrutura dos espaços de trabalho destinados aos professores e coordenador. Entre os diversos espaços à disposição dos alunos do curso de Ciência da Computação, destacam-se os laboratórios de Criação de Projetos e Experimentação, Sistemas Ciberfísicos, Ciência de Dados, Redes Convergentes, Visão Computacional.

Formação abrangente e alinhada às demandas do mercado

Com duração de quatro anos e ofertada nos períodos manhã, tarde e noite, a graduação em Ciência da Computação da Unifor é voltada para quem deseja gerar conhecimento científico e inovação, construir aplicativos de propósito geral, ferramentas de infraestrutura de software e de sistemas de computação, métodos, teorias, linguagens e modelos; reconhecendo a importância do pensamento computacional na vida cotidiana.

O aluno de Ciência da Computação tem acesso a uma formação sólida nas áreas da computação e matemática - de forma abrangente e transdisciplinar -, que alia conhecimento científico, capacitação técnica e ética digital. A matriz curricular foi organizada visando o desenvolvimento de competências para que o egresso possa atuar com qualidade no mercado e na pesquisa científica.

Ao longo do curso, o discente lida com ferramentas computacionais em ambientes de complexidade elevada, sendo levado a experimentar tecnologias diferenciadas; a desenvolver sistemas para a internet e dispositivos móveis; vivenciar a computação gráfica e a realidade virtual; além de ter experiências no mundo digital.

+ Conheça melhor o curso de Ciência da Computação da Unifor e seus diferenciais

Todos os conhecimentos adquiridos na formação fazem com o que o profissional graduado em Ciência da Computação na Unifor tenha uma visão ampla do mundo digital, com habilidades para governança de TI e gerenciamento de projetos; análise de dados; soluções em nuvem; avaliação de desempenho de sistema; criticidade de ferramentas; desenvolvimento de sistemas em diferentes plataformas; investigação científica; liderar equipes de projetos; ser consciente de uma responsabilidade ética, social, ambiental e cultural; e capaz de atitudes empreendedoras com inovação.

Ainda na graduação, o aluno tem a oportunidade de atuar nos mais diversos setores, e atividades produtivas, no Brasil e exterior. Na Unifor, o direcionamento do estudante ao mercado de trabalho ocorre, também, através de parcerias estratégicas com organizações nacionais e internacionais na área de TI, muitas das quais estão no Parque Tecnológico da universidade. O TEC-Unifor possui cerca de 2.000 m² destinados à instalação de empresas com seus setores de PD&I (pesquisa, desenvolvimento e inovação) para desenvolver projetos de inovação, ofertar capacitações científicas e técnicas especializadas e, ainda, ofertar consultorias em PD&I de tecnologias disruptivas.