Curso de Cinema da Unifor realiza I Encontro Cine Experiência
O curso de Cinema e Audiovisual da Unifor realiza, nesta sexta-feira (02), o I Encontro Cine Experiência, com a apresentação dos trabalhos audiovisuais desenvolvidos pelos alunos nas disciplinas "Cine Experiência". As exibições acontecem a partir das 19 horas, no Auditório H85, no bloco H da Unifor.
O objetivo do evento é promover trocas e partilhas dos processos artísticos desenvolvidos pelos estudantes durante o curso. Durante o segundo semestre de 2017, os alunos dedicaram-se a construir poéticas, a partir de encontros com a cidade de Fortaleza (Cine I), além de narrativas ficcionais (Cine II), orientadas a partir da temática do feminino.
A coordenadora do curso, profa. Bete Jaguaribe, acentua a importância deste primeiro encontro, considerando que alunos e professores refletirão sobre todo o processo, criando condições para qualificar as experiências formativas que virão. “Constitui-se, assim, num gesto político, na medida em que o ato de compartilhar é o mais potente e generoso exercício da vida em comum”, afirma a professora.
As disciplinas Cine Experiência fora instituídas no curso de Cinema e Audiovisual da Unifor a partir da nova matriz, implementada em 2017.2. Distribuídas numa sequência de sete cadeiras (I, II, III, IV, V, VI, VII), a proposta emergiu de uma intensa reflexão sobre os processos de formação vivenciados nesses dez anos de funcionamento do curso. “A partir dos diálogos com professores e alunos egressos, identificamos a urgência de esferas específicas de formação que priorizassem questões relacionadas com a experiência social e que pudessem alimentar os processos artísticos dos alunos e suas respectvas trajetórias profissionais”, observa a coordenadora.
A disciplina Cine Experiência I, por exemplo, tem como temática permanente e orientadora as relações entre arte e cidade. Para a professora Bete Jaguraibe, o espaço urbano é um dos principais geradores da tensão contemporânea, resultado do esvaziamento de seu caráter público, já que foi transformado em mero local de exploração financeira.
As Cine Experiência que seguem enfatizam a narração do mundo (Cine II), trabalhando com as narrativas ficcionais; a invenção do real (Cine III), trabalhando com as narrativas documentais, e a expansão do real (Cine IV), refletindo sobre a relação do cinema com as outras artes.
A programação do I Encontro envolverá trabalhos de vídeos das diciplinas Cine Experiência I e II, cujos professor titulares são os cineastas Marcelo Müller Glauber Filho, respectivamente. Participaram das experiências os convidados Glória Diógenes (doutora em Sociologia, pesquisadora das relações arte/cidade) e Marcelo Grud (artista grafiteiro), além da cantora Mona Gadelha e os coletivos Alumbramento e Bagaceira.
Programação I Encontro Cine Experiência
- "Tijolo a Tijolo" (8’29'')
Sinopse: O personagem protagonista, Alan, se muda no meio do processo para um lugar que amava e passa a enxergar o lugar com outros olhos após a mudança.
Direção: Alan Sousa
- "Ao Lado" (6’37'')
Sinopse: Autora resolve enfrentar recomendações feitas por seus pais.
Direção: Francisca Vitoria
- "Obliviscar" (2’)
Sinopse: Sobre a censura da arte em Fortaleza
Direção: Hannah Troccoli
- "Terminal" (3’40")
Sinopse: Sobre e terminal do Papicu
Direção: Rachel Bittencourt
- "Altura" (3’42'')
Sinopse: Sobre alturas e quedas
Direção: Gabriela Câmara
- "Volta" (18’)
Sinopse: Isabela recebe sua irmã, Mari, após um ano de intercâmbio estudando Medicina. Estava ansiosa pela sua volta, mas percebe que esta não é a mesma irmã que conhecia. As duas passam a entrar em conflitos sobre essas mudanças.
Roteiro e Direção: Daniel Sobral e Lara Frota
Produção: Clara Gomes
Assistente de Direção: Mayara Santos
Fotografia: Rafael Ramires
Som: Filipe Galvão
Assistente de Som: Matheus Pinheiro.
Edição: Rafael Ramires
Arte: Larissa Perdigão
Continuísta: Isaura Camelo
Figurino: Stephanie Reis
Elenco: Lara Lobo, Natália Brito, Viviane Paiva, Nitheroy Ribeiro, Vitória Alderado e Stephanie Reis
- "Não Consigo Sem Você" (12’17’’)
Sinopse: Karla e Bia são grandes amigas e precisam lidar com a grave condição da saúde de Bia, aproveitando cada segundo que possuem juntas e mergulhando na profunda viagem sentimental de cada uma.
Direção e Roteiro: Rodger Lucas
Direção de Fotografia: Alan Minerva
Direção de Arte: Gabriela Nogueira
Cenografia: Jéssica Knowles e Hannah Troccoli
Primeiro Assistente de Direção: Giovanna Duarte
Segundo Assistente de Direção: Heládio Filho
Técnico de Som: Mariana Vieira
Montagem: Isabelle Alessandra
Produção: Gabriela Nogueira