Conselho Federal de Medicina renova certificado de excelência do curso de Medicina da Unifor

qui, 4 julho 2024 11:06

Conselho Federal de Medicina renova certificado de excelência do curso de Medicina da Unifor

Comissão avaliou vários aspectos, dentre os quais, corpo docente, estrutura, matriz curricular e convênios com unidades de saúde


A graduação já tinha conquistado o título em 2016 e agora renova pelos seis próximos anos o parecer de Curso Acreditado (Foto: Robério Castro)
A graduação já tinha conquistado o título em 2016 e agora renova pelos seis próximos anos o parecer de Curso Acreditado (Foto: Robério Castro)

O curso de Medicina da Universidade de Fortaleza - instituição da Fundação Edson Queiroz - foi considerado pela segunda vez consecutiva escola médica de excelência pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), autarquia com atribuições constitucionais de fiscalização e normatização da prática médica no Brasil. A graduação já tinha conquistado o título em 2016 e agora renova pelos seis próximos anos o parecer de Curso Acreditado, após criteriosa avaliação do Sistema Acreditação de Escolas Médicas (Saeme), órgão vinculado ao CFM. A entrega do certificado, válido até 2030, acontecerá dia 10 de julho, durante o I Encontro das Escolas Médicas do Saeme, em Brasília.

A professora Rejane Brasil, coordenadora do curso de Medicina da Unifor, informa que a avaliação foi realizada de 10 a 13 de junho por uma comissão do Saeme formada por três docentes e um aluno. “Durante esse período, a comissão, além de manter reuniões com o núcleo de gestão da Unifor, avaliou exaustivamente o nosso curso, incluindo o corpo de professores, a matriz pedagógica, a estrutura, a metodologia ativa, os convênios com unidades de atenção básica e hospitalares e o internato. Enfim, fez um raio-x completo não só da graduação mas também de nossos parceiros na área da saúde”, explica.

A comissão da Saeme também analisou os planos de atuação do curso de Medicina oriundos das avaliações institucionais realizados periodicamente pela Unifor e aspectos subjetivos, como o senso de pertencimento de doentes, egressos e alunos. “A renovação da Acreditação do Conselho Federal de Medicina, mais do que uma conquista de todos os que fazem a Unifor, significa uma responsabilidade de mantermos o nível de excelência do curso de Medicina em patamar elevado”, complementa. Com a renovação, o curso de Medicina da Unifor, dentre outros benefícios, poderá continuar firmando convênios de intercâmbio com entidades e universidades internacionais.


Gestores da Unifor e avaliadores do Conselho Federal de Medicina (Foto: Divulgação)

O que é o Saeme

Em seu site, o Saeme informa que, com o apoio de especialistas da área médica, o Conselho Federal de Medicina desenvolveu e implementou do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas, reafirmando os compromissos com o exercício profissional ético e a formação de médicos competentes e adequados às necessidades do País.

O Saeme-CFM recebeu em abril de 2019 o reconhecimento pela World Federation of Medical Education, por 10 anos, sem condições, indicando que a entidade tem os padrões de qualidade reconhecidos internacionalmente.

Referência em educação médica no Brasil

A graduação em Medicina da Universidade de Fortaleza, que tem duração de seis anos, é voltada para aqueles que querem cuidar da saúde das pessoas, ao estudar as causas das doenças, a sua prevenção e combate e, com base em resultados de exames clínicos, definir diagnósticos, tratamentos, prescrever medicamentos e realizar cirurgias.

O profissional graduado pela Unifor está capacitado para atuar como promotor da saúde integral do ser humano por meio do desenvolvimento de ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação à saúde, na perspectiva da integralidade da assistência, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania.

Por meio do método Problem Based Learning (PBL), a Unifor é referência na educação médica brasileira, com uma matriz curricular 69% prática, desafiando alunos desde o primeiro semestre a resolver problemas clínicos complexos em uma estrutura de ponta, com apoio e mentoria de um corpo docente qualificado e atuante no mercado.

“As atividades práticas de ensino nos serviços de saúde e com atendimento de pacientes são realizadas a partir do 3º semestre longitudinalmente até o término do curso no internato”, explica a coordenadora de Medicina, Rejane Sá. Das 18 unidades de atenção primária à saúde conveniadas com o curso ao robusto Núcleo de Assistência Médica Integrada (NAMI) da própria Unifor, não falta espaço para aprender na prática e construir sonhos.

Assim, a instituição forma protagonistas do cuidado, profissionais capazes de lidar com desafios, solucionar problemas e estabelecer relações interpessoais e trabalho em equipe. São médicos com autonomia na busca do conhecimento e comprometidos com um sistema que garanta a efetivação do princípio constitucional de saúde para todos, com ética e sensibilidade.

Quer estudar Medicina na Unifor?

O processo seletivo para o semestre 2024.2 segue aberto. Como forma de ingresso, o candidato pode optar por vestibular agendado, utilizar nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou nota de vestibulares anteriores da Unifor, bem como realizar reabertura de curso, transferência de instituição ou segunda graduação. Os novos alunos também podem contar com bolsas e facilidades financeiras imperdíveis.