null Cine Diálogos Virtuais exibe o filme “Torre” seguido de debate com a diretora Nádia Mangolini

Momento acontece nesta sexta-feira, 22 de maio, às 19h, com transmissão aberta ao público pela TV Unifor e redes sociais da universidade (Facebook, Instagram e Youtube).

Nádia Mangolini tem ampla atuação na área audiovisual, com mais de dez anos de experiência na produção de diversos longas, curtas-metragens e séries de TV (Foto: Divulgação)

Nádia Mangolini, produtora de cinema, participa, nesta sexta-feira, 22 de maio, do projeto Cine Diálogos Virtuais, promovido pelo curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz. Às 19h, o curta-metragem “Torre” (2017), sua estreia na direção cinematográfica, será exibido pela TV Unifor (181 da NET) e pelos canais da universidade no Facebook, no Instagram e no Youtube. Após a sessão, acontece o debate virtual com a diretora, mediado pelo professor Márcio Câmara.

Em “Torre” (2017), quatro irmãos, filhos de Virgílio Gomes da Silva, o primeiro desaparecido político da ditadura militar brasileira, relatam suas infâncias durante o regime. O curta-metragem é um documentário de animação, produzido pelo Estúdio Teremim em coprodução com Meus Russos. A diretora Nádia Mangolini falará sobre os processos criativos da realização, a sua estréia na direção cinematográfica e a vasta experiência como produtora no audiovisual brasileiro.

A obra passou por um circuito de festivais nacionais e internacionais, tendo recebido prêmios no 28º Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo, 50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Festival Cine Memória 2017 (Belo Horizonte/MG), 10º Festival International de Cinéma d’Animation de Meknès (Meknès/Marrocos),  21º Festival de Cinema Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira (Santa Maria da Feira/Portugal), entre outros.

Nádia Mangolini tem ampla atuação na área audiovisual, com mais de dez anos de experiência na produção de diversos longas, curtas-metragens e séries de TV. Fez parte das equipes de produção dos premiados longas-metragens “A casa de Alice” (Dir. Chico Teixeira, 2007) e “À Margem do concreto” (Dir. Evaldo Mocarzel, 2007). Depois de algum tempo trabalhando com o audiovisual, resolveu cursar História na Universidade de São Paulo, pois gostava muito da área. Desde 2012, se dedica à produção de curtas-metragens autorais em animação, tendo produzido “Realejo”, “Pintas” e “Quando os dias eram eternos”, ambos dirigidos por Marcus Vinicius Vasconcelos e ganhadores de inúmeros prêmios nacionais e internacionais.

Nádia dirige, junto com Marcus Vinícius Vasconcelos, o Estúdio Teremim, produtora de animação baseada em São Paulo. Especializada em desenvolvimento e produção de conteúdo para TV e cinema, a produtora nasceu em 2012 junto com o curta “Realejo”. Além disso, Nádia Mangolini atuou na produção da série em animação “Historietas assombradas (para Crianças Malcriadas)”, de 2013, criada por Victor-Hugo Borges. Nos últimos anos focou sua carreira para o desenvolvimento de projetos de animação, como roteirista, produtora executiva e coordenadora de produção.

Cine Diálogos Virtuais

Criado em 2018, no âmbito da disciplina Cine Experiência III do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza, ministrada pelo professor Márcio Câmara, o projeto Cine Diálogos Virtuais se consolida como um espaço de debates virtuais sobre a experiência cinematográfica. Conectando alunos, realizadores e professores para a troca de ideias, ampliou-se para as demais disciplinas da primeira graduação em Cinema do Ceará. Durante o período de isolamento social, tem sido uma importante ferramenta para aproximar os alunos ao diálogo sobre a experiência estética. Já participaram diversos nomes do cinema e do audiovisual, como Eliane Caffé, Marília Rocha, Halder Gomes, Edmilson Filho, Ana Rieper, Rodrigo Teixeira, Paulo Betti e Mayana Neiva.

Cine Diálogos Virtuais - Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza
Exibição do filme “Torre”
Debate com a diretora Nádia Mangolini
22 de maio de 2020 (sexta-feira), às 19h