null Confira a programação da MUDE - Semana de Moda Unifor 2023.1

Confira a programação da MUDE - Semana de Moda Unifor 2023.1

Com o tema “Desencaixe”, o evento conta com desfiles, exposições, cinemoda, oficinas, palestras, apresentações artísticas e feira de moda autoral

No último dia da Semana, os estudantes dos cursos dos cursos de Moda da Unifor expõem suas criações em um desfile final (Foto: Ares Soares)

Os cursos de Design de Moda e Bacharelado em Moda da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, realizam, entre os dias 28 e 30 de março, mais uma edição da MUDE - Semana de Moda Unifor. Gratuito, o evento é voltado principalmente para alunos da Universidade, mas também é aberto aos demais interessados no mundo da Moda. A programação conta com desfiles, exposições, cinemoda, oficinas, palestras, apresentações artísticas e feira de moda autoral.

“A MUDE nasceu com o objetivo de proporcionar aos alunos dos cursos de moda da Unifor a oportunidade de mostrarem sua criatividade, talento e as técnicas adquiridas e desenvolvidas durante o mesmo, promovendo um diálogo entre a academia e o mercado”, afirma a professora e coordenadora dos cursos de Moda da Unifor, Priscila Medeiros.

A professora Renata Santiago, uma das organizadoras do evento, conta que o tema da edição deste semestre, “Desencaixe”, foi pensado como forma de dar espaço à voz de quem não se encaixa dentro de um padrão. Afinal, pontua a docente, o diferente, ao longo dos anos, sempre foi tolhido, mas deve ser respeitado.

“O tempo está indo sempre para frente, o relógio não anda para trás, cada segundo, minuto, hora, dia e ano se passam em um piscar de olhos. A forma de contá-lo é sempre a mesma, mas com o passar do tempo, muita coisa muda, sai de moda e volta à moda. E como nos encaixamos no tempo certo? Talvez, o ideal seja se permitir desencaixar”, acrescenta Santiago.

Na abertura da Semana haverá a palestra "A gestão do tempo nos negócios de moda x empreendedorismo”, que abordará cases de sucesso e terá como convidadas as estilistas Deliane Trajano (Okey Store) e Géssica Mota (La Tasse). No segundo dia do evento, acontecerão diversas oficinas e a Feira de Moda Autoral. Fechando a programação, será realizado um desfile com peças criadas pelos estudantes da Unifor no Teatro Celina Queiroz. A Semana de Moda Unifor 2023.1 realizará também, nos três dias do evento, uma ação social para a Casa Transformar, coletando produtos de higiene para doação.

Pensando em cursar Design de Moda?

Nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC), o curso de graduação tecnológica Design de Moda da Unifor é destinado a quem deseja trabalhar com criação e gestão de produtos e projetos de vestuário e/ou acessórios em confecções, tanto na indústria têxtil quanto no comércio varejista/atacadista da moda. Ele prepara profissionais para atuar em qualquer uma das as etapas da cadeia produtiva do setor, como consultoria, assessoria técnica, design/estilismo, editoria de moda, fotografia, gerenciamento, modelagem, produção e negócios.

Pensando em cursar Bacharelado em Moda?

O curso Bacharelado em Moda da Unifor é destinado a quem deseja trabalhar nas diversas áreas que se inter-relacionam com o sistema da moda, com capacidade reflexiva e uma visão crítica e sistêmica do setor. O bacharel em Moda é preparado para atuar de forma multidisciplinar no planejamento, na criação, no desenvolvimento, na gestão e na comunicação dos processos do ciclo produtivo dos diversos segmentos da moda, em funções como consultor, assessor técnico, gestor, modelista, figurinista, designer de estampas, produtor de moda e stylist, estrategista de marketing, visual merchandising, produtor de conteúdos para mídias digitais e impressas, entre outras.

MUDE - Semana de Moda Unifor 2023.2
Data: 28 a 30 de março de 2023
Horário e local: consulte programação

Confira programação completa abaixo.

PROGRAMAÇÃO MUDE - SEMANA DE MODA UNIFOR 2023.1

- 8h: Abertura Mude - Semana de Moda Unifor 2023.1
Local: Teatro Celina Queiroz
Apresentação artística: Bea Almeida (dança) e Solar (dança)
- 8h às 10h: Palestra "A gestão do tempo nos negócios de moda x empreendedorismo (cases de sucesso)
Local: Teatro Celina Queiroz
Convidados: Deliane Trajano (Okey Store) e Géssica Mota (La Tasse)
Mediadora: Raquel Bastos
- 10h30 às 12h30: Exposição Laboratório de Prototipagem I
Local: Hall da Biblioteca
- Feira de Moda Autoral
Local: Hall do bloco T
Manhã
- Ação social para a casa transformar: coleta de produtos de higiene para doação.
Manhã e tarde

OBS: haverá lista de frequência. Não é preciso realizar inscrição.

- 8h às 10h: Oficina de Casting com Romualdo Cassiano
Local: T2A
- 8h às 10h: Oficina de Fashion Film com Matheus Queiroz
- 10h às 12h: VM no mercado varejista com João Pereira
Local: Videoteca A
- 10h às 12h: Fashion Film com Derick Belarmino
Local: Videoteca B
- 10h30 às 12h30: Quarta com Moda com Zé Filho: Fantasia com os pés no chão: criação e construção de figurinos
Local: T2A
- Feira de Moda Autoral
Local: Hall do bloco T
Manhã
Manhã e tarde

OBS: É necessário realizar inscrição no Lab de Moda para participação das oficinas e Quarta com Moda. Haverá certificação.

- 9h30: Cinemoda - Filme Madame Satã
- 9h30: Cinemoda - Filme Boi Neon
Local: Videoteca C
- 20h: Abertura dos desfiles com apresentação artística “Epílogos Cia de Dança”
- 20h15: Desfiles
Manhã e tarde

OBS: É necessário realizar inscrição para o Cinemoda no Lab de Moda para participação. Haverá certificação.